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Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa?
  • Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não.
  • Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital.
  • Ele também é importante porque define o regime tributário, ou seja, quanto de imposto a empresa deve pagar.
  • Para calcular o faturamento a fórmula é: preço de venda x quantidade vendida.
  • Ele é calculado com um sistema de gestão empresarial eficiente, o eGestor.

O que é faturamento?

O faturamento é a soma de todos os valores das vendas de produtos ou serviços. Ou seja, ele é todo valor recebido em um período. Assim, para calcular se usa a fórmula:

Faturamento = quantidade de produtos x preço de venda

Por exemplo: em um mês uma loja vendeu 5.000 produtos por $15,00 cada. Neste mês, o faturamento mensal da loja foi de $75.000,00.

Esse valor é o que a empresa recebeu pelas vendas naquele mês. Esse valor serve para pagar o que a empresa tem de custos, a compra de produtos, impostos e outros valores.

Depois do pagamento de todos os custos da empresa é que se sabe quanto se teve de lucro.

No faturamento é calculado apenas as vendas de produtos ou serviços. Isso quer dizer que outras fontes de receita, aplicações, por exemplo, não entram no cálculo.

faturamento

Como calcular o faturamento?

Para calcular o faturamento é preciso multiplicar a quantidade de venda de produtos pelo preço de venda. Ou seja:

Faturamento = quantidade de produtos x preço de venda

Também é possível calcular o faturamento líquido, diminuindo os impostos e deduções de vendas também.

Tipos de faturamento

Existem dois tipos: o bruto e o líquido.

Faturamento Bruto

O faturamento bruto é o valor que a empresa recebe pela venda de produtos ou prestação de serviços. Assim, a cada venda feita, esse valor aumenta.

Como calcular o faturamento bruto

Para calcular é necessário multiplicar o preço de venda pelo total de vendidos em determinado período. Ou seja:

Faturamento bruto: Preço de venda x Total de produtos em um período

Por exemplo: uma loja vendeu 2.000 pares de chinelos por $25,00 cada par. O faturamento bruto da loja foi de $50.000,00 (2.000 x $25,00 = 50.000).

Se a mesma loja vender mais 1.500 pares de sandálias por R$60,00 cada, o faturamento será de R$90.000,00. Mas, o faturamento total será de R$140.000,00, que é a soma dos produtos.

Faturamento Líquido

O faturamento líquido é o bruto diminuindo os valores de deduções de venda, como descontos e impostos. As deduções podem ser vendas canceladas e mercadorias devolvidas.

Como calcular o faturamento líquido

O faturamento líquido é o bruto menos os impostos e as deduções de vendas:

Faturamento Líquido = Bruto – Impostos – Deduções das Vendas

Seguindo o mesmo exemplo da loja que vendeu 2.000 pares de chinelos por R$ 25,00 o par. Se a carga tributária das suas vendas é de 18,5%, sem dedução de venda, o faturamento líquido é:

50.000,00 – 18,5%

40.750,00

As deduções de vendas são descontos e produtos devolvidos. Mas, neste exemplo, como não houve dedução de vendas, foi subtraído apenas o valor referente aos impostos ($50.000 x 18,5% = $9.250).

Os valores de impostos variam de acordo com o regime tributário e porte da empresa. Assim, cada tipo de empresa pode ter uma quantidade de impostos diferentes.

Para que serve o faturamento

O faturamento é um indicador financeiro que consegue mostrar se a empresa está no caminho certo.

Mas, além disso, é com essa informação que se sabe qual o regime tributário da empresa. Isso porque os regimes tributários são divididos, principalmente, pelo faturamento da empresa. Por exemplo, optantes do Simples Nacional podem faturar até R$4,8 milhões por ano, ao ultrapassar esse valor, devem se enquadrar em outro.

Outra definição importante é o porte da empresa. Alguns portes, como MEI por exemplo, podem faturar até R$81 mil por ano. E, quando ultrapassado, deve migrar o porte da empresa.

Ou seja, apesar de não representar o lucro, esse indicador consegue medir com mais precisão como andam as vendas do negócio. Assim, entendemos o que mais atrai o público, se está no caminho certo e se há algo que pode ou deve ser modificado.

faturamento

Faturamento, lucro e receita: qual a diferença?

Receita, faturamento e lucro são três termos muito parecidos que significam coisas diferentes. Confira a diferença entre eles:

Diferença para Receita

A receita de uma empresa é o que entra no caixa ou na conta do banco, o que foi realmente recebido.

Por exemplo, você fez uma venda a prazo, em 3 parcelas. O faturamento é o valor total da venda, somando as 3 parcelas. Já a receita é o valor que entrou no caixa, a entrada, se houve.

Assim, no mês 3, a receita terá o valor da 3 parcela, mas o faturamento já foi computado na data da compra.

Entretanto, na visão contábil, receita e faturamento podem ser sinônimos.

Segundo o CFC, Conselho Federal de Contabilidade, receita pode ser definida como:

receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.

Ainda, é importante lembrar que a receita se divide em receita bruta e receita líquida. Para calcular a receita use a fórmula:

Receita bruta = volume produtos/serviços x valor unitário

Para calcular a receita líquida, use a fórmula:

Receita Líquida = receita bruta – deduções

Diferença para Lucro

O faturamento é o dinheiro das vendas, e o lucro é o dinheiro que sobra depois de pagar todas as despesas da empresa.

Se pudéssemos fazer um caminho do dinheiro, esse seria:

  1. faturamento, que é o valor das vendas totais feitas;
  2. a receita, que é realmente o valor que entra em caixa;
  3. e após, o lucro, que é o valor que realmente sobra. Ele pode ser reinvestido, aumentar capital de giro, se tornar reserva, ou outros.

Faturamento e regime tributário da empresa

O faturamento de uma empresa é como ela define o regime tributário de um negócio. Dessa forma, ele tem um impacto direto no que a empresa paga de impostos.

Existem 3 tipos de regime tributários e cada um possuía suas características

  • Simples Nacional: é um regime simplificado, voltado para micro e pequenas empresas. Ele unifica 8 impostos em uma guia, facilitando o pagamento. Esse regime atende empresas que faturam até R$4,8 milhões por ano.
  • Lucro Presumido: é um regime que tem como base um cálculo pré definido para estipular qual será o lucro da empresa. Esse regime atende empresas que faturam até R$78 milhões por ano.
  • Lucro Real: o regime de lucro real, se refere ao que a empresa realmente lucrou. Nesse regime a empresa deve faturar acima dos R$78 milhões por ano.
faturamento

Como aumentar o faturamento da sua empresa?

Atenção a precificação

O preço dos seus produtos ou serviços é baseado em cálculos, certo. Esse cálculo inclui uma margem de lucro e os gastos com os produtos. Então, verifique a possibilidade de aumentar a sua margem de lucro.

Estude sobre novas formas de marketing

O marketing é quem traz os clientes. Se para aumentar o faturamento é necessário vender mais, estude com o setor uma forma de trazer mais gente. 

Tenha um pós-venda exemplar

O contato com seu cliente após a venda é essencial para que ele retorne. É através dele que é possível vender mais e, em alguns casos, realizar o upsell ou cross sell.

Controle das despesas operacionais

Com um controle de fluxo de caixa bem feito é possível identificar quais custos podem ser cortados ou reduzidos. Lembre-se que eles não podem afetar o desempenho da empresa.

De olho na concorrência

Não perca os concorrentes de vista. É importante encontrar um diferencial competitivo em relação à concorrência e, assim, aumentar as oportunidades de vendas. 

Localização ideal

A escolha do ponto comercial é uma decisão estratégica. Por isso, é importante conhecer bem o perfil do público desejado pela empresa. 

Qualidade de atendimento

O consumidor precisa ser bem atendido. Isto só é possível com uma equipe de vendas treinada. Ou seja, uma equipe que conhece os produtos e serviços que comercializa e está comprometida com os objetivos e metas da empresa. Ou seja, não adianta oferecer os melhores produtos e serviços se a empresa não possui vendedores capacitados.

Caixa da empresa

Jamais faça retiradas do caixa da empresa para pagar despesas pessoais. O lucro líquido também deve ser investido nos negócios. Portanto, controle bem as finanças da empresa e os gastos pessoais para que a empresa tenha um futuro de sucesso!

eGestor

O eGestor é a ferramenta de gestão empresarial totalmente online e fácil. Perfeito para auxiliar no gerenciamento de processos de sua micro ou pequena empresa.

Com ele você pode emitir notas fiscais eletrônicas e boletos bancários para os seus clientes. Além disso, pode gerar diversos relatórios financeiros, registrar todas as suas compras e vendas, controlar o seu estoque e muito mais!

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Escrito em: 05/03/24
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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2 Comentários

  1. Julio cesar Ribeiro jayme

    Uma empresa me pediu nota fiscal com faturamento para 7 dias por favor você sabe me dizer o que é que significa isso

    Responder
    • Pedro Paulo Oliveira de Souza

      Sou administrador de empresa formado, e gostaria de entrar neste ramo.
      Me ajudem por favor!!!😔

      Responder

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