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Análise PEST e análise PESTAL: entenda como funciona!

Se você administra um negócio, é preciso estar sempre atento a fatores que podem influenciar diretamente no seu desempenho empresarial, como novas tecnologias que são tendências no mercado, mudanças na legislação que poderão favorecer a expansão de mercado e outros aspectos.

Também não podemos deixar de citar fatores negativos como aumento das taxas de juros e quedas na economia, por exemplo. O estudo a respeito desses fatores, de forma a estudar medidas preventivas ou mesmo aproveitar novas oportunidades de negócio, é o que no ambiente empresarial chamamos de análise PEST ou análise PESTAL, a qual vamos nos aprofundar a partir de agora neste artigo!

Afinal, o que é a análise PEST?

PEST é o acrônimo para Política (P), Economia (E), Social (S) e Tecnologia (T). Portanto, a análise PEST é uma ferramenta que consiste em estudar possíveis mudanças políticas, econômicas, sociológicas e tecnológicas, que podem vir a influenciar de forma positiva ou negativa no ambiente empresarial.

A análise PEST é essencial para trazer ao empresário uma visão bem mais aprofundada a respeito das oportunidades e ameças externas em relação ao seu negócio. Alguns especialistas também gostam de chamar esta metodologia de análise PESTAL, sendo o “A”, voltado para a análise de questões ambientais e o “L” para aspectos relacionados a legislação.

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Qual a importância dessa ferramenta?

Existem muitas metodologias de análise que se restringem somente ao estudo interno do negócio, identificando aspectos positivos e negativos do ambiente da empresa e no máximo analisam a concorrência, sem pensar em outros fatores externos que podem alterar o fluxo do negócio.

Essa é certamente uma grande vantagem de implementar a análise PEST ou PESTAL no gerenciamento de sua empresa, devido a amplitude e profundidade que este método apresenta. A partir dos aspectos estudados na análise PEST, sua empresa terá informações de extrema relevância para direcionar as suas tomadas de decisões e estruturar o seu planejamento a curto, médio ou longo prazo, de acordo com o contexto analisado. Desta forma, a análise PEST será uma ferramenta de extrema importância para a sua empresa nos seguintes aspectos:

  • Identificação de oportunidades de crescimento e expansão de negócio;
  • Antecipação de possíveis ameaças que podem vir a afetar a empresa, como períodos de sazonalidade negativa de mercado, por exemplo;
  • Estudo de mercado no qual se pretende ingressar em um determinado período;

Quais as diferenças entre análise PEST e análise SWOT?

Outra ferramenta bastante utilizada no ambiente empresarial é a análise SWOT, que você deve conhecer ou inclusive já deve ter aplicado em sua empresa.

Mas afinal, que aspectos diferem a análise PEST da análise SWOT? Ao contrário da matriz SWOT, a análise PEST não leva em consideração fatores internos da empresa e apresenta uma visão relacionada ao macroambiente externo.

Portanto, a análise PEST é certamente uma metodologia muito mais aprofundada do que a matriz SWOT, apesar de as duas se tratarem de ótimas ferramentas de apoio e podem ser utilizadas de forma complementar.

Como realizar a análise PEST?

Agora que já entendemos o conceito de análise PEST e as diferenças com a análise SWOT, é hora de lhe mostrar na prática como de fato aplicar esta ferramenta no cotidiano de sua empresa. Primeiramente, é necessário elencar quais são os diferentes fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais, respectivamente. Veja exatamente o que podem representar cada um desses fatores e saiba como se planejar diante de cada etapa da análise:

Políticos 

São todos os fatores governamentais que podem influenciar o seu negócio, como novas políticas governamentais adotadas, eleições, mudança de governo, políticas de negociação e problemas políticos internos. Algumas questões podem ser levantadas previamente para se planejar contra estes fatores, como por exemplo:

  • Quando ocorrerá a próxima eleição em um âmbito municipal, estadual e federal? Como os períodos eleitorais podem impactar a sua empresa?
  • Quais os candidatos mais prováveis a se elegerem? Que políticas tendem a ser adotadas por esses candidatos que podem influenciar no seu negócio? 
  • Qual a atual situação política do país e de que forma essa situação pode influenciar no setor o qual o seu negócio está inserido?

Econômicos

Variação na economia local, inflação, questões tributárias, juros, problemas sazonais, crescimento industrial e alterações nas taxas de exportação e importação são alguns exemplos de fatores econômicos que podem influenciar diretamente no ambiente empresarial, como possíveis reduções ou aumentos de custos de determinados produtos e variação do volume de vendas, dentre outras situações. Neste cenário, as perguntas que podem ser feitas para auxiliar no planejamento de sua empresa são as seguintes:

  • Qual a atual situação da economia de sua região? Se encontra estagnada, em crescimento ou em queda?
  • Qual a atual taxa de desemprego?
  • As taxas de câmbio apresentam certa estabilidade ou apresentam variações?
  • Será caro contratar mão de obra qualificada?

Sócio-culturais

São fatores que incluem diferentes aspectos demográficos e culturais da sociedade, tais como taxas de crescimento, mudanças de gerações e estilos de vida, tabus culturais, padrões de consumo e tabus culturais, dentre outros aspectos. Devem ser analisadas as seguintes questões:

  • Qual a taxa de crescimento populacional e como este fator poderá influenciar no seu negócio?
  • As vendas de seus produtos ou serviços poderão ser impactadas devido a uma mudança de gerações ou mesmo de hábitos de consumo?
  • As tendências de consumo são diferentes se comparadas faixas etárias distintas?
  • Que determinadas atitudes e tabus sociais podem vir a afetar o seu negócio?

Tecnológicos

Estão ligados a recursos que podem trazer uma modernização nos processos de sua empresa e inovação. Alguns aspectos devem ser analisados neste sentido:

  • Existem novas tecnologias empresariais em ascensão no mercado?
  • O que as empresas concorrentes estão fazendo em termos de inovação e sendo assim podem representar ameaças para o seu negócio?
  • Existem outros fatores a serem analisados?

Lembrando que no caso de realizar uma análise PEST, sem levar em conta os fatores ambientais e legais, ela se encerra por aqui. Mas vamos também falar sobre os outros elementos que compoem a análise PESTAL, que são os fatores ambientais e legais.

Ambientais 

Estão ligados a influencia do meio ambiente no negócio e o impacto de aspectos ecológicos, como regulamentos ambientais, sustentabilidade, gestão de resíduos. São fatores que vem ganhando cada vez mais importância, devido a RSE (Responsabilidade Social Empresarial). 

Fatores legais 

Independente do segmento de mercado em que atuam, todas as empresas devem ter total conhecimento sobre o que é legalizado na região em que atuam. É preciso estar atento a qualquer aspecto que possa influenciar o andamento do negócio neste sentido, como a legislação vigente, legislação futura, leis trabalhistas, órgãos e processos regulatórios, regulamentações fiscais e códigos de proteção ao consumidor.

  • Existe alguma legislação vigente ou mudanças na tributação que podem influenciar o negócio?
  • A empresa atende a todas as normas do consumidor?
  • Estão previstas mudanças nas regulações do setor? Para quando são essas mudanças?
  • Existem outros fatores legais que podem influenciar o negócio?

Identifique as oportunidades e ameaças

Feito todo o processo de levantamento de dados e identificação dos fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais, é o momento de avaliar e verificar quais são as reais ameaças e quais os fatores que podem representar oportunidades de crescimento do seu negócio. Fatores que não representam ameaças ou oportunidades, não devem estar presentes nas análises PEST e PESTAL!

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Escrito em: 13/07/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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5 Comentários

  1. Nayol Colsoul

    Informações muito úteis e práticas.
    Amei!

    Responder
  2. Gilberto Vasconcelos

    Esse texto é muito útil para nós estudantes do ensino superior.

    Muito top!

    Responder
  3. Paulo wesley

    Muito bom o esclarecimento, de forma concisa e e prática. Parabéns!

    Responder
  4. Marcus

    Ela, excelente post! Parabéns! Poderiam informar a fonte para ser referenciado em um artigo?
    Grato, Marcus

    Responder
  5. Graça Mushili

    Informação muito útil, ajudou e bastante

    Responder

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