fbpx

Aumentar o faturamento: 7 dicas eficientes para melhorar

Se houvesse um segredo de como vender mais na Internet e aumentar o faturamento, não restam dúvidas de que todos os e-commerces existentes adorariam saber qual é.

No entanto, é claro que isso não existe. Uma técnica que pode aumentar muito o faturamento em um segmento, pode não dar resultado nenhum em outra área.

Dito isso, os donos de lojas online que entendem o funcionamento básico do processo de vendas conseguem, de maneira consistente, aumentar o número de negócios fechados todos os meses, levando o faturamento junto.

Quer saber como eles fazem isso? Confira abaixo 7 dicas poderosas para aumentar o faturamento da sua loja online!

1. Tenha uma abordagem científica com as suas métricas

O Marketing Digital para empresas se destaca por contar com um apoio muito robusto da análise de desempenho. Praticamente todas as ações realizadas online contam com métricas completas e extensas sobre os resultados obtidos. Desta maneira, você pode utilizar o e-mail como ferramenta e assim, entender qual é a importância do e-mail marketing atualmente.

Isso permite que o empresário deixe um pouco o lado criativo de lado (mas sem abandoná-lo totalmente, claro) e adote uma postura científica em relação às suas estratégias de venda.

Uma dica poderosa para aumentar o faturamento é analisar todas as principais métricas da sua loja e realizar testes para entender como elas reagem. Com base nisso, o ideal é formular estratégias para encontrar o melhor resultado possível.

As principais métricas a lidar nessa abordagem são:

  • fluxo de visitas;
  • taxa de conversão;
  • custo por cliente;
  • taxa de abandono de carrinho.

2. Melhore o seu SEO para ficar em primeiro lugar no Google

Um e-commerce precisa estar bem posicionado no Google se quiser vender bem e aumentar seu faturamento.

Por isso, precisa de estratégias de SEO focadas no seu segmento para melhorar o posicionamento dos seus produtos.

Uma das estratégias mais básicas é cadastrar os seus produtos no Google Shopping para aparecer como destaque nas pesquisas.

Além disso, é importante investir na produção de conteúdo adequado para as palavras-chave dos seus produtos, em boas descrições e em uma estratégia de link building para aumentar a autoridade do seu domínio.

3. Pense no Marketing como uma estratégia de jornada do cliente

Um dos principais erros que os donos de lojas online cometem é achar que cada estratégia de Marketing funciona de maneira separada. Ou seja: as redes sociais são uma coisa, o blog é outra, os links patrocinados são uma terceira e os anúncios segmentados uma quarta.

Na verdade, tudo isso está interligado dentro de uma jornada do cliente completa. O mesmo consumidor que viu seu anúncio nas redes sociais, voltará a interagir com sua loja no Google ou ler seu blog.

Por isso, é importante capturar dados em todos os lados e pensar em como utilizar esses diversos pontos de contato para aumentar o número de vendas. Por exemplo, é possível usar o Pixel do Facebook para identificar quem entrou na página de cada produto e fazer uma estratégia de remarketing depois.

4. Realize eventos esporádicos para aumentar o faturamento

Uma boa forma de conseguir aumentar o faturamento do seu comércio online é investir na realização de eventos especiais com intervalos regulares. Essa é a lógica dos feriados, por exemplo.

Uma boa estratégia é seguir o calendário tradicional: focar nas vendas de início de ano em janeiro, no Carnaval em fevereiro, Páscoa em março e abril, Dia das Mães em maio e por aí vai.

No entanto, é fato que essa estratégia não é adequada para todos os segmentos de lojas online. Por isso, é possível customizar o seu calendário de acordo com o seu contexto.

Uma boa ideia é verificar quando há maior incidência de vendas na sua loja, pois é sinal de virada de fatura de cartão de crédito dos clientes. Nesses dias (normalmente começo ou final de mês), as pessoas estão mais propensas a gastar.

5. Colete dados sobre os seus potenciais consumidores

Em todas as ações que fizer, sempre utilize códigos e mecanismos para coletar dados sobre visitantes e consumidores. Isso é extremamente útil para aumentar as chances de mapear os pontos de contato das pessoas com a sua loja e traçar estratégias para vender mais.

Com uma boa coleta de dados, é possível:

  • traçar uma estratégia de remarketing;
  • aprender sobre os hábitos de consumo dos clientes;
  • identificar perfis de interesse com base nos produtos;
  • mapear a jornada dos clientes com a sua empresa.

Assim, é possível aproveitar melhor os visitantes, aumentar a taxa de conversão e, claro, vender mais no processo.

6. Monte uma lista de leads que interagiram com o seu site

Muitas lojas online perdem a oportunidade de aumentar o faturamento pois esquecem de leads e antigos clientes que já fizeram negócio com elas.

Por causa disso, elas não enviam ofertas e mensagens que incentivam aqueles compradores a fazer a primeira compra com a sua loja ou retornar para um novo negócio.

A já citada estratégia de remarketing é uma maneira de aproveitar a lista de leads e clientes da sua loja online, mas existem outras formas de fazer o mesmo. Uma delas, por exemplo, é o upsell e cross-sell.

Você pode pegar o histórico de clientes que já compraram com a sua loja e enviar um e-mail com ofertas que são complementares aos produtos que eles adquiriram inicialmente. Por exemplo, se alguém comprou uma impressora em seu e-commerce, que tal oferecer 10% de desconto na recarga de tinta ou nas folhas de papel?

7. Segmente anúncios com base no seu público que já compra

Além dessas estratégias, a coleta de dados e abordagem científica permitem aumentar o faturamento com base no perfil demográfico e de interesses do seu público.

O Facebook, por exemplo, permite que você use uma lista de contatos de quem já comprou com a sua empresa para montar um público “ideal” com base nesses dados. Em seguida, você poderá promover anúncios segmentados para eles.

Dá para, além disso, dividir os anúncios com base em produtos específicos. Imagine que você comande uma loja de material esportivo. Dá para montar um público de “Flamenguistas”, de “Fãs de Basquete” e de “Usuários de Academia” com base no histórico de compra.

Assim, seus anúncios ficam ainda mais segmentados e eficazes, o que faz com que eles convertam mais e gerem mais vendas.

E aí, gostou das nossas 7 dicas de como aumentar o faturamento da sua loja online? Se você colocar todas em prática e executá-las corretamente, não tardará para começar a sentir o retorno.

Início 9 Empreendedorismo 9 Aumentar o faturamento: 7 dicas eficientes para melhorar
Escrito em: 10/03/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...