fbpx

Conquistar novos investidores: Como fazer

Conquistar novos investidores para o seu negócio pode ser uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo em que é excitante mostrar ao mercado o quanto o seu negócio é especial, pode ser cansativo e decepcionante receber alguns “nãos”.

Contudo, se você realmente acredita no potencial da sua empresa, há uma série de atitudes e métodos que fazem muita diferença no momento de apresentar o seu negócio para outros empresários.

Então, sem mais delongas, conheça agora as melhores maneiras de conquistar novos investidores para o seu empreendimento. Vamos lá!

Como conquistar novos investidores

Capriche no plano de negócios para conquistar novos investidores

Ao contrário dos empreendedores aventureiros, os investidores não costumam embarcar em negócios que não fazem total sentido.

Por isso, ter um plano de negócios é extremamente importante para conquistar novos investidores. Esse plano deve listar todos os fatos e informações relevantes para justificar o investimento.

Assim, deve se mostrar no documento os dados estatísticos, pesquisas e levantamentos que sejam confiáveis e verdadeiros. Dessa forma, se mostra que a empresa entende seu posicionamento no mercado e o que ela pode e irá fazer para prosperar mais.

Evidencie o ROI

ROI é sigla em inglês para Retorno sobre Investimento, que pode ser considerado o aspecto mais importante a ser analisado por um investidor.

Assim, é importante que ao apresentar o negócio para conquistar novos investidores o responsável seja claro e objetivo em relação a rentabilidade que se obterá realizando o investimento.

Ainda, deve-se deixar que tal investidor avalie o percentual de ROI em relação a outras opções do mercado. Por isso esse valor é tão importante.

Invista em sua equipe

Uma ideia promissora, se não executada por uma boa equipe, pode não ser tão promissora assim. Por isso, busque formar o melhor time possível, com colaboradores competentes e que realmente vestem a camisa da empresa, além de habilidosos.

Caso contrário, conquistar novos investidores pode ser um problema. Afinal, quem irá querer investir em uma empresa cujos funcionários não gostam de trabalhar?

Ainda, não esqueça de se vender como profissional e líder.

Apresente uma ideia desenvolvida para conquistar novos investidores

Investidores não gostam de perder tempo e nem você deve gostar de perder o seu. Então, se há uma dica universal para conquistar investidores, é: não fale muito, mostre.

Em vez de apresentar qual a sua ideia inovadora de produto ou serviço que o seu negócio pretende comercializar, apresente um exemplar, nem que seja apenas um protótipo. O importante é que os investidores possam ver ao vivo ou ao menos visualizar com precisão como a ideia funciona.

Portanto, vale muito a pena caprichar na versão demonstrativa para captar pelo menos a atenção de alguns investidores.

Amplie o networking

Um método muito funcional para achar novos investidores pode parecer simples, mas muitos empresários deixam passar: conhecer o maior número possível de profissionais da área.

A princípio, mais importante do que ter investidores é ser reconhecido e admirado por empresários que saibam e confiem no seu potencial. Essas pessoas atuam muitas vezes como um elo aos potenciais investidores do seu negócio. Afinal de contas, quanto maior o raio de alcance das suas ideias, maior o número de empresários que podem ser convencidos.

Logo, quanto mais longe for este raio, sobem as chances de encontrar os investidores certos para a sua empresa!

Como você pode ver, não há uma ciência exata sobre como conquistar novos investidores para o seu negócio. Contudo, essas práticas citadas incitam que você busque conhecer detalhadamente o seu empreendimento para fortalecer os seus argumentos na hora de apresentá-los aos potenciais investidores, além de outros fatores diferenciais nesse momento.

Dê uma boa razão para os investidores escolherem a sua empresa

O primeiro passo exige que você defina o motivo exato pelo qual a sua empresa é a melhor opção para um investidor. Consegue responder essa pergunta? Se a resposta é não, corra atrás disso já! Use a projeção de vendas, mostre o quanto o produto ou serviço é inédito ou até a previsão de retorno do investidor, por exemplo.

Após encontrar essa razão única explicando que a sua empresa é sim a melhor escolha, desenvolva uma estratégia de apresentação rápida para convencer outros empresários em pouco tempo — o Elevator Pitch. Um método simples para construir o seu Elevator Pitch é expor o problema que o seu negócio resolverá, quantas pessoas ele pode alcançar e quanto dinheiro é necessário para isso.

Não se preocupe em convencer o primeiro investidor somente com o motivo apresentado e com o Elevator Pitch. Utilize as respostas negativas para aprimorá-los e continue tentando. Isso é fundamental para qualquer estratégia sobre como conquistar novos investidores.

Encontre o investidor ideal

A diferença entre um investidor bom e um investidor ruim é que o bom pode ser o fator principal do sucesso de uma empresa; enquanto o ruim pode levá-la ao fracasso.

Por isso, busque um investidor que realmente faça sentido para a empresa, que se encaixa nos seus planos futuros. Também é importante dar atenção para sua forma de trabalho e para o relacionamento no mercado, que deve estar no mesmo caminho do negócio.

Além do valor que será investido, esse investidor pode contribuir em outras partes, como no alinhamento de operações, desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing. Por isso, busque conquistar novos investidores que tenham a ver com a empresa, não apenas pelo valor.

Lembre-se do exterior

Principalmente para empresas que buscam expandir para o exterior, ou que já estão lá fora, buscar um investidor estrangeiro pode ser uma ótima ideia. Mas, é preciso cuidado.

As organizações que estão sediadas em países emergentes tem algumas limitações estruturais para atrair investimentos de fora. Esse processo exige uma preparação para captar investimentos, adotando boas práticas de empresas estrangeiras para amenizar possíveis riscos.

Assim como conquistar investidores internacionais expande o leque de investidores; para os investidores, expande o leque de empresas. Dessa forma, é interessante apresentar o negócio de uma forma que o investidor sinta que a empresa é o melhor lugar para investir.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Conquistar novos investidores: Como fazer
Escrito em: 13/12/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...