O que devo fazer para atrair investidores para a minha empresa?

O uso de capital próprio para realizar novos investimentos e custear as despesas pode ser o sonho de muitos empreendedores, mas a verdade é que utilizar recursos de terceiros também é uma excelente forma de alavancar um negócio. Além dos empréstimos junto a instituições financeiras, as empresas também podem recorrer a investidores dispostos a aportar capital em um negócio à espera de rentabilidade futura. Quer saber como atrair investidores para sua empresa? Então acompanhe agora mesmo nosso post e se prepare para expandir!

Capriche no plano de negócios

Ao contrário dos aventureiros de plantão, que podem se empolgar com a simples ideia de embarcar em um navio sem direção certa, os investidores não costumam se apegar a um cenário de tanta incerteza. E é aí que entra seu plano de negócios, o documento em que a empresa lista todos os fatos e as informações mais relevantes que ajudem a justificar o investimento no empreendimento. Dados estatísticos, pesquisas e levantamentos confiáveis e verdadeiros não só podem como devem ser usados para mostrar que a empresa conhece o ambiente em que se encontra inserida e o que ela precisará fazer para prosperar cada vez mais.

Guia de Gestão Estratégia

Evidencie o ROI

Ainda que os investidores queiram conhecer todos os detalhes da empresa em que estão apostando, no fim das contas, o ROI é um dos aspectos mais importantes a serem analisados. Por isso, ao apresentar seu negócio, seja claro e objetivo quanto à rentabilidade que o investidor poderá obter ao investir em sua empresa, deixando que ele mesmo avalie se o percentual é ou não mais atrativo em relação a outras opções no mercado. O ROI é, definitivamente, sua maior tacada. Use-a com sabedoria!

Invista em sua equipe

Os investidores mais atentos sabem muito bem que de nada adianta uma ideia extremamente promissora se ela não for executada por uma equipe de primeira. Por isso, forme um time competente para mostrar aos interessados no investimento que o plano de negócios será executado por profissionais com os conhecimentos e as habilidades necessários para encarar de frente o desafio. E não se esqueça de mostrar como sua própria formação o credencia para a liderança do empreendimento!

Guia de Gestão de Equipes

Encontre o investidor ideal

Um bom investidor pode ser um dos elementos cruciais para o sucesso de uma empresa. Os investidores ruins, por sua vez, podem colocar em risco até mesmo as melhores ideias de negócio. Por isso, em vez de atirar para todos os lados, busque encontrar investidores que realmente se encaixem no perfil da empresa — seja pela forma de trabalhar, por uma experiência prévia no segmento, pelo relacionamento atual no mercado ou pelos critérios que achar mais importantes.

Não se esqueça de que, além do capital investido, esses profissionais podem contribuir com o alinhamento das operações da empresa, o desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas e até mesmo com a sugestão de ideias para os produtos e serviços oferecidos. É bom que vocês combinem!

Lembre-se do exterior

A busca de capital no exterior também é uma excelente forma de aumentar a competitividade ou expandir a atuação de uma empresa no Brasil mesmo. No entanto, sabe-se que as organizações sediadas em países emergentes ainda sofrem bastante com limitações estruturais para atrair investimentos estrangeiros.

E isso exige que o empreendedor se prepare melhor para a captação de investimentos no exterior, pesquisando e adotando as boas práticas de empresas internacionais para mitigar possíveis riscos. Assim, reforce, desde já, conceitos relativos à profissionalização e à solidez de processos e projetos.

Para atrair investidores, você precisará fazer com que os interessados percebam um maior valor no seu investimento em relação às outras opções no mercado. Isso significa que o empreendedor deve sempre caprichar na hora de apresentar seu negócio, mas, evidentemente, passando informações verdadeiras só fazendo promessas que poderão ser cumpridas.

Agora que você já sabe como atrair investidores para seu negócio, comente aqui e nos conte sobre seus planos! Já encontrou o investidor ideal? Organizou seu plano de negócios? Em que fase do processo você está? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br