Seja para crescer ou simplesmente para conseguir se manter no mercado, muitas empresas precisam de uma ajuda financeira que vem em forma de empréstimos ou financiamentos. Com características muito diferentes entre si, pode surgir a dúvida sobre o que é melhor para sua empresa. Para responder essa questão, leia este post e confira o que é melhor para o seu negócio: financiamento ou empréstimo.

Como funciona o empréstimo para empresas?

De maneira geral, o empréstimo para empresas funciona de maneira simples: o empresário entra em contato com o banco e, mediante uma análise de crédito, é concedido um determinado valor que pode ser utilizado sem nenhuma restrição.

O empréstimo é pago em parcelas por um tempo estabelecido, mas normalmente inclui taxas maiores, já que o banco não possui garantias sobre como o dinheiro será usado.

Normalmente os empresários buscam por empréstimos para quitar dívidas ou para usá-lo como capital de giro, mas graças às suas características o valor conseguido tende a ser menor.

Como funciona o financiamento para empresas?

Já no financiamento para empresas, o valor é concedido para um fim específico. Ou seja, na contratação do valor, o empresário deve especificar para que será utilizado o dinheiro. Com o uso do dinheiro também é necessária a comprovação do uso para o fim pretendido. Para empresas, o financiamento pode ser utilizado para compras de bens — como carros, imóveis ou maquinário — e também para investimentos e expansão.

Como o banco possui garantia do uso do dinheiro, o bem poderá ser tomado em caso de não pagamento, o que diminui os riscos para a instituição financeira. Com menos riscos, os juros também são menores e, portanto, o financiamento acaba saindo mais barato em comparação ao empréstimo.

Apesar disso, ele pode ser mais difícil de conseguir, já que dependendo da finalidade o banco pode não concordar com conceder o financiamento. Em relação ao empréstimo, o financiamento fornece valores mais elevados.

Planilha de controle Financeiro gratuita

Empréstimo ou financiamento: qual é o mais adequado?

Por terem características distintas, não existe uma resposta definitiva se o empréstimo ou o financiamento são os mais adequados para a sua empresa. Mesmo com juros mais baixos, o financiamento pode não atender às suas necessidades e por isso para identificar qual é o melhor é preciso analisar:

Condições atuais da empresa

Se a empresa se encontra endividada ou com baixo capital de giro, o ideal é optar por um empréstimo de modo a quitar dívidas e manter o negócio em funcionamento. Já se a empresa estiver em um momento de expansão, o financiamento tende a ser a opção mais adequada.

Conhecer as condições atuais da empresa, portanto, é fundamental para saber onde se está e onde se pretende chegar. Condições mais adversas normalmente indicam uma necessidade de empréstimo, enquanto as favoráveis geralmente pedem um financiamento.

Planos futuros

Caso a empresa esteja focando no longo prazo, então o financiamento é o mais indicado, já que o pagamento é mais estendido e o valor também é maior. Além disso, como o financiamento permite a aquisição bens duráveis, é a melhor opção quando se pensa no futuro. Já se a empresa precisar de uma solução mais imediata, o empréstimo permanece sendo a melhor saída.

Ofertas do banco

Muitas vezes, a empresa planeja e possui condições de fazer um investimento, mas também precisa de um empréstimo para capital de giro, por exemplo. Dependendo das condições oferecidas pelo banco, pode ser mais vantajoso optar por um financiamento para o investimento e usar os recursos para o capital de giro. Esse tipo de decisão estratégica, inclusive, pode ser responsável por garantir à empresa melhores resultados.

O financiamento e o empréstimo possuem vantagens e desvantagens que devem ser bem analisadas pela empresa para que a melhor escolha seja feita. Também é preciso levar em consideração a condição atual da empresa, os planos futuros e as ofertas do banco de modo a conseguir determinar qual é o mais adequado para a empresa.

O que você escolherá para o seu negócio: financiamento ou empréstimo? Conte para a gente nos comentários!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor

O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas.
Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br

Cadastro

Deixar um comentário