Veja como o varejo está se adaptando às novas tendências de consumo

As novas tendências de consumo trouxeram um impacto significativo para o varejo — tanto físico quanto online. Diante desse cenário, as marcas têm que se adaptar à mudança de hábitos de consumo, de modo a promover uma experiência de compra positiva para o seu cliente e, assim, expandir suas operações.

Diversos fatores são capazes de influenciar positiva ou negativamente os consumidores, independentemente do estágio do funil de vendas em que eles se encontram. Por isso, é importante que as empresas varejistas ofereçam uma experiência satisfatória ao cliente desde seu primeiro contato com a marca.

Para isso, é preciso que as companhias fiquem atentas às tendências de mercado para que consigam acompanhar tais mudanças, de modo a fidelizar mais clientes. Neste artigo, vamos explicar como o mercado pode se adaptar a essa nova realidade. Ficou interessado? Então, continue lendo!

Saiba quais são as principais tendências de consumo no varejo

Para que a companhia possa crescer continuamente e prosperar no seu mercado de atuação, ela deve estar atenta às mudanças nos hábitos de consumo de seus clientes. A seguir, listamos algumas das principais tendências no segmento varejista. Confira!

Sustentabilidade

Com o aumento da conscientização ambiental, muitos consumidores têm preferência por produtos e serviços que ofereçam soluções sustentáveis. Por isso, marcas que oferecem embalagens sustentáveis costumam ser bem-vistas por clientes, assim como empresas que oferecem algum diferencial em prol do meio ambiente — como um programa de reciclagem, por exemplo.

Nichos de mercado

Outra tendência do varejo é oferecer produtos especialmente desenvolvidos para um segmento de mercado específico. Isso porque os consumidores estão em busca de soluções mais próximas ao seu perfil e à sua realidade. Além de ser uma exigência do mercado, esse fator pode representar uma grande oportunidade para os varejistas: apostar em nichos inexplorados, nos quais há pouca — ou nenhuma — concorrência.

Atendimento humanizado

O atendimento ágil, atencioso e personalizado não é apenas uma tendência, mas sim uma exigência. Com a reputação das empresas cada vez mais em destaque, muitos consumidores pesquisam sobre a empresa antes de adquirir um produto — e a forma como a companhia trata seus clientes é um fator decisivo de compra. Por isso, apostar na otimização do atendimento e em treinamento de pessoal é um investimento essencial para o sucesso da empresa.

Experiência de compra

Oferecer uma experiência de compra positiva é fundamental para garantir a fidelização de clientes, tanto em ambientes virtuais como em PDVs. Por isso, é importante que a empresa foque no bom atendimento, na agilidade da entrega e no conforto para o cliente.

Para varejistas que vendem somente por e-commerce, isso significa oferecer um site devidamente otimizado, um frete eficiente e soluções de pagamento flexíveis. Já no caso de estabelecimentos físicos, é preciso apostar em uma equipe treinada para atender os consumidores com excelência e oferecer um ambiente de compra diferenciado.

Soluções mobile

Oferecer soluções mobile — como aplicativos e sites responsivos — é outra tendência que as empresas varejistas devem acompanhar. Consumidores que têm o hábito de comprar pela internet são constantemente impactados por anúncios virtuais enquanto estão acessando o celular ou tablet e, então, direcionados para o site.

Isso quer dizer que a empresa deve oferecer a melhor experiência mobile possível, para que o cliente possa realizar uma conversão e, então, efetuar uma compra.

Showrooming

Graças à expansão do uso de dispositivos mobile e ao acesso facilitado à internet, o showrooming é uma realidade cada vez mais próxima das empresas varejistas. Isso porque essas tecnologias estão, aos poucos, mudando o comportamento do consumidor.

A tendência hoje é que a jornada do cliente comece na internet, por meio de pesquisa; depois, ele se dirige até a loja, onde pode ter um contato físico com o produto; em seguida, adquire o produto pelo site, muitas vezes ainda dentro da loja, com o seu dispositivo mobile.

Essa mudança de hábito de consumo revela a necessidade de que as empresas varejistas se adaptem a essa nova realidade. O showrooming, portanto, ganha mais força nesse meio, pois oferece ao cliente a possibilidade de experimentação.

Conheça algumas boas práticas para seguir as tendências de consumo

Algumas apostas e investimentos podem ajudar as empresas a se adaptar à nova realidade. Confira abaixo algumas medidas possíveis para acompanhar as tendências de consumo:

Invista em marketing digital

Investir em plataformas digitais é uma forma eficiente de alcançar o público-alvo e aumentar o volume de vendas. Para isso, além dos anúncios pagos, vale apostar no marketing de conteúdo e em parcerias com influenciadores. Essas estratégias ajudam a construir um relacionamento com o consumidor que vai além da compra, pois estimulam a confiança.

Automatize processos internos

Otimizar procedimentos dentro da empresa é outra prática essencial para garantir a adaptação às mudanças nos hábitos de consumo, visto que os clientes buscam companhias que ofereçam agilidade e praticidade. Para que essa entrega seja viável, a empresa deve buscar soluções que simplifiquem seus processos internos, sem perder qualidade. Isso é possível com a implementação de metodologias de negócios e instalação de softwares de gestão.

Foque no atendimento

Conforme explicamos, o atendimento humanizado é uma forte tendência de consumo. Por isso, é essencial investir em tecnologias que possam auxiliar nesse processo e no treinamento de uma equipe especializada nessa função.

Ofereça a possibilidade de experimentação para o cliente

Para aumentar as chances de conversão, é importante que a empresa ofereça ao cliente a possibilidade de testar o seu produto. Isso pode ser feito por meio de distribuição de amostras, demonstrações e testes. Quando o consumidor interage com o produto, as chances de adquirir a mercadoria são maiores, já que a qualidade e os benefícios ofertados são comprovados.

A mudança de hábitos de consumo impacta significativamente o modo como as empresas gerenciam suas operações. É preciso que a companhia esteja atenta às preferências do cliente, planejando e executando novas estratégias para, assim, promover seu crescimento contínuo.

Para isso, é importante acompanhar as novas tendências de consumo, de modo a fidelizar mais clientes e obter vantagem competitiva sobre a concorrência.

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Escrito por eGestor
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