empresa de mudança

Uma empresa de mudanças pode ser um negócio perfeito para quem deseja investir em uma área com muitas demandas. Seja em cidades grandes, médias ou pequenas, as pessoas nunca deixam de se mudarem. Além disso, se você possui uma empresa de mudança, tem um público grande, composto por pessoas físicas e jurídicas.

Neste artigo, abordaremos o necessário para entrar no negócio. Leia para saber tudo o que é básico e fundamental na hora de abrir uma empresa de mudanças.

Mercado

O segmento do mercado no qual as empresas de mudanças estão inseridas está diretamente ligada ao setor imobiliário. Dessa forma, você precisa conhecer bem os últimos dados sobre esse mercado na sua região. Ainda que as empresas sejam afetadas pelas mudanças do governo federal, cada cidade possui características que influenciam nas mudanças feitas pela população.

O setor oferece vantagens por abranger as mudanças residenciais e também as corporativas. Elas podem diversificar ainda mais os seus serviços, oferecendo, por exemplo, guarda de patrimônio. Como muitas pessoas precisam desocupar imóveis sem ter resolvido todas as questões de mudança, há muito interesse em empresas que guardam móveis e eletrodomésticos de forma segura.

Outra maneira de diversificar a empresa é retirando grandes móveis de maneiras diferentes. Um exemplo é o alçamento, que é um serviço feito por poucas empresas de mudanças. A princípio, você deve investir no fundamental para lucrar. É muito mais vantajoso gastar dinheiro no aluguel de um galpão do que em personalização de caixas e embalagens. No começo isso não é necessário, porque encarece demais o serviço.

Instalações

A estrutura do negócio dependerá do tamanho da empresa que você quer criar (em outras palavras, do tamanho da demanda que deseja cobrir) e dos serviços prestados. Se você realizar apenas o transporte e acondicionamento de material, precisará de um espaço para o escritório, uma garagem e dois caminhões.

Quando escolher o ponto, decida por um local com um pátio grande para os caminhões fazerem sua movimentação.

Legislação e burocracia

Como não há nenhuma legislação a respeito das empresas de mudanças, elas devem seguir as regras fiscais e tributárias das transportadoras. Ao abrir seu negócio, você precisa seguir o mesmo roteiro de outras empresas. Dirija-se à Junta Comercial do Estado e faça seu cadastro na prefeitura da sua cidade. Isso serve para o recolhimento do ISS. Em seguida, vá à Secretaria da Fazenda do Estado e, então, inscreva-se na Secretaria da Receita Federal para obter o CGC.

Se estiver ao seu alcance, filie-se às entidades representativas das empresas de transporte da sua região. Elas lhe darão orientação jurídica e ajudarão na montagem do negócio com consultorias e treinamentos das equipes.

Ebook Crescimento Empresarial

Contratação

Uma pequena empresa deverá ter um atendente, dois motoristas e três embaladores ou carregadores. Dessa forma, uma estrutura mínima exige seis funcionários. Se a empresa for um pouco maior, poderá ter mais embaladores/carregadores. Você pode contratar funcionários específicos para esses dois cargos ou fazer com que eles revezem as tarefas.

Na hora da contratação, não avalie apenas a capacidade técnica. Escolha uma equipe comprometida com o crescimento da sua empresa. Eles devem ser competentes e eficientes. Entrevistas são importantes, visto que hoje em dia é difícil encontrar funcionários motivados e responsáveis. O trabalho realizado por empresas de mudança é difícil, já que exige força física e concentração. Para manter seus trabalhadores ativos e motivados, trate-os da melhor forma possível e respeite seus direitos.

Divulgação

As empresas de mudanças precisam de mais divulgação que as convencionais. Seu serviço depende dos meios de comunicação para chegar aos clientes. Encontre boas formas de divulgar seu trabalho, de maneira original e criativa. Invista na comunicação visual para criar uma identidade única ao negócio. Pinte a empresa e utilize adesivos com as cores da empresa nos veículos.

Você pode investir em outdoors e taxidoors. Folhetos, banners, panfletos e outros tipos de publicidade tradicional são bem vindos. E não despreze a internet, já que é um ambiente onde todo público se encontra. Tenha um site com informações sobre a empresa, e utilize os canais (como Facebook, Twitter e WhatsApp) para informar, oferecer suporte e fechar negócios.

Mão de obra

Invista em qualificação profissional para ter uma equipe focada na evolução do negócio. É importante pagar cursos de formação se os funcionários não possuem experiência. Como se trata de um trabalho em que é fundamental o contato direto com os clientes, eles precisam saber como agir. Devem ser polidos e educados, além de cuidadosos com a aparência.

Treinamentos específicos também são importantes para eles saberem o básico da etiqueta na área. Isso envolve, por exemplo, a limpeza no uniforme e a barba feita. Se você já tem conhecimento na área, deve estar envolvido diretamente na qualificação.

Investimento em inovação

Você estará mais apto a liderar o segmento do mercado se investir em tecnologia e inovação. Além de garantir que os serviços e as tarefas da empresa sejam realizados de forma eficiente, a empresa ganhará em produtividade. Pesquise sobre sistemas que melhoram as atividades da empresa e diminuem os erros dos processos.

Em termos de tecnologia, um software de gestão é indispensável. Você poderá administrar mais facilmente os cadastros de clientes, os fornecedores, as atividades de finanças e de depósito. Adquiria o programa eGestor, considerado o mais eficiente para empresas do seu setor. Ele contém tudo o que você precisa para gerir as atividades com eficiência.

Conclusão

Uma empresa de mudanças é importante em qualquer época do ano, independentemente do tamanho da cidade. Criar um negócio não é complexo, desde que você saiba com antecedência o que fazer. Invista nas pesquisas para realizar um bom planejamento. Você evita de perder tempo na abertura da empresa. Portanto, utilize nossas dicas e você saberá como dar o pontapé inicial na sua organização.

Gostou do texto? Deixe um comentário !

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br