Mais de 50 milhões de brasileiros desejam empreender nos próprios anos, revela pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o SEBRAE e com o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade).
E se você também faz parte dessas estatísticas, este artigo traz uma boa notícia: em 2025 a economia brasileira já apresenta desempenho positivo e oferece boas perspectivas para a abertura de diferentes tipos de negócios.
Mas por que abrir um negócio próprio? Será que empreender vale mesmo a pena? Quais são os negócios lucrativos para investir em 2025? Acompanhe o artigo a seguir e confira ideias criativas para conquistar a independência financeira e ter sucesso ainda este ano!
9 ideias de negócios lucrativos para investir em 2025
No tópico anterior apresentamos a você alguns setores que fizeram sucesso nos últimos anos e tiveram um crescimento expressivo no mercado global. Adiante, vamos te mostrar algumas sugestões de negócios lucrativos para investir em 2025, segundo as últimas tendências de consumo.
1. Loja virtual
As primeiras lojas virtuais foram lançadas entre 1995 e 2000 e de lá para cá se tornaram essenciais aos negócios. Elas quebram barreiras geográficas, ampliam as oportunidades de negócios e potencializam as vendas.
Afinal de contas, ter um negócio na internet significa atender clientes de todo o Brasil, ficar aberto 24 horas por dia e ainda oferecer uma experiência ao consumidor mais eficiente.
E tudo isso com muita economia, pois é possível trabalhar com estoque e quadro de funcionários reduzidos. Além disso, uma loja virtual também dispensa grande infraestrutura física para funcionar, o que torna o investimento mais acessível.
2. Importação e exportação de produtos
O comércio exterior também tem o seu lugar de destaque quando o assunto é negócios lucrativos. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, a exportação de produtos brasileiros alcançou o faturamento de US$ 71,74 bilhões no primeiro trimestre de 2022, seguidos de US$ 60,42 bilhões em importações para o mesmo período.
Esses dados revelam que a exportação e a importação de produtos também pode ser um excelente caminho para conquistar a independência financeira.
Contudo, investir no comércio exterior é algo extremamente burocrático, exige conhecimento especializado e muita organização financeira para ter sucesso fazendo negócios com outros países.
Nesse sentido, contar com um sistema de gestão empresarial com recursos integrados pode otimizar os processos da sua empresa de maneira eficiente. Com a ferramenta tecnológica certa, você vai conseguir monitorar as suas vendas, controlar o seu fluxo de caixa e o estoque em um só lugar.
Além disso, também vai poder profissionalizar o seu negócio emitindo notas fiscais e boletos de cobrança de forma descomplicada.
3. Mercado Pet
Impulsionado pela humanização animal e pelo aumento do número de adoções de cães e gatos, o mercado pet também representa excelentes oportunidades de negócios.
De acordo com a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), no Brasil existem mais de 139 milhões de pets, entre cães, gatos, peixes, aves e outros animais domésticos.
Em 2021, o setor teve um crescimento de 27% e as perspectivas para 2025 também são promissoras.
Embora seja puxado pelo setor de pet food (alimentação animal), o mercado pet também possui outros nichos interessantes para investir:
- Pet care: produtos de higiene, beleza, acessórios como coleiras, comedouros, bebedouros, etc.;
- Pet vet: atendimento veterinário e medicamentos;
- Pet serv: serviços para que contribuem com a saúde e bem-estar animal, como banho e tosa, adestramentos, creches e hotéis, passeadores e cuidadores de cães.
4. Segmento infantil
Agora, se você gosta de lidar com crianças, saiba que o segmento infantil também possui várias opções de negócios lucrativos. Um estudo realizado pelo Facebook revelou, inclusive, que o consumidor infantil tem grande influência nas decisões de compra da família.
Segundo a pesquisa, os pais se mantêm inclinados a adquirir produtos que seus filhos lhe pedem.
Prestar atenção a esse “pequeno detalhe”, portanto, pode contribuir para que você comece seu próprio negócio com o pé direito. E a boa notícia é que o mercado infantil é amplo e versátil, permitindo a abertura de vários tipos de empresas, tais como:
- Lojas de roupas infantis;
- Empresa de decoração e buffet para festas infantis;
- Alimentação saudável para bebês e crianças;
- Espaço para recreação infantil;
- Educação infantil, como escolas, cursos de idiomas, atividades pedagógicas, programação e robótica;
- Lojas de calçados infantis;
- Brinquedos.
5. Confeitaria gourmet
Ainda sem ideia de negócios lucrativos para investir em 2025? O mercado de bolos e doces gourmets cresce em todo o país e é considerado tendência no setor alimentício para os próximos anos.
A confeitaria gourmet usa ingredientes diferenciados e de qualidade em suas receitas, possibilita diferentes sabores, texturas e novas versões das tradicionais guloseimas.
Dessa forma, atrai os olhares do consumidor moderno e o pega pelo estômago. Aproveitar essa aceitação para empreender é uma excelente maneira de começar um negócio com um passo à frente da concorrência.
6. Produtos e serviços financeiros
Com o atual cenário econômico brasileiro, poupar dinheiro deixou de ser algo restrito aos mais afortunados e passou a ser uma necessidade de famílias de diferentes classes sociais.
Tanto é que investir, ter uma reserva financeira e economizar dinheiro são palavras em alta nos principais sites de busca.
Só para se ter uma ideia, a pesquisa EXAME/IDEIA mostrou que 33% dos brasileiros pretendem fazer uma poupança (reserva financeira) e fazer investimentos em 2025. Isso, por sua vez, torna o mercado financeiro um excelente investimento neste e nos próximos anos. Confira as possibilidades de negócios:
- Criptomoedas;
- Consultoria financeira;
- Mercado de ações;
- Administradora de consórcios;
- Investimentos a médio e longo prazos.
7. Marketing Digital
Hoje em dia o mundo é digital e com o marketing isso não seria diferente. Já não é mais possível apenas estar presente nos outdoors, cartazes e letreiros nas estradas e avenidas e acreditar que isso é suficiente para divulgar uma marca ou produto!
Com o consumidor cada vez mais conectado, é preciso levar diferentes tipos de negócios para a internet para que sejam encontrados pelo consumidor no momento em que ele precise.
É claro que esse é um tipo de serviço especializado, que requer formação na área, cursos de capacitação e muita habilidade. Todavia, ainda que você não seja mercadólogo, poderá investir no mercado de marketing digital, pois o setor é bem abrangente e oferece várias oportunidades:
- Social Media;
- Redator Web;
- Consultor de Marketing Digital;
- Criador de conteúdo para Youtube e TikTok entre outras.
8. Cosmetologia Natural
De acordo com a Forbes, o Brasil é o quarto mercado consumidor de produtos de beleza e cuidados pessoais do mundo, que incluem cosméticos naturais, orgânicos, veganos e artesanais.
Isso se deve graças à popularização das causas ambientais e à conscientização da população para a adoção de rotinas de cuidados que não façam mal à saúde.
Sendo assim, se você pretende ajudar as pessoas a recuperarem a autoestima de forma efetiva e saudável, saiba que apostar na cosmetologia natural também está entre os negócios lucrativos para faturar muito em 2025.
E ao aprender a produzir os seus próprios cosméticos naturais, você aumenta mais ainda a qualidade dos produtos e as chances de lucro. Confira a seguir o que vender nesse ramo:
- Maquiagens naturais;
- Sabonetes artesanais;
- Óleos essenciais;
- Shampoos e condicionadores naturais;
- Cremes hidratantes;
- Demaquilantes;
- Esfoliantes corporais;
- Perfumes sólidos;
- Desodorante caseiro, etc.
9. Brindes e produtos personalizados
Como o próprio nome já diz, os produtos personalizados levam vantagem na venda por se
diferenciar dos demais, quem nunca pensou em ter aquela caneca de café exclusiva ou aquela
camiseta com estampa única?!
O processo utilizado na fabricação destes itens pode ser a sublimação ou transfer.
O melhor é que para se fabricar esses produtos personalizados não é necessário um grande
investimento, bastando que você invista em uma impressora tanque de tinta, uma prensa
térmica e outros insumos como papeis, tintas sublimáticas e um pequeno estoque dos objetos
que você pretende trabalhar.
Dentre os itens mais conhecidos de itens personalizados podemos citar:
- Camisetas
- Canecas
- Canetas
- Bonés
- Chinelos
- Chaveiros
O mercado de produtos personalizados pode apresentar picos de vendas em períodos como
final de ano, já que nesta época é nosso costume presentear as pessoas amigas e parceiras do
decorrer do ano. Mas com criatividade no portfólio de produtos e prospecção de clientes é
possível ter demanda para o ano todo!
Características para ter um negócio lucrativo
Conforme você viu anteriormente, tornar-se o próprio patrão tem suas vantagens e desvantagens.
E para passar por cada uma delas com louvor é preciso muito mais do que ter capital para abrir o negócio, constituir equipe de trabalho e gerenciar os próprios horários.
É preciso também ter ou desenvolver características empreendedoras para ser bem-sucedido; confira as principais:
Ter capacidade de planejamento
Como ter um negócio bem-sucedido sem estabelecer objetivos, metas e prazos? Aliás, a capacidade de planejamento é uma das características mais importantes que todo empreendedor deve ter, pois o ajuda na compreensão de quais passos devem ser dados para chegar ao seu objetivo e alcançar bons resultados.
No entanto, para que isso seja possível é preciso contar com alguns indicadores de desempenho para acompanhar o desenvolvimento da empresa.
Ter proatividade
Um bom empreendedor precisa estar sempre atento às oportunidades que possibilitam o crescimento do negócio. E mais do que isso. Ele precisa ter iniciativa para transformar essas oportunidades em vendas e dessa forma aumentar a lucratividade do empreendimento.
Ser persistente
A persistência também é uma característica que deve fazer parte da vida de todos aqueles que desejam investir em negócios lucrativos, pois diz respeito à capacidade de lidar com os desafios do dia a dia.
Tenha em mente que até empreendimentos bem posicionados no mercado enfrentam dificuldades. A grande diferença é que os seus donos optaram em não desistir diante de cada obstáculo enfrentado.
Portanto, que você consiga desenvolver a persistência e que essa característica te acompanhe em toda a sua trajetória empreendedora. Ser persistente e estar preparado para lidar com as adversidades certamente vai ajudá-lo a alcançar o sucesso profissional.
Capacidade de liderança
Quando se é funcionário de uma empresa, é possível ter um perfil executivo e não de liderança, é verdade. Todavia, quando se é dono do próprio negócio essa possibilidade não existe, já que você será o cabeça da organização e, portanto, terá que liderar equipes de trabalho e tomar decisões a todo o tempo.
Dessa forma, mesmo que coloque a mão na massa, não poderá negligenciar essa característica, pois o desenvolvimento da sua empresa dependerá de boas decisões. E das suas decisões. Além disso, não confunda liderar com mandar, ser autoritário. Liderar significa ser exemplo, motivar as equipes e fazer com que todos tenham vontade de alcançar bons resultados.
Possuir autoconfiança
Como passar confiança a respeito das decisões tomadas aos funcionários, clientes e fornecedores? Nesse caso, o melhor caminho é conhecer profundamente o próprio negócio e treinar uma comunicação interpessoal amigável e assertiva com todos os integrantes da empresa.
Dessa forma, todos saberão que você domina o que faz e terão mais confiança nas suas opiniões e decisões, o que é ótimo para atrair novos investidores e crescer.
Aprendizado constante
Querer estar sempre atualizado também deve fazer parte do rol de características natas ou adquiridas de um bom empreendedor. Até mesmo porque buscar novos conhecimentos que melhorem a gestão da empresa pode profissionalizar o negócio e oferecer a ele um diferencial competitivo perante a concorrência.
Estar aberto a novos aprendizados traz ainda uma vantagem interessante, que é identificar novas oportunidades de mercado e inovar. Portanto, sempre que possível invista em cursos de capacitação profissional, em cursos de graduação e pós-graduação que façam sentido para o seu negócio.
Ser comprometido
Qual é a sua ideia de negócios lucrativos? Empreendimentos que geram resultados praticamente sozinhos sem muitos esforços? Se a sua resposta para esse questionamento foi afirmativa, tente reavaliar a sua decisão de abrir o seu próprio negócio.
Abrir uma empresa pode até oferecer uma determinada liberdade e flexibilidade a longo prazo, mas a curto e médio prazos exige comprometimento e dedicação total por parte do empreendedor.
Isso significa que até o negócio começar a dar lucros você terá que trabalhar mais do que deveria e gostaria. É preciso fazer sacrifícios em prol do negócio, ter espírito colaborativo, organização e responsabilidades para cumprir prazos estipulados.
Ser resiliente
Ser empreendedor também significa ter que saber lidar com o sucesso, mas também com o fracasso.
A resiliência, aliás, é a capacidade que o empreendedor tem de se adaptar às mudanças e às adversidades, mas ao mesmo tempo de estar sempre buscando alternativas para superar os obstáculos sem comprometer o seu emocional.
Gestão da qualidade
De acordo com o Sebrae-SC, uma pessoa com visão empreendedora também está sempre disposta a investir em melhorias para o seu negócio.
Isso inclui, por exemplo, adotar tecnologias para uma gestão empresarial eficiente, buscar o aperfeiçoamento dos seus produtos ou serviços e melhorar o atendimento ao cliente.
Ou seja, o foco de um empreendedor visionário será sempre a gestão da qualidade. Ao investir em melhoria nos processos da empresa, melhora-se os níveis de satisfação do cliente, o posicionamento da marca no mercado em que atua e consequentemente os lucros do negócio.
Como desenvolver essas e outras características empreendedoras?
Infelizmente nem todas as pessoas nascem com características empreendedoras, mas é possível desenvolvê-las por meio de cursos práticos em diversas áreas.
A boa notícia é que várias instituições de ensino promovem aulas teóricas e/ou práticas sobre diferentes assuntos e dessa forma alcançam um público-alvo bem abrangente. São eles:
SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)
Por meio do Portal Mundo SENAI vários empreendedores podem buscar qualificação profissional para aperfeiçoar os processos da sua empresa.
Há oportunidades nas áreas de logística, de alimentos e bebidas, mobiliário, vestuário entre muitas outras.
SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
Outra empresa que acredita que negócios lucrativos se fazem com conhecimento especializado é o SEBRAE. Anualmente a entidade promove o Empretec, curso que busca desenvolver características empreendedoras nos participantes, de forma a aumentar as chances de sucesso empresarial.
ENDEAVOR
A plataforma Endeavor, por sua vez, promove o curso de Finanças Básicas para Empreendedores. O principal objetivo dessa formação é ensinar o novo empreendedor a cuidar da saúde financeira da sua empresa, por meio do controle das entradas e saídas do seu caixa.
Negócios lucrativos: saiba como gerir corretamente
Viu só quantas ideias de negócios lucrativos para empreender em 2025? Contudo, tenha em mente que ser lucrativo por si só não é garantia de sucesso.
Para ter bons resultados com o seu empreendimento e garantir a longevidade dele no mercado, é preciso colocar em prática as dicas a seguir:
Escolha um nicho para atuar
Essa é a primeira dica para quem deseja abrir o seu próprio negócio: escolher um nicho de mercado para atuar.
E é justamente aqui que muitos empreendedores erram, pois deve-se escolher o setor de mercado por afinidade e não apenas pelos bons lucros que o negócio pode oferecer.
É claro que escolher negócios lucrativos, bem aceitos pelos consumidores e com ideias já consolidadas no mercado é importante para se ter um bom retorno financeiro.
Sem dúvida alguma! Contudo, a chave do sucesso é escolher um ramo de atuação alinhado com o perfil do empreendedor, com suas habilidades.
De nada adianta, por exemplo, investir no mercado infantil e não gostar de trabalhar com crianças. Da mesma forma, investir em confeitaria gourmet e não gostar de cozinhar. Nem sempre a tendência de negócio da vez vai ser a melhor opção para você. Pense nisso e antes de abrir, busque o equilíbrio.
Faça uma boa pesquisa de mercado
Conhecer o público-alvo, concorrência, fornecedores, preços praticados no mercado, produtos e/ou serviços similares é o primeiro passo para investir em qualquer tipo de negócio.
Com uma boa pesquisa de mercado você passa a conhecer quais fatores externos podem impactar o seu negócio, detecta novas oportunidades para inovar e define os melhores caminhos para superar os obstáculos.
Otimize a sua gestão financeira
Otimizar a gestão financeira da empresa é essencial para que o negócio se torne sustentável a longo prazo. Não ter controle financeiro ou controlar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa em planilhas eletrônicas é um dos erros mais comuns entre empreendedores novatos.
Isso porque não ter controle nenhum ou controlar de maneira manual as movimentações financeiras da empresa toma tempo, exige contratação de pessoal e é um processo que está sujeito a erros.
Se não forem identificados e corrigidos a tempo, inclusive, podem gerar sérios prejuízos financeiros ao negócio.
Por outro lado, um software de gestão financeira como o eGestor pode aumentar a lucratividade da empresa. Afinal, a ferramenta tecnológica reúne em um único lugar todas as informações que o gestor precisa para bem administrar o seu negócio.
Ele possui recursos integrados que possibilitam a gestão do fluxo de caixa, das contas a pagar e receber, das vendas e de vários outros processos estratégicos do negócio. Adaptável, a ferramenta simplifica a gestão de micros, pequenas, médias e grandes empresas.
Vantagens de investir em um negócio próprio
Buscar novos desafios, reconhecimento profissional, ter mais flexibilidade de horários: vários são os motivos que levam milhares de pessoas a buscarem por negócios lucrativos para investir.
Além disso, tornar-se o próprio chefe também é uma excelente maneira de deixar fluir a criatividade, ter mais independência financeira e lidar com escolhas profissionais equivocadas.
Mas é claro que além desses benefícios, abrir o próprio negócio também oferece outras vantagens interessantes, a saber:
- Escolher a própria equipe de trabalho;
- Tomar as próprias decisões a favor do negócio;
- Gerar empregos;
- Trabalhar com o que realmente gosta;
- Poder trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar;
- Ter mais tempo livre para estudar, para se dedicar à família ou para cuidar da saúde;
- Ganhar mais;
- Traçar suas próprias metas de crescimento.
Desvantagens de empreender
Como nem tudo são flores, abrir o próprio negócio também tem lá suas desvantagens. Ainda que você faça uma escolha assertiva entre as várias opções de negócios lucrativos, certamente a sua decisão exigirá esforços para que obtenha o sucesso.
- Investimento financeiro inicial para abrir o empreendimento;
- Burocracia para legalizar o negócio;
- Responsabilidades ilimitadas;
- Ganhos variáveis;
- Incerteza diante de um cenário econômico instável;
- Jornada de trabalho exaustiva no início;
- Riscos e obstáculos.
Negócios lucrativos nos últimos anos
Agora que você já sabe que é preciso ter características empreendedoras para administrar negócios lucrativos, é hora de conhecer os setores que mais se destacaram nos últimos anos. Assim, poderá ter uma noção de onde investir o seu dinheiro para ter sucesso ainda em 2025!
- Alimentação vegana e vegetariana: de acordo com a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), aproximadamente 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos;
- Segmento de informática: só em 2020 o setor faturou R$ 814 bilhões, o que representou um aumento de 2,7% quando comparado ao ano anterior;
- Games e acessórios: em 2020, graças à pandemia da COVID-19, mercado de games faturou R$ 851 bilhões;
- Mercado pet: em 2021, setor cresceu 27% com relação a 2020, alcançando o expressivo faturamento de R$ 51,7 bilhões.
- Delivery de comida: setor cresceu 149% em 2020;
- Bem-estar: em 2021 o setor de saúde, beleza e bem-estar faturou mais de R$ 9 bilhões.
Conclusão
Neste artigo você conheceu 9 ideias de negócios lucrativos para investir em 2025. Todavia, aprendeu também que bons investimentos se fazem com ferramentas tecnológicas práticas e acessíveis, capazes de simplificar a gestão administrativa e financeira de diferentes tipos e tamanhos de empresas.
Conte com os recursos integrados do sistema eGestor, monitore as suas vendas, controle o seu financeiro, o seu estoque, emita notas fiscais, boletos e tudo o que mais precisar para empreender com sucesso.
0 comentários