Existem 4 formas de controlar o ponto dos funcionários de uma empresa: o ponto manual, o mecânico, o eletrônico e o digital. Mas a dúvida que sempre fica é: qual é o melhor controle de ponto para a minha empresa?
Bom, primeiramente vamos esclarecer o que é um controle de ponto.
O controle de ponto é uma parte fundamental da gestão de uma empresa. Sem ele, é impossível realizar o controle das horas trabalhadas de todos os colaboradores, como, suas entradas e saídas. Assim, acompanhando também dados que compõem toda a folha de pagamento, como:
- Horas extras
- Faltas
- Atrasos
- Abonos
Esses registros são de extrema importância para manter o bom funcionamento da empresa e consequentemente a sua organização.
⚠️ Atenção: o ponto é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários, segundo o Art 74 da CLT que diz:
“Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)”
Quando você precisa escolher um controle para sua empresa, muitas opções podem confundir mais do que ajudar.
Mas calma! Pode ficar tranquilo que esse texto veio para te ajudar nessa decisão, mostrando os melhores controles de pontos e suas especificações.
Quais são os melhores softwares de controle de ponto?
É muito fácil controlar a jornada de trabalho dos seus colaboradores, tendo em vista a grande variedade de sistemas destinados a essa função.
Bom, dizer qual é o melhor controle de ponto depende exclusivamente da necessidade da sua empresa. Então, os gestores podem decidir qual o controle de ponto mais se adapta e atende a sua realidade.
Separamos alguns exemplos de softwares de controle de ponto para te ajudar a encontrar o que mais se encaixe na sua empresa.
- Ortep
- Tangerino
- PONTOTEL
- MARQ
- Control ID
- Factorial
- Pontomais
- Genyo
- PontoGo
Ortep
A Ortep possui mais de 60 anos de experiência no mercado de controle de ponto e acesso. O Fortime, sistema de ponto online da Ortep, é uma solução completa para facilitar a gestão da jornada de trabalho dos funcionários, com uma interface fácil, rápida e intuitiva, garantindo o controle de profissionais de RH, DP e empreendedores sobre o fluxo de registros de ponto dos funcionários.
Veja algumas funcionalidades do Fortime:
- Aplicativo para o usuário (registro de ponto pelo smartphone)
- Aplicativo Multiusuário (registro de ponto de vários colaboradores em um tablet)
- Dashboards analíticos, para compilação de dados vitais
- Geolocalização para registro de ponto remoto
- Ponto online e offline com sincronização automática
- Registro de ponto com confirmação por foto
- Gestão eficiente de horas extras, faltas e atrasos
- Integração com relógios de ponto certificados
- Banco de horas otimizado e simplificado
- Gestão de múltiplas empresas sem precisar deslogar
- Dispõe de 39 modelos de relatórios completos e automatizados
- Fácil controle de jornadas de trabalho presenciais, híbridas ou remotas
- 100% de acordo com a Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego
- Treinamento e suporte humanizado grátis
- Acompanhamento do primeiro fechamento de ponto sem custo
Tangerino
O Tangerino é um software de controle de ponto que tem recursos destinados à gestão de departamento pessoal. Assim, fornecendo recursos para controlar desde a admissão dos funcionários até o controle de toda a jornada de trabalho diária.
Possuindo também outras diversas soluções, como:
- Admissão Digital: Ocorre a centralização de todos os documentos do candidato e possibilita a comunicação com o próprio
- Controle de ponto digital: Controla todo a jornada de trabalho dos colaboradores de forma totalmente digital e prática
- Gestão de férias: Controla e valida as férias dos colaboradores com base na legislação trabalhista
- Clube de benefícios: Os colaboradores da empresa que utilizam o Tangerino têm acesso a cupons em mais de 25 mil lugares
- Holerite: Automatização do comprovante de pagamento dos colaboradores
- Gestão eletrônica de documentos: Ocorre o armazenamento, organização e compartilhamento dos documentos em um espaço 100% digital
- Central do contador: Centralização da comunicação com o contador, elevando a praticidade e transparência
- Sólides: Contêm a jornada completa do RH da empresa na plataforma, automatizando processos de busca por novos talentos
PONTOTEL
O PONTOTEL fornece um sistema completo de controle de ponto.
Assim, é possível registrar o ponto dos seus colaboradores, sem a necessidade de passar por processos repetitivos e cansativos.
Dentre as soluções do PONTOTEL, estão:
- Múltiplas formas de registrar o ponto
- Gestão de escalas
- Informações em tempo real
- Organização de afastamentos e atestados
- Sistema em nuvem
- Integrações de sistemas
MARQ.
A MARQ. é uma startup que desenvolveu um sistema de controle de ponto para auxiliar a rotina de empresas. Assim, o sistema simplifica os procedimentos da organização com métricas que impactam diretamente na tomada de decisões.
Dessa forma, além de fornecer o controle do horário de entrada e saída, a MARQ. fornece outras soluções, como:
- Departamento pessoal: Documentos/assinaturas, Reembolsos, Perfil do colaborador completo
- Benefícios Corporativos: Reduz o Turnover, Personalizável, Flexibilidade, Aplicativo único
- Produtividade e Engajamento: Termômetro de humor, Check-in, Feedbacks
- Recrutamento e Admissão: Admissão Online, Portal de Vagas
Control ID
A Control ID está desde de 2006 no mercado, focada no desenvolvimento de softwares para controle de ponto e segurança eletrônica.
Assim, ele fornece o sistema com o objetivo de auxiliar gestores a obterem informações específicas e precisas da jornada de trabalho dos colaboradores. Com isso, é possível manter a segurança e praticidade das operações.
Para eles, os recursos mais importantes de uma organização são as pessoas que trabalham. Por isso, oferecem um amplo suporte para que seja possível manter uma gestão eficiente.
Factorial
A Factorial tem como objetivo auxiliar a rotina de CEOs e gestores a controlarem dados importantes da sua empresa.
A empresa surgiu porque os fundadores sentiram que muito tempo era perdido com alguns trabalhos manuais. Entre eles estavam o controle de ponto, férias, contratos e folha de pagamento.
Através do sistema Factorial é possível realizar todo o controle de ponto da sua empresa de forma prática e automatizada.
Além do controle da jornada de trabalho, a Factorial possui outros benefícios, como:
- Gestão de talentos
- Folha de pagamento
- Integração com relógio de ponto biométrico
- Controle de despesas corporativas
- Gestão administrativa de RH e DP
- Integrações
Pontomais
O Pontomais surgiu com o objetivo de transformar o modelo manual e burocrático de relógio de ponto em um modelo tecnológico e prático. Assim, tornando os processos dos recursos humanos muito mais eficientes e precisos.
Dessa forma, além de fornecer um controle otimizado de pontos, o Pontomais também fornece outros demais benefícios, como:
- Admissão
- Férias e folgas
- Escaladas de trabalho
- Holerite
- Gestão eletrônica de documentos
Genyo
A Genyo busca facilitar a rotina das empresas e na relação com seus colaboradores.
Dessa forma, a Genyo desenvolveu uma plataforma de controle de ponto que tem integração com o relógio de ponto da Control ID.
Além disso, contém diversas soluções desenvolvidas para ajudar a sua empresa, dentre elas estão:
- Foto do momento do ponto
- Integração API com folha de pagamento
- Localização GPS e lugares permitidos
- Relatórios automáticos
PontoGo
O PontoGO desenvolve e comercializa um software de controle de ponto com soluções de ponto eletrônico e sistema de ponto online. Assim, variando de acordo com a necessidade de cada empresa.
A PontoGo possui uma plataforma para controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Além disso, oferece um sistema online para registro de ponto, controle de jornada e solicitações.
Além disso, fornece algumas soluções, como:
- Gestão: com esse recurso é possível realizar toda a análise de pontos dos colaboradores, dados de cadastro de colaboradores e os turnos previstos
- Gerencial: é possível construir toda a rotina do departamento. Ela pode ter as regras das jornadas de trabalhos e turnos e o cadastro de cargos e departamentos. Além disso, também gerencia toda a folha de trabalho dos colaboradores
- Controle: é possível controlar todas as solicitações de ajuste feitas pelos colaboradores, como pontos e abono
- Relatórios: com os relatórios é possível ter em mãos informações importantes para auxiliar as tomadas de decisões da empresa. Algumas informações importantes são a jornada detalhada, a jornada simplificada, o banco de horas e as horas extras
Tipos de controles de pontos
Manual
O ponto manual é um dos pontos mais antigos e com menor custo benefício. Ele é um caderno que todos os funcionários colocam suas horas trabalhadas nessa folha de ponto, como, pausa e saída. Assim, ainda é menos eficaz, porque permite alterações e facilita fraudes.
Segundo atualizações da portaria 671, ainda é possível que empresas tenham o ponto manual. Entretanto, é necessário um acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho que permita a adoção desse modelo.
Além disso, o ponto manual toma muito tempo na hora de fechar a folha de pagamento, porque os dados precisam ser digitalizados manualmente. Ou seja, podem ocorrer grandes falhas na hora de passar esses dados, podendo trazer prejuízos.
Ponto mecânico
O ponto mecânico é um tipo de ponto marcado em um relógio de ponto, onde cada um dos colaboradores possui um cartão. Esse cartão é inserido na hora de “bater” o ponto. O equipamento registra e imprime a jornada de trabalho, diferenciando os registros regulares e irregulares por cores, como atrasos, por exemplo.
O ponto mecânico melhorou muito em comparação a outras formas de registro de ponto. Ele se mostra mais eficaz do que usar um caderno para controlar a jornada de trabalho. Por outro lado, continua sendo uma modalidade sujeita a erros na hora de realizar a digitalização das informações.
Relógio de ponto eletrônico
O relógio de ponto eletrônico permite o registro do ponto usando cartão magnético ou biometria do colaborador. Assim, a marcação do ponto é feita através do relógio de ponto. Esse relógio grava todas as informações de entrada e saída dos colaboradores através do cartão pessoal, de forma digital.
Porém, um ponto negativo é que existe chance de fraudes. Isso porque o relógio não sabe se quem está utilizando o cartão é o titular.
Por outro lado, o ponto por biometria ou reconhecimento facial tem alta precisão, sendo quase impossível que ocorra erros ou fraudes.
Ponto digital
O ponto digital é a forma mais atualizada e prática de registrar o ponto. Nesse formato é possível realizar o controle de ponto online, eliminando a necessidade de qualquer registro físico.
Dessa forma, o ponto digital tem como vantagem não precisar de aparelhos físicos, porque tudo é feito de forma digital.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que o ponto digital facilita a rotina de empresas que possuem colaboradores em home office. Isso porque apenas com registro de foto e localização, é possível registrar toda a jornada de trabalho.
As pessoas também perguntam
Porque o controle de ponto manual não é mais permitido?
O controle de ponto manual é permitido para empresas, não sendo obrigatório utilizar o ponto eletrônico. Porém, o controle manual é pouco eficaz, podendo surgir erros ou fraudes.
Como escolher o relógio de ponto?
Existem alguns passos para escolher o relógio de ponto, confira:
- Compreenda as necessidades da sua empresa
- Faça uma análise de mercado e custo benefícios
- Conheça os recursos e soluções fornecidas.
- Confira o suporte técnico
- Confira a legalidade do aparelho
- Avalie a precisão e segurança
- Confira o modo de utilização
O que diz a CLT sobre controle de ponto?
O Art 74 da CLT impõe o registro do horário de trabalho dos colaboradores. Esse pode ser feito em registro manual, mecânico ou eletrônico.
0 comentários