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O que faz uma plataforma digital ser segura? Entenda

O avanço tecnológico não mostra sinais de desaceleração e certamente não voltaremos a tempos mais simples, já que a tecnologia chegou para revolucionar e transformar tudo que conhecíamos. 

Tornar-se digital é a única maneira de acompanhar o ritmo acelerado do mundo moderno. Alcançar a velocidade e agilidade necessárias para competir no ambiente de negócios atual exige que as organizações passem por uma transformação digital.

Mas o que envolve uma transformação digital e como você trabalha ativamente para isso? Além disso, como manter-se seguro, ao longo de todas as mudanças? Veja a seguir, e tire suas dúvidas. 

O que é uma plataforma digital?

Uma plataforma digital, pensando em um ambiente empresarial, é pensada para ser uma soma que resulta em um local único para troca de informações, de bens ou de serviços, que pode ser entre empresa e cliente, ou uma comunidade que interage diretamente na plataforma. 

No entanto, a própria comunidade, seja ela externa ou que faz parte da empresa, não apenas faz parte da plataforma digital, com é uma das principais partes. 

Temos interação diária com plataformas digitais, começando pelas redes sociais, que estamos conectados diariamente. Mas, dependendo do modelo de negócios praticado pela empresa, existem propósitos diferentes na utilizada de uma plataforma digital. 

Veja alguns exemplos de plataformas digitais que utilizamos em nosso dia-a-dia: 

  • Mídias sociais: Instagram, Facebook, Twitter
  • Conhecimento compartilhado: Yahoo! Respostas, Passei direto.
  • Compartilhamento de mídia: Deezer, Spotify, YouTube, Netflix.
  • Direcionada à serviços:  Ifood, Uber, Rappi. 

As plataformas digitais não são novas abordagens, apenas o conceito que não era conhecido, mas a utilização é amplamente aplicada diariamente em nosso cotidiano. 

Elas agregam valor para todo o ecossistema, gerando lucro para seus criadores, enquanto organização, e ainda permite a aplicação de vários tipos de modelos de negócios, como: 

  • Anúncios; 
  • Propagandas;
  • Pagamentos por recorrência;
  • Pagamento livre (boleto, cartão de crédito, PIX)

O que você precisa saber sobre a criação de uma plataforma digital?

Existem muitas plataformas digitais, e que podem conter público semelhante, mas é possível aproveitar suas vantagens e alcançar seu público, de forma que você consiga crescer. 

Algumas plataformas digitais, como o YouTube, por exemplo, tem uma participação muito maior no mercado, do que outras semelhantes. Mas ainda são competitivos com as inovações trazidas pelo mercado. 

No entanto, é válido ressaltar que para alcançar o sucesso, não é necessário superar ou derrotar os gigantes de cada segmento, já que é possível encontrar seu próprio espaço! 

A criação de uma plataforma digital para sua organização fornecerá a você uma vantagem competitiva sobre seus rivais, garantindo que você atenda ao seu nicho com a proposta de valor massivo não apenas dos serviços, mas também da comunidade de sua plataforma. Uma plataforma digital de sucesso desempenha duas funções principais:

Facilita a troca de bens, serviços ou informações

Abraçar a transformação digital ao capacitar sua organização para desafiar o “status quo”, e experimentar sem medo de falhar, é essencial para a inovação que permitirá que você conquiste seu próprio nicho. 

Criar uma plataforma digital poderosa que fornece facilidade de uso, transações confiáveis ​​e proteção para os usuários contra agentes mal-intencionados na plataforma é um ato de equilíbrio delicado que tem a capacidade de fornecer níveis incríveis de sucesso para aqueles que podem gerenciá-lo.

Como funciona a segurança das plataformas digitais?

As empresas estão cada vez mais preocupadas com violações digitais, agora principalmente pela LGPD, que está regulando as violações, e isso pode gerar um grande prejuízo para empresa. 

Já que além de perder dinheiro para aprimorar sistemas, ainda tem a questão do sequestro de dados, que em alguns casos, é necessário pagar a quantia solicitada, para ter a liberação dos sistemas. 

E sem contar a questão da imagem da empresa com seus clientes, parceiros e fornecedores, que causa outro prejuízo, já que a organização não conseguiu manter a segurança das informações. 

Tomar as medidas de proteção corretas inicia-se com a compreensão da importância da segurança cibernética e dos crimes cibernéticos. 

Quando falamos em uma ameaça à segurança cibernética (ou um crime cibernético), nos referimos a todas as atividades que são realizadas na internet, com o uso de um computador. 

Existem vários tipos de crimes e ameaças cibernéticas que são conduzidos na Internet, incluindo:

  • Hacking de servidores internos
  • Phishing para obter informações confidenciais, como números de cartão de crédito, endereço, número de telefone, etc.
  • Ataques de malware e Ransomware
  • Ataque de injeção de SQL para obter informações de bancos de dados
  • Ataque de script entre sites para obter informações dos sistemas pessoais do visitante / usuário do site
  • Ataques de negação de serviço para encerrar à força o site / sistema de um usuário
  • Sequestro de ID de sessão e controle forçado da interação entre duas partes online
  • Roubo de senhas e nomes de usuário

Dessa forma, as plataformas digitais devem investir em sistemas e profissionais devidamente capacitados para cuidar da plataforma, evitando exposição dos dados, seguindo as normas vigentes pela LGPD. 

Para conseguir manter a plataforma digital da sua empresa segura, instale vpn de graça no seu Windows para que você tenha seu ambiente criptografado e com uma comunicação segura de ponta a ponta. Existem softwares específicos para o monitoramento de cyber ataques, de forma que seja possível mitigar as chances, evitando um ataque, e exposição dos usuários. 

Por que a segurança cibernética é tão importante para as empresas?

Em uma plataforma digital, você cria seu próprio ecossistema digital, deixando tudo mais simples e fácil de controlar, tanto para você quanto para seus usuários. 

Ao mesmo tempo em que torna seu ecossistema digital conveniente para clientes genuínos, você também torna seus sites mais fáceis de hackear, caso não tome os cuidados necessários, como o uso da VPN.

Pense na quantidade de dados sensíveis que sua plataforma trafega: 

  • Uso de cartão de crédito para pagamentos;
  • Fotos pessoas para aprovações ou formulários;
  • Informações de documentos;
  • Informações de endereços e contatos, entre outros

Essas informações são armazenadas em seus sistemas. Quando hackeada, essa informação fica comprometida. 

Não apenas os dados do cliente, mas todo o seu ecossistema, documentos comerciais confidenciais e protótipos de novos produtos também se tornam suscetíveis a ataques cibernéticos e roubos.

Os crimes cibernéticos levam a violações de dados e violações de privacidade, que são passíveis de punição, de acordo com as normas de segurança digital, previstas na LGPD. É dever de todas as empresas manter as informações dos clientes e da organização protegidas contra-ataques. 

À luz dos novos regulamentos de conformidade, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados , torna-se ainda mais essencial que as empresas implementem medidas de segurança cibernética, pois a penalidade por não seguir os protocolos certos pode chegar a milhões. 

Além disso, imagine a perda de credibilidade e a redução nas vendas que você enfrentará, se não proteger seus clientes e seus dados.

Como proteger sua plataforma digital de danos? Veja 3 formas. 

A segurança digital deve ser uma preocupação latente, caso esteja trabalhando com uma plataforma digital na sua empresa. Por isso, veja algumas medidas necessárias a seguir. 

Implementar conexões e canais seguros

Protocolos criptográficos como SSL e TLS fornecem uma camada de segurança para as redes de computadores, conexões e canais que as empresas usam para operar. 

A implementação de protocolos SSL e TLS fornecerá segurança adicional às transações financeiras que ocorrem na sua plataforma. Usando isso, você pode evitar fraudes financeiras e roubo de dados.

Implementar protocolos de autenticação fortes

De autenticação de dois fatores a alertas e notificações de login, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a proteger os dados de seu cliente. Além do uso da VPN, para criptografar toda a comunicação. 

Utilizar chaves de acesso e senhas fortes no back-end é outra maneira de garantir que não haja falhas em sua segurança cibernética operacional.

Você também deve considerar configurar notificações para vários pedidos e monitorar contas que se envolvem em comportamento de compra suspeito.

Realizar varreduras PCI DSS agendadas

As regras de segurança cibernética australianas declaram que as empresas devem se tornar compatíveis com o PCI (Payment Card Industry) e credenciadas pelo PCI se desejarem conduzir negócios online. 

Isso envolve atividades regulares de segurança em vários testes e varreduras para garantir que as transações do titular do cartão sejam legítimas e que as redes nas quais os pagamentos ocorrem sejam monitoradas e seguras.

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Escrito em: 04/11/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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