fbpx

Vendas: 4 dicas para otimizar esse processo na sua empresa

Para as empresas que comercializam produtos ou serviços, aumentar o fluxo de vendas é um dos principais objetivos. Isso porque, para ter sucesso e lucro, as empresas precisam vender e aumentar suas projeções para o futuro.

Com o avanço da tecnologia e o surgimento do comércio online, como e-commerces e marketplaces, as empresas tiveram que reinventar seus métodos e estratégias de vendas, focando em diversos nichos e públicos mais abrangentes.

A concorrência cresceu por conta da facilidade de se abrir um negócio, o que fez com que a busca pelo destaque se acirrasse. O processo, consequentemente, também mudou e o funil de vendas foi adotado pelo Inbound Marketing para traçar uma estratégia assertiva de atração para as vendas, levando em consideração o estágio de ação do processo em que o cliente se encontra.

Para conseguir vender mais e em diferentes ambientes, é preciso ter um processo de gestão de vendas eficiente. Tal gestão lida com os produtos e serviços, e com os recursos humanos utilizados para conquistar, reter e vender para os clientes.

Para isso, trabalhar com a equipe de vendas e traçar estratégias inteligentes para chamar a atenção do cliente se fazem necessárias, principalmente em uma realidade que abrange lojas físicas e virtuais.

Além de ofertar um bom produto e convencer o cliente de que o mesmo irá suprir sua demanda, é preciso que os vendedores entendam o cliente a fundo, conhecendo seus gostos e anseios para uma abordagem mais personalizada e efetiva.

Além disso, saber utilizar as ferramentas disponíveis atualmente para isso também é fundamental. Em suma, otimizar o processo de vendas é a saída para aumentar e melhorar suas vendas. Confira algumas dicas:

1. Invista em tecnologia

O mundo de hoje é tomado por tecnologias. Vender sem ter uma presença na web é estar para trás da concorrência. Sua empresa pode manter o sistema de loja física, mas é imprescindível adentrar para o sistema de vendas online, seja através do próprio site ou em um marketplace.

Cada vez mais os clientes buscam e realizam a compra de produtos ou a contratação de serviços através da internet. A agilidade e facilidade de se comprar pela internet é o que mais atrai consumidores para esse ambiente de vendas. E para dar o mesmo suporte ao cliente que é dado nas vendas presenciais, é importante investir em um chat para resolução de problemas e para tirar dúvidas dos clientes.

Invista também em mais de uma opção de pagamento para os compradores, pois isso aumenta ainda mais as chances de fechar negócio. Na internet, o uso de cartão de crédito ainda é a opção mais usada.

Sua empresa também pode inserir a tecnologia de outras maneiras, como a adoção de um software de gestão de vendas. O mesmo é capaz de dinamizar e auxiliar vendedores e gestores no processo de vendas, fazendo um controle específico das vendas realizadas diariamente.

Entre os dados que podem ser obtidos com o uso do sistema estão:

  • O alcance das metas, por parte dos vendedores;
  • A prospecção de clientes novos;
  • As regiões em que está atuando;
  • Entre outras funcionalidades relevantes para o processo de vendas.
  • Além disso, o vendedor tem a possibilidade de gerar um relatório semanal de vendas e de visitas.

2. Integre os processos

Muitos são os processos que estão inseridos na gestão de vendas, sejam diretos ou indiretos. Os departamentos precisam conversas e estarem alinhados com as ações e planejamentos de vendas.

É impossível não incluir o setor de marketing, de estoque, logística, entre outros com o de vendas em si. Todos são cruciais para que as vendas ocorram de fato. Uma boa gestão de vendas prioriza essa integração de dados, de pessoas e de processos. Para isso, mais uma vez, a tecnologia também pode ser útil.

Atualmente, existem sistemas que fazem essa integração dos dados. Os modelos mais conhecidos fazem parte dos chamados softwares ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa). Eles são usados para fazer essa integração de dados, possibilitando maior agilidade, produtividade e assertividade nas decisões.

3. Trabalhe a sua equipe

Sua equipe de vendas é o que faz com o que o seu negócio atinja seus objetivos de vendas. Por isso, a mesma deve ser muito bem treinada, supervisionada e estimulada pelos gestores e donos de negócio. É comprovado que um profissional bem capacitado consegue atingir mais e melhores metas, e no caso do setor de vendas o treinamento é fundamental.

Mesmo que o profissional tenha uma boa experiência no setor, é preciso que ele compreenda os objetivos da empresa, qual é o processo de vendas e suas etapas, o público-alvo da empresa, a linguagem que deve ser utilizada junto a eles, entre outros detalhes pertinentes e importantes para fechar negócio.

Para treinar a equipe de vendas, podem ser aplicados cursos, webinars, workshops, conferências e qualquer outra ação que permite a ela se atualizar sobre a empresa, os produtos e serviços que vende e sobre o mercado em geral.

Procure também preparar as demais equipes da empresa, levando constantemente os conhecimentos de mercado, produtos, serviços e clientes além das pertinentes para cada setor. Integre-os sobre o trabalho de cada setor e de como cada um pode se ajudar mutuamente.

Aproveite também para manter seus colaboradores sempre motivados, com feedbacks constantes, dando oportunidades de crescimento, de aprendizado, valorizando feitos positivos e proporcionando um ambiente leve e saudável para trabalhar. Tudo isso influencia diretamente na produtividade dos seus vendedores e da equipe em geral.

4. Não deixe de investir no seu relacionamento com o consumidor

Mesmo após efetuar uma venda e tornar do consumidor o seu cliente, o trabalho está só começando. Manter um cliente assíduo é garantia de que ele comprará mais coisas em sua empresa e ainda trará mais clientes. Por isso, invista no relacionamento com o seu consumidor, independentemente do estágio do funil ele se encontra.

Fale com o seu cliente sobre a satisfação dele com relação ao seu produto ou serviço, e ofereça novos descontos e vantagens em próximas compras. Você pode fazer isso através de e-mail marketing, chat, conteúdos nas redes sociais etc. Assim, verá que pode confiar em você e que esse relacionamento é vantajoso!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Vendas: 4 dicas para otimizar esse processo na sua empresa
Escrito em: 27/02/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...