fbpx

Loja de artigos para bebês: 5 dicas para montar uma

Quando você começa a desenvolver uma ideia de negócio, muitas dúvidas surgem. Desde as mais simples, como o que exatamente você irá vender, até as que envolvem muita pesquisa e paciência para entender toda a parte burocrática da abertura da loja. Todas estas questões devem ser levantadas e respondidas para que você tenha informações confiáveis para montar o seu plano de negócio. Para auxiliar você na organização desse processo, veja agora 5 dicas de como montar uma loja de artigos para bebês.

Dica 1 – Esteja por dentro do mercado

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil nascem cerca de 5 bebês por minuto. Grande parte das famílias destes bebês gastam em média 5 mil reais com o enxoval. Agora, imagine você o quanto este mercado se mantém em um crescimento constante. Essa informação é valiosa e positiva para você, mas lembre-se de manter os pés no chão e afunilar estes dados para a região onde você pretende montar sua loja de artigos para bebês.

Estude o máximo de informações que puder. Vale pesquisar na internet (busque sites com pesquisas verdadeiras e confiáveis), perguntar a outros lojistas conhecidos (concorrentes diretos ou similares) e consultar o máximo de profissionais possível, como contadores, administradores e analistas de mercado.

Conheça também os seus concorrentes, em que áreas do bairro ou da cidade eles estão localizados, como se comunicam com o público, se possuem loja virtual ou só física e faixa de preço. Estas são apenas algumas questões a pesquisar, mas são valiosas para você saber em que terreno está pisando.

Dica 2 – Segmente seus produtos

Nada impede você de abrir uma grande loja com artigos variados, desde o enxoval da mãe e do bebê até vestuário para crianças de 12 anos. Mas as pesquisas que você levantar lá na etapa de “saber tudo sobre este mercado”, são válidas aqui, na hora de segmentar os produtos que você irá oferecer na sua loja.

Considerando a quantidade de produtos que surgem para este mercado, as chances de bons resultados serão maiores e mais assertivas se você afunilar sua oferta de produtos e oferecer o que mais está em falta no mercado da sua região.

Ainda de acordo com o IBGE, os produtos que os pais buscam durante o primeiro ano de vida do bebê são os que mais movimentam o mercado. Com essa informação, você começa a definir se irá trabalhar com vestuário, móveis, acessórios, lembrancinhas ou tudo isso junto.

Lembre-se também que o mercado de artigos para bebês é sempre muito variado, repleto de novidades tecnológicas e ecologicamente corretas. Cada vez mais as famílias buscam soluções funcionais, saudáveis, inovadoras e seguras visando à qualidade de vida do bebê e a praticidade do dia a dia.

Dica 3 – Abertura da empresa (Exigências legais)

Muito bem, sabendo “quem é” a sua empresa dentro do mercado de artigos para bebês e o que irá oferecer, é hora de lidar com a parte burocrática da abertura da empresa.

São diversas etapas necessárias e sabemos que pode ser um pouco complicado entender cada uma delas e seus detalhes, por isso, é fundamental que você pesquise e contrate um bom escritório de contabilidade para orientá-lo e realizar estes processos para sua loja.

Você terá que regularizar documentação para as seguintes etapas:

  1. Consulta comercial;
  2. Busca de nome e marca;
  3. Arquivamento de contrato social;
  4. Solicitação do CNPJ;
  5. Inscrição Estadual;
  6. Alvará de licença e Registro na Secretaria da Fazenda;
  7. INSS.

Cada tipo de negócio demanda necessidades diferentes, portanto, seu contador irá orientar sobre cada etapa para o seu segmento.

Loja de artigos para bebês pode ser MEI?

Sim, uma loja de artigos para bebês enquadrada no CNAE 4789-0/99 – Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente, pode ser MEI.

A loja de artigos para bebês que opta por ser MEI se enquadra no Simples Nacional, Anexo I, sendo suas alíquotas de imposto entre 4% e 19%.

Dica 4 – É hora de definir a comunicação visual

Esta etapa é tão importante para sua marca quanto as anteriores. Na verdade, uma agrega valor à outra. De nada adianta você preparar todo o terreno sabendo tudo sobre o mercado atual de artigos para bebês, montar uma loja repleta de produtos inovadores se você não souber atrair o seu público-alvo para a compra.

Para ajudar você com tudo isso, procure uma agência de comunicação ou profissionais de comunicação e marketing freelancers. Esta será a fase de vocês conversarem e reunir informações para montar a identidade da sua marca (logotipo, slogan, posicionamento no mercado) e um planejamento de comunicação e marketing para ser seguido por um período a definir.

A comunicação da sua loja de artigos para bebês também vai incluir as propagandas que você fizer, meios de comunicação que sua loja irá aparecer, mídias sociais, relacionamento com seu público em potencial e com seus clientes e muito mais. Tudo isso sendo constantemente monitorado para analisar se está trazendo resultado e continuar no caminho certo ou mudar de direção.

Dica 5 – Tenha uma ferramenta de gestão inteligente

Até aqui foi tudo bem planejado e organizado, certo? Agora é hora de pensar na praticidade e organização do seu dia a dia na loja. Serão diversas coisas para administrar, exigindo seu controle e análise, como:

  • Controle de estoque;
  • Controle de compras e vendas;
  • Notas Fiscais;
  • Rotinas financeiras;
  • Permissões de acesso às informações.

Além destas necessidades básicas na gestão de um estabelecimento comercial, contar com um software de gerenciamento traz muitas outras vantagens. A começar que nele você reúne em um só lugar todas as informações da sua loja de artigos para bebês.

Ter estas informações reunidas e integradas possibilita a geração de relatórios para análises de todos os aspectos da sua loja. E com toda essa informação organizada você terá mais tempo para focar nas estratégias de crescimento do seu negócio.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado no processo de planejamento da sua loja de artigos para bebês. Convidamos você a assinar nossa newsletter e continuar acompanhando dicas de gestão para pequenos e médios empreendedores como você.

eGestor

O sistema de gestão empresarial eGestor permite com que você realize todas as funções citadas acima para a sua loja de artigos para bebês. O software ainda permite realizar o controle do fluxo de caixa e realizar um cadastro minucioso com as informações referentes a todos os seus clientes, fornecedores e transportadores. Você pode testar o sistema gratuitamente por 15 dias antes de assinar um contrato!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado no processo de planejamento da sua loja de artigos para bebês. Convidamos você a assinar nossa newsletter e continuar acompanhando dicas de gestão para pequenos e médios empreendedores como você.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Loja de artigos para bebês: 5 dicas para montar uma
Escrito em: 23/03/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

10 Comentários

  1. Thiago

    Muito bom esse Artigo com essas dicas valiosas realmente você tem uma direção a seguir na hora de equipar e montar sua loja.

    Responder
    • eGestor

      Ficamos muito felizes que você tenha gostado, Thiago. Pode contar conosco para mais conteúdos sobre empreendedorismo e gestão empresarial!

      Responder
  2. josi oliveira

    Estamos querendo montar uma loja de artigos para bebês. Gostei muito das dicas !

    Responder
  3. Márcia B. de Oliveira da Silva

    GOSTEI MUITO, BEM INTERESSANTE MUITO OBRIGADA.

    Responder
  4. joselia

    bom dia!
    minha duvida é quantas peças devo ter do mesmo modelo, estou começando agora neste ramos e não tenho ideia.

    Responder
  5. Francisco de assis sousa rodrigues

    Boa noite! Gostei muito e tou qerendo abrir uma loja em uma cidade população de 45 mil habitante.

    Responder
  6. Fabiane

    Estamos querendo montar uma loja de artigos para bebês. Gostei muito das dicas, vocês podem me ajudar?

    Responder
  7. rafa

    muito o comentario muito obriga ajudou muito

    Responder
  8. Katiane

    Muito bom essas dicas ajuda a abrir nossa mente.Vou abrir uma loja de artigo para bebês !E vai ser o maior sucesso!!!

    Responder
    • Lara

      Tenho um canal no YouTube onde falo sobre loja de bebê. Amei saber disso.
      Ótimas informações.

      Canal: Mahara Baby Center

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...