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Controle de estoque para auto peças

Para quem atua no ramo de autopeças ter um bom estoque é fundamental. Em qualquer cenário as empresas precisam ter um amplo e organizado estoque para suprir as demandas dos seus clientes. Mas, isso não é um processo simples. 

Portanto, nesse texto trouxemos alguns processos essenciais para otimizar o controle de estoque. Assim, facilitando a sua gestão. 

Como fazer o controle de estoque para autopeças? 

 Para facilitar, separamos em 8 etapas esse processo de controle de estoque. São elas:

  • Cadastro de produtos 
  • Definição de níveis de estoque
  • Faça inventário do estoque
  • Registre todas as entradas e saídas
  • Avalie a sazonalidade da loja
  • Crie estratégias para girar produtos parados
  • Tenha um sistema de gestão 

Portanto, vamos conferir abaixo detalhadamente o que cada um dessas etapas faz. 

Cadastro de produtos 

O primeiro passo para fazer uma gestão de estoque de forma eficiente é cadastrar e catalogar os produtos. Ter um cadastro detalhado ajuda a manter um registro preciso das peças disponíveis. Isso facilita o gerenciamento do inventário e evita faltas ou excessos.

Na hora de gerenciar as vendas e financeiro, esse controle também é importante. Ele permite monitorar os custos e saber os valores que cada produto traz. Mas também garante que se saiba quais peças saíram do estoque e quais entraram.

Definição de níveis de estoque

Definir os níveis de estoque garante que a auto peças sempre tenha peças suficientes para atender a previsão de demanda. Essa definição evita tanto o acúmulo excessivo, que pode levar a perda de produtos, até a falta de produtos.

Isso também garante que a empresa tenha capital de giro, uma vez que o valor do estoque não está parado. Uma forma de controlar isso é com o estoque mínimo. Ele assegura as quantidades que devem estar em estoque, de cada produto.

Mantendo os níveis adequados de estoque é possível tomar decisões mais certeiras no planejamento de compras. Assim, só serão feitas compras no momento que realmente for preciso.

Interior de um grande depósito ou armazém. As prateleiras de metal altas estão organizadas em fileiras paralelas, criando corredores. Diversos produtos estão estocados nas prateleiras.

Atente-se ao inventário do estoque

Para fazer um inventário é necessário começar definindo a frequência dos inventários, que pode ser diária, semanal, mensal ou anual. Em seguida, escolha o tipo de inventário que pode ser periódica ou contínuo.

Dessa forma, é necessário preparar o armazém para a contagem, garantindo que o estoque esteja organizado e acessível. Portanto, separe os itens de acordo com categorias e locais específicos para facilitar a contagem e evitar erros. 

Durante o inventário, conte os itens cuidadosamente e registre as quantidades de forma precisa. Então, compare os dados obtidos com os registros do sistema e identifique qualquer erro. Após a contagem, atualize os registros no sistema de controle de estoque e ajuste qualquer erro encontrado.

Durante o inventário, conte os itens cuidadosamente e registre as quantidades de forma precisa. Então, compare os dados obtidos com os registros do sistema e identifique qualquer erro. Após a contagem, atualize os registros no sistema de controle de estoque e ajuste qualquer erro encontrado.

Por fim, analise os resultados e faça relatórios detalhados para entender as causas de possíveis erros. E elabore soluções ou ações necessárias para eles.

O inventário do estoque é o processo de contagem de mercadorias. É possível fazer uma lista completa com todos os itens presentes no estoque e revisar. Nesse processo se entende os itens que estão em falta, os em excesso e os descartes.

Esse inventário permite identificar se ocorreu algum engano ou perda de produtos. Assim, se tem a certeza que o controle está correto.

Registre todas as entradas e saídas

Para registrar as entradas e saídas em um controle de estoque, é essencial seguir um processo estruturado. Portanto, escolha uma forma de registro, que pode ser manual, como planilhas, ou automatizado, como um software de gestão de estoque.

No caso de optar por um controle manual, desenvolva um formulário que inclua:

  • A data da transação
  • A descrição do produto
  • A quantidade envolvida
  • O tipo de transação (entrada ou saída)
  • O preço unitário
  • Informações adicionais: Fornecedor ou cliente.

Para as saídas, registre a data, a descrição, a quantidade removida, o cliente e o motivo da saída.

Após cada registro, atualize o saldo atual do estoque com base na fórmula:

Saldo Atual = Saldo Anterior + Quantidade de Entrada – Quantidade de Saída

Nesse caso, realize conciliações regulares, comparando o registro de estoque com a contagem física dos itens para corrigir eventuais discrepâncias.

Se possível, adote um software de gestão de estoque para automatizar esses processos, facilitar a gestão e gerar relatórios. Além disso, é importante treinar a equipe envolvida na gestão do estoque para garantir que todos os registros estejam corretos.

Avalie a sazonalidade

A sazonalidade é um termo utilizado para se referir a variações em demanda e oferta em certos períodos. Essas variações são influenciadas por fatores como datas comemorativas, ciclos econômicos e até clima.

Avaliar a sazonalidade é importante para entender os níveis de estoque necessários em cada ciclo. Isso faz com que se possa planejar os momentos certos de compra, sem perder dinheiro. Ainda, ela pode ajudar na hora de fazer promoções e nas estratégias de venda.

Interior de um depósito com prateleiras altas repletas de várias caixas. Algumas das caixas são cor-de-rosa com etiquetas brancas, enquanto outras são brancas com etiquetas pretas

Crie estratégias para girar produtos parados

Sabe aquele produto parado que você não consegue tirar do estoque? Essa é a hora de elaborar estratégias para girar esse produto.

Dessa forma, essas estratégias podem variar de acordo com cada tipo de produto. Mas elas são ações significativas que chamam a atenção dos seus clientes. 

Dentre as estratégias estão:  

  • Análise porque a mercadoria não teve saída
  • Revise a estratégia de marketing 
  • Atualize a descrição e as fotos dos produtos.
  • Faça pacotes promocionais 
  • Crie ações em parceria com influenciadores.
  • Faça liquidações 

Gerenciamento de fornecedores 

Para gerenciar fornecedores no controle de estoque, comece por escolher fornecedores confiáveis. Avalie eles da forma certa, como qualidade, preço e prazo de entrega.

Ao fazer pedidos, faça uma comunicação clara com os fornecedores sobre suas necessidades e expectativas. Além disso, estabeleça acordos sobre prazos de entrega e quantidades. É importante também se atentar ao desempenho dos fornecedores. Ou seja, avaliando a pontualidade nas entregas, a qualidade dos produtos e a conformidade com os termos acordados.

Portanto, é necessário avaliar seus fornecedores e ajustar sua lista conforme necessário. Assim, substituindo aqueles que não atendem aos seus critérios ou que não são mais adequados para suas necessidades.

As pessoas também perguntam 

Quais são os 4 pilares do controle de estoque?

Os 4 pilares do controle de estoque são:

  • prever a demanda
  • saber quando repor
  • calcular o ponto de pedido
  • manter uma contagem precisa

Quais os 3 métodos mais comuns de controle de estoque?

Os métodos mais comuns de controle de estoque são:

  • PEPS (Primeiro a Entrar, Último a Sair): os primeiros produtos a entrar no estoque devem ser os últimos a saírem. Esse método é muito utilizado para produtos perecíveis, que podem estragar, causando prejuízo.
  • UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair): é o contrário do PEPS, sendo vantajoso para produtos que o preço de compra varia.
  • Custo médio ponderado: nesse método é calculada uma média ponderada do custo de todos os produtos em estoque. Quando um novo lote é adicionado, o custo médio deve ser calculado novamente.

Como armazenar peças automotivas?

O armazenamento das peças automotivas deve ser feito de modo que preserve a sua qualidade. Os danos devem ser evitados e o espaço deve ser otimizado.

Classificar as peças por tipo, tamanho e frequência de venda pode ser uma boa opção. Isso facilita o acesso rápido na hora da venda.

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Início 9 Empreendedorismo 9 Controle de estoque para auto peças
Escrito em: 05/09/24
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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