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Montar uma vitrine: 10 dicas para uma mais atraente

A vitrine de uma loja é como seu cartão de visitas, ou ainda o convite para que o passante, seu potencial cliente, entre e conheça a variedade de peças e objetivos comercializados dentro da empresa. Seja de uma loja de roupas, de sapatos, de móveis ou de decoração, montar uma vitrine requer muito planejamento, para contribuir positivamente com o cotidiano da empresa sendo.

Portanto, é essencial que sua montagem siga algumas dicas e regras básicas para atrair e convencer o público a entrar.

Quer montar uma vitrine mais atraente para a sua loja? E mais do que isso, atrair dezenas de novos clientes trabalhando corretamente com um recurso que já está disponível na sua empresa? Leia atentamente a todo este artigo e coloque cada observação em prática a partir de já!

Pode até parecer que não tem problema, mas esse tipo de situação pode passar uma boa ou má impressão da loja no geral.

O que é vitrinismo?

O vitrinismo é o uso de métodos e conhecimento para montar uma vitrine da melhor forma possível. É possível dizer que o vitrinismo é a arte de montar uma vitrine.

Ele se utiliza da teoria das cores e até de gatilhos para estimular compras. Assim, o vitrinismo consegue aproveitar todo o ambiente, o conhecimento sobre o público alvo e a identidade da marca para montar uma vitrine que é atrativa de verdade.

O que precisa para montar uma vitrine?

Obviamente o que se precisa para montar uma vitrine é o seu produto, e isso quer dizer muita coisa. Aqui estamos falando de como montar uma vitrine atraente e isso não é muito difícil. Você pode usar cores que chamam a atenção, até elementos móveis, que captam o olhar.

Mas mesmo assim, o seu produto é o centro da vitrine?

Considere uma loja de óculos de sol: no verão é possível fazer uma vitrine temática de praia, com areia, um manequim com roupa de banho, boias… enfim, tudo relacionado com o tema. Mas a loja vende óculos, eles serão o principal foco de quem passa por essa vitrine?

Ou seja, o que você precisa para montar uma vitrine é dar o foco necessário ao produto que se quer vender.

montar uma vitrine

Como montar uma vitrine atraente?

Para ficar longe de cometer erros que possam pôr tudo a perder com a sua vitrine, veja os passos e dicas que estão destacados a seguir e consiga atingir melhores resultados com uma organização pensada e planejada para atrair:

1. Para cada público, uma vitrine

A primeira dica e passo para montar uma vitrine atraente é considerar as características do seu público-alvo antes de simplesmente começar a composição.

Quem são, de fato, os seus clientes? Qual a faixa etária e classe social? Responder tais perguntas lhe dará uma base segura, entretanto, é preciso ir além, certo?

2. Antes de montar uma vitrine, limpeza

Pode ser a vitrine mais linda e bem montada do mundo, mas se ela estiver com alguma mancha, poeira ou teia de aranha, todo o trabalho vai por água abaixo!

Não é nada aceitável expor peças em locais sujos, e o seu cliente com certeza perceberá se isso acontecer, prejudicando, desta forma, suas vendas e o seu negócio como um todo.

Pense, por exemplo, no vidro: ele é uma parte da sua vitrine. Dessa forma, mantê-lo limpo faz parte de montar uma vitrine atraente.

3. Saiba explorar todo o espaço para montar uma vitrine

Seja uma vitrine grande ou uma pequena, o que importa mesmo é saber aproveitar o espaço, e não o tamanho.

Planeje montar uma vitrine com o layout real, sempre se baseando em suas medidas oficiais. E, jamais deixe de explorar um canto ou outro achando não ser necessário, afinal, neste espaço todo bom aproveitamento é bem-vindo.

4. Use a iluminação como sua aliada para montar uma vitrine

Outro ponto importantíssimo e que muitas vezes é menosprezado na hora de se montar uma vitrine é a iluminação. Porém, esta, quando bem trabalhada, é uma verdadeira aliada, por isso a dica é não perder tempo nem a oportunidade!

Saiba quais partes iluminar e dar foco, trabalhe com a movimentação das luzes de modo a chamar mais atenção sem ser exagerado.

5. Faça pequenas alterações diárias

Evidentemente a vitrine deve ser trocada com determinado espaço de tempo, como 15 dias ou até mesmo um mês conforme o seu planejamento e a necessidade da loja.

Ainda assim, vale destacar que para torná-la sempre mais atraente aos passantes é sempre bom investir em pequenas alterações.

Desta forma, procure trocar uma ou outra peça da vitrine com maior frequência para atrair a atenção daqueles que passam pelo lugar todo dia.

6. Confira com atenção os preços ao montar uma vitrine

Um erro grave e comum dos comerciantes é colocar valores errados na hora de montar uma vitrine, podendo prejudicar, de diferentes maneiras, o andamento de uma venda.

Sendo assim, confira os preços colocados nas peças a fim de ter certeza que não existirá nenhum problema relacionado ao erro dos valores, por exemplo.

7. Nem para menos nem para mais

Outro ponto importante é que a vitrine deve ser aproveitada sem exageros ou sem espaços em branco. Realmente, nem para menos e nem para mais!

O espaço deve sim saltar aos olhos do passante e cliente, atraí-lo pelas muitas opções e assim por diante; entretanto, não deve deixar a pessoa confusa e sem entender a vitrine. Por isso, cuidado ao montar uma vitrine!

8. O meio da vitrine é a área mais nobre

Vale destacar ainda que o meio da vitrine sempre é o ponto mais nobre e de maior destaque onde as peças mais importantes são alocadas, uma vez que os olhos dos passantes chegam primeiro a esta parte.

Pense em uma atividade muito comum: a ida ao supermercado. Você já deve ter reparado (e se não, faça isso na próxima viagem) que alguns produtos estão sempre no mesmo lugar, na altura dos olhos. Normalmente eles são os mais caros, ou de uma marca mais famosa. Isso faz com que alguém com pressa, por exemplo, pegue o que está no seu campo de visão. Assim, comprando o mais caro, ou o que traz mais faturamento para o negócio.

Defina com muito profissionalismo e segurança o que deve estar neste centro e otimize a sua vitrine para atrair ainda mais.

9. Harmonização em alta sempre

Também dê prioridade para a harmonização das peças na hora de montar uma vitrine. Faça com que elas se casem, se completem e se unam na vitrine de uma forma que entusiasme o cliente.

Procure, para tanto, prestar atenção nas cores e tons, estampas e itens que estão sendo colocados de modo a fazer com que exista toda essa harmonia, certo?

10. Planeje com os olhos voltados para o calendário

Por fim, lembre-se sempre de traçar o planejamento com os olhos voltados ao calendário explorando datas comemorativas. Algumas datas, como dia das mães, dia das crianças, dia dos namorados, são ótimas para movimentar melhor o seu negócio.

Existem datas que podem, inclusive, dobrar a quantidade de vendas. Uma delas é o Natal, todo mundo compra algo no Natal. Dessa forma, em uma data comemorativa importante para sua empresa, monte uma vitrine pensando na temática.

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3 erros comuns de se ver nas vitrines

Veja quais são os erros mais comuns de se ver pelas ruas e shoppings e avalie se eles acontecem dentro da sua loja também, para assim evitá-los:

Falta de organização

O primeiro e mais evidente e assustador erro ao se compor uma vitrine é deixá-la bagunçada, sem nexo ou sentido para quem está passando.  

Muitas vezes a vitrine até chama a atenção sim, porém isso não é nem um pouco positivo visto que este tipo de “chamar a atenção” é no sentido de obter comentários como “Que lugar bagunçado” e assim por diante.

E você não quer que os passantes e potenciais clientes tenham essa impressão da loja, certo?

Não segue as tendências

Outro equívoco bastante comum e que não passa despercebido pelos clientes é a falta de seguir tendências. É claro que a loja pode sim variar e oferecer opções diversas, não seguindo exclusivamente as modinhas.

Entretanto, deixá-las absolutamente de fora também não é uma decisão sábia. Se você abrir uma sorveteria em pleno inverno, ou oferecer sopa em um calor de 40º, será que combinam?

A vitrine oferece o que a loja já não tem

Por fim, entre a saga dos erros mais comuns de se encontrar nas vitrines das lojas está o fato de pôr em destaque aquilo que já não tem ou tem bem pouco, com numeração furada, por exemplo, no caso de roupas.

Além de ser desagradável para o cliente ter que esperar que sua peça seja retirada da vitrine, também é chato para aqueles que simplesmente escutam um “Esse já não tem em estoque”.

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Escrito em: 19/07/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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