O SaaS, ou Software as a Service, é uma nova forma de venda. Basicamente ele consiste na venda de um softaware como um serviço. O próprio nome já diz, Software como um Serviço. Assim, ele é um modelo de troca de serviços entre empresa e usuário, através da internet.
Mas, de que forma o SaaS se desenvolve dentro da sua vida? Como ele funciona, de fato? E, a pergunta sempre muito pertinente: É realmente seguro usar esse tipo de serviço? É sobre essa tendência digital e tecnológica, que está crescendo muito nos últimos tempos que falaremos.
O que é SaaS
O SaaS, software como serviço, é a venda de um software como um serviço. Esse serviço é desenvolvido apenas no meio digital, ou seja, na nuvem. Desta forma, a empresa não adquire um produto, mas um serviço e tem acesso através do pagamento de uma licença, como recorrência.
Essa é uma modalidade de aquisição de serviço que está crescendo muito em função das suas vantagens. Sendo as principais a agilidade e a praticidade.
Como funciona o SaaS
Para compreendermos melhor como funciona o SaaS, podemos dar um exemplo que está muito presente: a Netflix. O serviço de streaming oferece milhares de filmes, séries e documentários mediante o pagamento de uma licença, renovada todos os meses e que chamamos de mensalidade.
Assim, ao criar a sua conta na Netflix, você não compra um produto, mas um serviço. A empresa, por sua vez, oferta os filmes e também deve zelar pela qualidade do serviço. Ela precisa inovar criando atrações diferenciadas e atender demandas diversas com o intuito de sempre estar perto do cliente e mantê-lo fiel.
Quando o cliente não estiver mais satisfeito com o negócio, ele cancela a conta e não tem mais acesso aos vídeos disponíveis. Assim, ele não tem um produto, mas o acesso a um serviço. Ficou mais claro?
Então, é assim que os SaaS funcionam, com a aquisição de um serviço mediante o pagamento de licença ou por recorrência. Ou seja, o cliente tem acesso a softwares, sejam sistemas de gestão, de armazenamento e controle de dados e muito mais.
Trazendo para o mundo empresarial, percebemos que as empresas também vêm olhando para o SaaS com um pouco mais de carinho, uma vez que é muito mais vantajoso adquirir um serviço por tempo determinado do que comprar um produto de vez.
Modelos de venda
Existem versões pagas e gratuitas do SaaS, dependendo do que for ofertado. Um exemplo muito comum de SaaS gratuito são os serviços do Google que, para você ter acesso, basta criar uma conta de e-mail totalmente grátis.
São exemplos: Google Sheets para a criação de planilhas de dados, Google Docs para criação de arquivos de texto e Google Drive, para armazenamento de documentos, vídeos e outros.
Já o Microsoft Office, responsável pelo Word (para criação de texto) e Excel (para criação de planilhas), por exemplo, exige do usuário o pagamento de uma licença para uso dos softwares. Essa licença é renovada anualmente, mediante pagamentos mensais.
Em resumo, os principais modelos de venda são:
- Gratuito: mas com recursos limitados;
- Por planos: escolha os recursos que deseja e pague apenas por eles;
- Personalizado: aqui o fornecedor do Saas precisa conhecer as necessidades da empresa e oferecer o que fizer mais sentido para ela naquele momento.
Principais segmentos que utilizam o modelo SaaS
O SaaS está se popularizando bastante nos últimos tempos, em que a tecnologia cada vez mais se aprimora e oferece agilidade à gestão e experiência satisfatória do usuário. Assim, muitos segmentos se beneficiam com as vantagens do SaaS. Confira:
- Sistemas de gestão: gestão e até criação de empresas podem contar com um sistema de gestão no estilo SaaS.
- Big Data: empresas que precisam armazenar uma grande quantidade de dados;
- E-learning: sistema de aprendizagem online com oferta de cursos variados é um dos segmentos mais atuantes no SaaS.
- Aplicativos: todas as vantagens dos aplicativos atraíram muitos usuários e é claro que, pensando em agilidade e acessibilidade, o uso do sistema SaaS não poderia ficar de fora desse tipo de produção e consumo de conteúdo. São exemplos: app de podcasts, filmes, músicas etc.
Vantagens
Baixo custo
Se comparado às outras formas de adquirir um serviço, o SaaS é muito mais acessível, financeiramente falando. Com ele, a empresa não precisa comprar um produto, gastar com implantação, manutenção, solução de problemas; ela precisa apenas pagar a licença, de acordo com o plano escolhido e usar. Assim, questões burocráticas ficam por conta do provedor.
Mais tempo para a gestão
Outra grande vantagem do software como serviço é o tempo que o gestor ganha para lidar com questões mais importantes da empresa, já que não precisa se preocupar com pontos burocráticos do negócio.
O sistema pode ser acessado por várias pessoas e com a delegação de tarefas, sobra muito mais tempo e energia para focar em estratégias de crescimento do negócio, por exemplo.
Acessibilidade e agilidade
Como está armazenado na nuvem, o serviço contratado fica acessível para o usuário em qualquer lugar em que ele esteja, desde que tenha acesso à internet. E não apenas para visualização, mas também para alterações, facilitando muito o trabalho em equipe e manutenção de dados em tempo real.
Tempo é a moeda da atualidade e muitos gestores já percebem isso. Agilidade nas negociações, rapidez na manipulação de dados burocráticos, emissão precisa e fácil de informações são fundamentais para quem lida com um mercado em constante evolução.
Isso sem falar que o acesso remoto é totalmente compatível com a modalidade de trabalho que mais cresce nos últimos tempos que é o home office, também cada vez mais adotado pelas grandes empresas.
É seguro?
Os provedores do sistema SaaS garantem a segurança dos dados armazenados e das transações realizadas lá dentro. Certamente, o crescimento gigante desse modelo de serviço deve servir também como resposta para quem tem essa dúvida.
De toda forma, a negociação do serviço envolve uso de senhas e criptografia para dificultar a invasão e uso indevido das informações. Isso sem contar nas atualizações constantes, também levando em conta a melhoria da segurança e do serviço prestado.
Considerações finais
O que você viu aqui são os principais motivos pelo qual o SaaS crescendo tanto entre as empresas de todos os tamanhos. O fácil acesso, o baixo investimento e a agilidade na inclusão e no processamento de dados são grandes atrativos. É a tecnologia mais uma vez se mostrando como um apoio necessário para a criação e evolução dos negócios de vários segmentos.
0 comentários