fbpx

Consultoria de marketing digital: Qual a importância para meu negócio?

Atualmente, todas as empresas precisam ter presença digital. Entenda a importância de contar com uma consultoria de marketing digital para sua empresa.

Não adianta fugir do meio digital. Atualmente, toda empresa precisa estar na internet, precisa ter uma presença digital relevante se quiser continuar obtendo bons resultados.

Porém, muitas empresas acreditam que só compartilhar publicações nas redes sociais se caracteriza como estratégia de marketing digital e acaba não colhendo os resultados esperados. 

Além disso, pela facilidade de compartilhamento de informações nas redes sociais e na internet como um todo, muitas pessoas acabam assumindo essa tarefa sem ter conhecimento de estratégias de marketing e criação de conteúdo.

Contar com um serviço de consultoria de marketing digital pode ser o divisor de águas para sua empresa. Saiba mais!

O que o marketing digital abrange?

Engana-se quem acredita que marketing digital se refere somente a postagens em redes sociais. Essa é uma tática que abrange qualquer estratégia realizada dentro do mundo digital, tendo uma abrangência diversificada, como:

  • Desenvolvimento de website, landing pages, lojas virtuais, blogs e outras páginas;
  • E-mail marketing e newsletter;
  • Gerenciamento e monitoramento de campanhas nas redes sociais;
  • Criação de conteúdo para as diferentes plataformas;
  • Marketing de busca, envolvendo SEO, campanhas de Adwords, entre outros;
  • Coleta e análise de dados sobre as campanhas, resultados e métricas.

Ou seja, contratar uma agência de marketing digital envolve profissionais capacitados criando o melhor conteúdo e gerenciando sua presença digital da melhor forma possível, levando em consideração seu ramo de atuação.

O que envolve a consultoria de marketing digital?

Ao contratar a agência de marketing digital para uma consultoria, existem algumas etapas que naturalmente ocorrem:

  • Compreensão dos objetivos, missão, visão e valores e presença online da marca/empresa;
  • Conhecimento do público-alvo da marca;
  • Análise de métricas inicial;
  • Traçar uma estratégia de marketing digital juntamente com os gestores da marca para alcançar os resultados desejados;
  • Acompanhamento, análise de dados e alterações na estratégia sempre que necessário.

Por isso, a consultoria de marketing digital é um processo contínuo, que tem início ao conhecer mais sobre a empresa, seus produtos e serviços, seu público-alvo e seus objetivos.

Além disso, é necessário entender a personalidade da empresa e trabalhar no branding dessa marca, para atrair clientes que se conectem com a mensagem que a corporação deseja passar. 

A importância de contratar um serviço de consultoria de marketing digital

1. Reduz custos

Sim, parece contraditório. Mas, ao contratar uma consultoria de marketing digital, a equipe pode reduzir custos. Isso ocorre porque, com análise e estratégia, podem ser evitados investimentos que não geram resultado, evitando prejuízos e custos desnecessários.

Basicamente, a agência vai alocar de forma mais eficiente os investimentos de marketing da empresa. Além disso, indicar fornecedores, influencers digitais, empresas para realizar parcerias, entre outros serviços que irão agregar às estratégias. 

2. Criação de conteúdos de qualidade e frequência de postagens

Quando a criação de conteúdo e postagem nas redes sociais fica a cargo do empresário ou outro colaborador que não tem exatamente essa função, pode ser que as postagens não sejam feitas com frequência. 

Ou, para respeitar a frequência de postagens, acabam compartilhando conteúdo “vazio”, que não é relevante para a estratégia, só pela “obrigação” de postar diariamente. Mas, uma boa estratégia é investir em conteúdos atualizados e que entregue o que os usuários buscam.

Contar com uma agência de marketing digital garante frequência de postagem, sem perder a qualidade. Além disso, as postagens serão mais efetivas, por conta do conhecimento dos especialistas em melhores formatos de conteúdo, linguagem e gatilhos para atrair o público, entre outras peculiaridades de cada plataforma.

3. Mantém a estratégia de marketing atualizada, de acordo com os resultados

O mundo digital está em constante evolução e o marketing deve acompanhar as mudanças. Contar com uma consultoria garante que sua empresa será atendida por profissionais que estão sempre evoluindo junto com o mercado.

Com isso, a estratégia de marketing digital da sua marca estará sempre atualizada, não somente por conta da evolução do mundo digital, mas também levando em consideração os resultados de campanhas anteriores.

A agência irá realizar diversos testes com seu público-alvo, para verificar qual o melhor caminho para suas publicações, qual estratégia está tendo melhor desempenho e atualizando as ações conforme os resultados das análises de dados.

4. Auxilia na diferenciação da sua marca

Muitas vezes, uma marca só enxerga as possibilidades que estão dentro de seu próprio nicho. Contar com uma consultoria de marketing digital pode trazer outras ideias para a sua estratégia, que farão sua marca se destacar completamente entre seus concorrentes.

Além disso, os profissionais possuem conhecimento de branding, para identificar qual é a percepção da sua marca pelos usuários, realizando ações para melhorar cada vez mais o seu posicionamento no mercado.

Quando devo investir em uma consultoria de marketing digital?

Ao considerar contratar uma consultoria de marketing digital, é preciso analisar o que a sua empresa precisa no momento. Além disso, considere a estrutura da sua organização para colocar em prática esse projeto.

Considere disponibilizar um funcionário que tenha habilidades na área, bem como o seu orçamento para investir nas ações. Outros pontos a considerar são:

  • Iniciar a marca na internet, ou seja, ter presença digital;
  • Fortalecer a presença da marca na internet (redes sociais e outros canais);
  • Melhorar a reputação da marca;
  • Estar nas primeiras posições dos buscadores para aumentar as visitas na página e, assim, aumentar as vendas.

No geral, não existe um momento certo para investir em consultoria de marketing digital, já que depende muito dos objetivos da sua marca. Mas, é fundamental que a empresa conte com uma equipe de marketing disposta a alcançar as metas e gerar resultados.

consultoria de marketing digital

O que considerar ao contratar uma consultoria de marketing digital?

Como existem diferentes opções no mercado, é importante se atentar a alguns fatores antes de contratar uma agência especializada. O primeiro passo a considerar é definir os principais objetivos da sua marca. Assim, conseguirá identificar a melhor empresa de consultoria, ou seja, a que irá atender melhor ao que vocês buscam.

Pesquise sobre a consultoria, como tempo no mercado, opinião dos clientes e outros. Além disso, analise o site da consultoria, bem como sua atuação nas redes sociais, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis.

Analise com atenção o portfólio da consultoria, bem como as experiências dos profissionais envolvidos. Considerando essas dicas, será mais fácil e seguro encontrar a melhor opção.

Agora que você entendeu a importância de contar com a consultoria de uma agência de marketing digital, considere fazer esse investimento em sua empresa!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Consultoria de marketing digital: Qual a importância para meu negócio?
Escrito em: 29/03/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...