fbpx

Como me diferenciar no mercado?

Se manter competitivo no mercado é uma das ambições de qualquer empreendimento. No entanto, nem todas as empresas conseguem os diferenciais necessários para se destacar e conseguir atrair a atenção do público-alvo.

Para ter sucesso, um empreendedor tem que pensar fora da caixa. E não se engane: colocar o adjetivo “diferenciado” para descrever os seus produtos ou serviços não é o suficiente. É preciso adotar estratégias firmes e oferecer soluções reais para os problemas das pessoas.

Segundo pesquisa do Serasa, foram abertas cerca de 7 milhões de novas empresas no Brasil nos últimos quatro anos. Ou seja, uma média anual de 1,75 milhão.

Com o aumento da concorrência, vem o dever de estudar o mercado e o próprio negócio para articular o crescimento da empresa. Mas como fazer isso? Resolvemos abordar nesse post as principais medidas que devem ser adotadas para se diferenciar no mercado. Confira a seguir!

Precificação: a importância do gerenciamento estratégico de custos

Quando o consumidor procura por um produto ou serviço, ele avalia diversos critérios para fazer a sua escolha. Um dos principais deles, sem dúvida, são os preços. No entanto, nem sempre o empreendedor consegue baixá-los para torná-los mais competitivos. Acontece que, em muitos desses casos, a dificuldade se dá pela má administração financeira.

Realizar um gerenciamento estratégico de custos é a primeira coisa que o empresário deve fazer para conseguir esse importante diferencial. É preciso fazer um levantamento de todas as despesas, para verificar se não há desperdícios. Mas também, negociar valores com fornecedores para que o impacto se dê no preço do produto final.

Anúncio de uma planilha de controle financeiro, disponível para download gratuito. No centro, um laptop exibe a planilha e o ícone do Excel. À esquerda, o texto diz “Planilha de Controle Financeiro” e abaixo dele, há um botão “BAIXAR GRÁTIS”. À direita, uma representação gráfica do laptop mostra a planilha e o ícone do Excel

Marketing: uma ferramenta de fidelização

Apostar em estratégias de marketing sem dúvidas traz um reflexo positivo para os negócios. Existem inúmeras ações que podem ser elaboradas com o intuito de se aproximar do público ou oferecer vantagens para ele. Criar um programa de recompensas baseado no volume de compras feitas pelo cliente, por exemplo, é uma estratégia bastante indicada para o comércio.

Por outro lado, se a sua empresa trabalha com prestação de serviços ela pode elaborar algumas estratégias de marketing de conteúdo. Esse conteúdo pode servir para tirar dúvidas dos clientes e mostrar que você domina o assunto. Entre elas, podemos citar blogs e mídias sociais, por exemplo.

Atendimento: trabalhando a satisfação do cliente

Oferecer um atendimento de qualidade é um dos pontos fracos da maioria das empresas, mas não pode ser o seu. De acordo com pesquisa do Portal do Consumidor, 44,6% das pessoas acreditam que a principal falha das empresas é no pós-venda.

É preciso ouvir seus clientes para saber quais foram as suas experiências com os serviços ou produtos oferecidos. Sempre esteja disposto a ouví-los e resolver concretamente quaisquer problemas. Em um cenário ideal, essa é uma obrigação de qualquer empresa, mas, infelizmente, devemos apontar essa qualidade como um diferencial.

Benchmarking: uma avaliação fundamental

Para concluir, podemos citar o Benchmarking como estratégia de diferenciação. Não há como saber o que será um diferencial sem saber exatamente como as outras empresas do seu setor estão trabalhando. Fazer uma pesquisa de mercado certamente mostrará quais são os aspectos que precisam ser melhorados nos seus produtos ou serviços.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Marketing 9 Como me diferenciar no mercado?
Escrito em: 25/07/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...