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Pesquisa de mercado: Guia completo + exemplos

Pesquisa de mercado é um processo caracterizado pela definição de um problema juntamente com os objetivos de pesquisa, seguido pelo desenvolvimento do plano de pesquisa, a coleta de informações, análise dos dados e, por fim, a apresentação dos resultados.

A pesquisa mercadológica, ou pesquisa de mercado, tem grande importância para o empreendedor que quer começar seu próprio negócio ou até mesmo para quem precisa traçar um curso de ação para a expansão de seus negócios.

Para que isso aconteça, ele deve conhecer todo o cenário com o qual está lidando para identificar os problemas e as oportunidades. Com o objetivo de buscar estratégias mais certeiras para os seus negócios.Fazer uma boa pesquisa de mercado irá traçar um caminho a ser seguido pelo empreendedor de forma a otimizar a produtividade de sua empresa.

O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é a busca por compreender o reflexo da realidade de um mercado em estudo. De maneira resumida, isso é o que uma pesquisa de mercado almeja compreender.

Essa ferramenta permite o planejamento, a coleta e a análise de dados relacionados a um empreendimento. O objetivo da pesquisa de mercado é buscar informação a respeito de um mercado, o que abrange tudo relacionado à este: clientes, fornecedores, locais, consumo, preço, concorrência e mais.

Como fazer uma boa pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado eficaz deve seguir alguns passos. Elas podem ser feitas por empresas especializadas em pesquisa de lançamento de produtos no mercado, principalmente para que o resultado seja imparcial, sem o envolvimento de pessoas conhecidas que possam influenciá-lo com sua proximidade ao empreendedor.

Ainda assim, qualquer pessoa pode realizá-la. Basta um pouco de dedicação em seguir cada passo do processo da maneira mais assertiva possível.

Sendo assim, vamos ao passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado:

Definir o objetivo da pesquisa

Primeiramente é necessário definir, de maneira objetiva, qual é o objetivo da pesquisa de mercado que será realizada. Com este foco bem definido você não correrá riscos de perder o foco ao longo do desenvolvimento.

Definir o público-alvo

Compreender quem são as pessoas interessadas nos seus produtos ou serviço para possibilitar uma comunicação mais assertiva com este público.

Pesquisar os fornecedores

Definir os fornecedores e fazer uma pesquisa pelos melhores preços dentro da qualidade esperada.

Elaboração e aplicação dos formulários

São necessários formulários de pesquisa diferentes para clientes e para fornecedores. As perguntas precisam responder dúvidas que ajudem o empreendedor a compreender a viabilidade do negócio pretendido.

Busca por dados secundários

Além de aplicar formulários de pesquisa, outra forma de realizar uma pesquisa de mercado é através da busca por dados já coletados. Nunca tivemos acesso à tanta informação como possuímos atualmente com a internet. Ferramentas como o Google e Facebook disponibilizam tantos dados a respeito dos usuários que o difícil não é mais encontrá-los e sim filtrar as informações para utilizar apenas o necessário. É possível filtrar por região, interesse, tipos de busca e até comparar buscas por diferentes produtos ou categorias.

Análise final dos dados

Analisar e sintetizar todos os dados levantados ao longo da pesquisa de mercado através da conclusão.

Para facilitar a elaboração de formulários de pesquisa para utilização de dados primários, listamos as mais comumente utilizadas:

Dados demográficos:

  • Faixa de idade;
  • Sexo;
  • Renda;
  • Profissão;
  • Grau de instrução;
  • Classe social
  • Raça/grupo étnico;
  • Religião;
  • Onde mora;
  • Densidade populacional;
  • Clima.

Perfil psicográfico:

  • Líder ou comandado;
  • Extrovertido ou introvertido;
  • Busca auto realização ou satisfeito com status;
  • Independente ou dependente;
  • Conservador, liberal, tradicional ou progressista;
  • Consciente ou egocêntrico.

Comportamento:

  • Frequência de uso do produto;
  • Benefícios procurados;
  • Método de uso;
  • Frequência de compra.

Para que serve a pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado irá identificar, de uma forma geral, a necessidade do seu consumidor, o que pode ser aproveitado das ações dos concorrentes e qual a opinião do seu cliente em relação a sua empresa, mesmo que ela ainda não tenha saído do papel. Em outras palavras, ela irá mostrar a situação atual do mercado para que a empresa possa verificar a viabilidade de um projeto perante o mesmo, seja este um projeto de expansão ou de abertura de um novo negócio.

Identificar a necessidade real dos consumidores é um diferencial para o qualquer negócio. Outras empresas podem não ter sido capazes de satisfazer esta necessidade, até por uma questão de miopia de marketing. Por outro lado, muito provavelmente já existam empresas estabilizadas e renomadas no seu ramo de atuação. Então é preciso reconhecer a qualidade destas empresas e buscar entender o porquê do sucesso. Quais estratégias foram utilizadas para se chegar lá, e quais seriam os possíveis motivos para que o mercado opte pelo seu negócio.

Um bom exemplo para esta situação é justamente o balanço entre preço e qualidade. Muitas vezes já existe uma empresa com os melhores preços, mas que peca no atendimento ou qualidade dos produtos comercializados.

O estudo é capaz de prover informações importantes sobre três aspectos, principalmente: as características do cliente da empresa – estilo de vida, comportamento, hábitos e tendências de consumo, escolaridade, renda, além de qual o potencial do mercado para o nicho específico; os pontos fortes e fracos dos concorrentes diretos, analisando suas estratégias; e o sistema de fornecimento dos produtos e serviços – qualidade dos produtos, preços, cobrança, sistema de venda, entre outras características.

O público-alvo na pesquisa de mercado

Entender o seu cliente em um contexto geral irá ajudar a identificar a sua necessidade. Em relação a concorrência, de nada adianta extrair as suas estratégias positivas de venda, ou pensar em projetos ambiciosos que possam superá-la se a qualidade do seu produto ou serviço não for boa. Invista em qualidade de mão de obra e de estoque, caso contrário estratégias e projetos teóricos para crescer no mercado serão em vão.

Um dos itens essenciais que o empresário deve ter conhecimento é sobre o público-alvo de seu produto, afinal de contas, o serviço existe para satisfazer a uma necessidade das pessoas. A pesquisa deverá procurar quem são os consumidores do que será colocado no mercado, o preço que seria pago por ele, com que frequência o produto seria comprado, o motivo pelo qual investem no serviço, além de opiniões mais específicas, como a reação à embalagem, sabor e nome do produto.

Lembre-se: a pesquisa de mercado é a ligação entre o cliente e o empreendimento. Desta forma, é uma ferramenta que faz com que a voz do consumidor seja ouvida, dando ao investidor a oportunidade de conhecer a percepção que o público em geral tem de seu negócio, apontando acertos e falhas, mostrando o que faz com que o público se aproxime ou se afaste do que está sendo oferecido.

Erros mais comuns

A falta de tempo e de dinheiro de empreendedores iniciantes podem levá-los a certos atalhos que os conduzirão a erros que darão muita dor de cabeça e prejuízos.

Um desses erros é a utilização somente da chamada “pesquisa secundária”, que é a consulta a informações de grandes institutos de pesquisa de mercado. Confiar em pesquisas de fora não darão um diagnóstico completo e atualizado do cenário onde se quer investir.

Pesquisas “do ano passado” podem não refletir mais o momento social e financeiro. Principalmente porque vivemos em uma era de bastante acesso à informação rápida. Além disso, podem-se perder detalhes importantes confiando nas pesquisas que estão mais distantes da realidade do empresário.

O empreendedor também deve ficar atento em utilizar as informações disponibilizadas pela internet. Além de elas poderem não estar corretas e atualizadas, você terá acesso apenas ao que o dono daquela informação achar conveniente expor. Usar os sites de busca, como Google e Bing, o levarão a informações disponíveis a todos, que se utilizadas corretamente, podem ser bastante úteis de forma complementar.

Acompanhar os dados do Google Analytics em casos de empresas que já contam com site na internet, é uma ótima opção para acompanhar como os clientes estão chegando ao seu serviço e onde investir para maior rendimento.Mas estas não são as únicas formas para se realizar uma boa pesquisa de mercado. Também é importante o olhar do Empreendedor.

Pesquisa interna

Esta pesquisa de mercado também pode ser feita de uma forma interna, o que significa que o empreendedor pode buscar conversar com pessoas entendidas do assunto, pode incentivar os seus funcionários a buscar um feedback dos clientes, já que estes funcionários possuem um contato maior com o público.

O que também pode ser feito pelo empreendedor é ir ao local da concorrência e a partir daí tentar identificar aspectos positivos e negativos, que podem servir de exemplo ou então indicar alguma estratégia diferencial que pode ser adotada pela sua empresa.E reforçando: pesquisas feitas com pessoas próximas podem ter resultado diferente da realidade, pelo vínculo familiar ou de amizade que o entrevistado possui com o empreendedor.

O mais recomendado é buscar informações dos futuros clientes sobre seus desejos e expectativas para que a pesquisa tenha resultado mais verdadeiro. Portanto uma boa pesquisa de mercado pode proporcionar novos caminhos e estratégias a serem utilizadas, isto é, a realização de novas ações que podem alavancar os resultados de sua empresa em um médio ou longo prazo, baseadas na opinião dos clientes e na atividade dos concorrentes.

Conclusão

Uma boa pesquisa de mercado pode proporcionar novos caminhos e estratégias a serem utilizadas, isto é, a realização de novas ações que possam alavancar os resultados de sua empresa em um médio ou longo prazo, baseadas na opinião dos clientes e na atividade dos concorrentes.

Para extrair o máximo possível da pesquisa mercadológica é necessário de fato compreender o projeto da empresa. Mesmo que ela ainda não tenha saído do papel, buscar consolidar o objetivo de sua atuação. Apenas desta forma será possível realizar uma comparação mais precisa com os concorrentes, encontrando os possíveis pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças através da análise SWOT.

Uma pesquisa de mercado deve buscar diversas características do consumidor para se determinar um possível perfil dos seus clientes. Informações como faixa de idade, sexo, escolaridade, renda, classe social, dentre outras… Em relação ao produto, a pesquisa irá identificar qual a frequência de compra de determinado produto por determinados clientes, qual o método de uso… Saber estas informações irão lhe dar uma visão mais ampla da como está a aceitação de seu produto no mercado e irão indicar uma possível nova estratégia para propiciar um maior retorno a determinado produto.

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Escrito em: 18/02/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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