fbpx

Luiza Helena Trajano: Empreendedores de sucesso

Luiza Helena Trajano, mais conhecida como a dona do Magazine Luiza, é considerada uma das mulheres mais importantes e ricas do país. E não é por menos. Luiza foi responsável pelo crescimento fenomenal de uma loja de família, transformando-a em uma das maiores redes de varejo do Brasil. Na área social, Luiza criou projetos de combate à violência doméstica dentro da empresa e se dispôs a ajudar pequenas empresas no enfrentamento da pandemia. Conheça agora um pouco mais sobre a história da mulher que se tornou um ícone na área de gestão.

Biografia de Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano nasceu em nove de outubro de 1951, em Franca, uma cidade do interior de São Paulo. Aos 12 anos começou a auxiliar os tios em um pequeno comércio da família, chamado de Cristaleira. Aos 18 anos, Luiza Helena começou a trabalhar de forma efetiva na loja, na área de cobrança e caixa.

Luiza é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca e durante todo o tempo atuou dentro da loja dos tios, ocupando funções diversas. Aos 40 anos, em 1991, foi alçada ao cargo de líder da loja.

O cargo de presidência chegou em 2008, posição que Luiza ocupou por 8 anos. Em 2016, passou o comando para um de seus filhos.

Luiza Helena, no entanto, nunca se afastou dos negócios da família. Sempre esteve presente, pensando em como ampliar a loja e também em como criar uma estrutura melhor de trabalho para seus colaboradores.

Trabalho humanizado

O Magazine Luiza é conhecido pela forma diferenciada de acolher e cuidar dos seus funcionários. A empresa de varejo foi a primeira considerada um dos melhores lugares para trabalhar em uma pesquisa realizada pelo Great Places to Work.

Luiza implantou ao longo do tempo, projetos e programas de retenção de talentos, oferecendo capacitações em áreas diversas para seus colaboradores para que eles aperfeiçoassem o conhecimento e pudessem aplicar no seu ambiente de trabalho, potencializando o negócio.

Instalou um programa de Disque denúncia dentro da loja para que mulheres vítimas de violência doméstica pudessem denunciar seus agressores.

Nas redes sociais, Luiza Helena Trajano também se aproxima de seus clientes, respondendo a questionamentos e solucionando problemas com compras e entrega de produtos.

💡 Você também pode gostar: Descubra como se tornar um empreendedor de sucesso

Magazine Luiza de Luiza Helena Trajano

De onde veio o nome Magazine Luiza? O nome da loja dos tios de Luiza era Cristaleira. A pequena loja de presentes foi comprada pela família e tinha muitos clientes locais.

Algum tempo depois, Luiza Trajano Donato, tia de Luiza Helena Trajano, pensou em uma estratégia de marketing para chamar a atenção para o negócio. Criou um concurso cultural para que os clientes escolhessem um nome novo para a loja. Lançou o concurso na rádio local e veio, então, o resultado.

Magazine Luiza foi o nome mais votado pelos ouvintes e clientes da antiga Cristaleira, em referência ao nome da tia de Luiza. Em 2018, a empresa adota uma outra nomenclatura, gerando mais intimidade com o público: o Magalu.

Loja virtual

O conceito de loja virtual também surgiu através de Luiza Helena Trajano, um ano depois que ela se tornou líder do Magazine Luiza. A ideia era fazer com que os clientes pudessem adquirir móveis, eletrodomésticos e outros produtos através de um catálogo no computador. Assim, não haveria necessidade de manter o produto ali, na loja física.

O vendedor ia até a casa do cliente e apresentava a ele um catálogo virtual. A compra era realizada e a loja se encarregava de fazer a entrega. Assim, surgiu o que conhecemos hoje como loja virtual ou comércio eletrônico.

Em 2000, o site eletrônico do Magazine Luiza foi criado e, desde então, a empresa faz parte das lojas que mais vendem pela internet, junto com outros grandes nomes, como Mercado Livre, Casas Bahia, Americanas e a Ponto Frio, que passou a se chamar Ponto.

A entrega rápida, a oferta variada de produtos e as muitas promoções realizadas pela empresa fazem com que o Magazine Luiza ocupe uma posição de destaque dentre tantas lojas virtuais.

Dropshipping Magalu

Em 2020, para ajudar pequenos negócios a se manterem ativos mesmo na pandemia, o Magazine Luiza reforçou o programa Parceiro Magalu. O interessado cria uma conta na loja, recebe um link de vendas, divulga os produtos e recebe a porcentagem em cima de cada venda realizada.

O projeto também possibilita que outras empresas vendam seus produtos através do Magazine Luiza, com entrega realizada pelo Magalu.

Expansão do Magazine Luiza

A expansão do Magazine Luiza começou em 1976, quando a empresa comprou a rede de Lojas Mercantil, também localizada no interior de São Paulo. Em 1983, o Magazine chegou ao estado de Minas Gerais. Paraná e Mato Grosso do Sul entraram na rota em 1996.

Nessa época, a empresa já realizava as famosas promoções, chamadas de “Só amanhã” e “Liquidação Fantástica”, conhecidas e aplicadas até hoje nas estratégias de vendas da marca. Como o site já estava funcionando, o alcance da empresa foi gigantesco.

Em 2001, o Magazine oferece um novo serviço aos seus clientes: o Luizacred, um cartão próprio do Magazine Luiza em parceria com o Banco Itaú. Nesse mesmo ano, a rede de Luiza Helena Trajano compra a rede Wanel, se instalando na região de Sorocaba, também em São Paulo.

Em 2003, são adquiridas as lojas Líder, na região de Campinas, São Paulo. No ano seguinte, é a vez das lojas Arno, no Rio Grande do Sul, serem incorporadas à empresa. A expansão continuou na região com a aquisição de vários comércios locais.

Em 2008, a rede de varejo conquistou mais de um milhão de novos consumidores com a instalação de mais de 40 lojas em São Paulo. Em 2010, o Magazine chega de vez na região Nordeste ao adquirir mais de 130 lojas, antes pertencentes às Lojas Maia.

Anos 2010

Em 2010, o Magazine Luiza implementou novos centros de distribuição, acelerando a entrega das mercadorias. E, em 2015, foi lançado o aplicativo da loja para facilitar as compras online, tornando-se um dos mais utilizados e mais efetivos.

Em 2018, a empresa adquire uma startup de logística, a Logbee. A milésima loja do Magazine Luiza é inaugurada com a compra da gigantesca Netshoes em 2019.

Finalizando a enorme expansão da rede, pelo menos por enquanto, em 2020, foi a vez do site de compra e venda de livros novos e usados, Estante Virtual, ser adquirido pela loja da Luiza Helena Trajano.

Conclusão

Como vimos, a trajetória de sucesso de Luiza Helena Trajano começou quando ainda era criança e se desenvolveu à medida que ela foi se especializando e ganhando experiência na área. Mais do que isso, Luiza sempre teve um olhar apurado para os negócios, com foco em crescimento e expansão, mas sem deixar de lado o seu lado humano no contato com clientes, colaboradores e na criação de projetos de grande alcance social.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Luiza Helena Trajano: Empreendedores de sucesso
Escrito em: 20/05/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...