Para você que está pensando em montar o seu próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso no Brasil, é fundamental ter em quem se espelhar. É importante conhecer histórias de empreendedores brasileiros que enfrentaram um cenário semelhante a empreendedores no país. Mas também que superaram obstáculos, persistiram em suas convicções e se tornaram referências não só no Brasil, mas no cenário do empreendedorismo em geral. E um destes empreendedores de sucesso, sem dúvida nenhuma, é Caito Maia, fundador da Chilli Beans, uma das maiores marcas de óculos do mundo.
Fundada em 1997, a Chilli Beans revolucionou a forma de vender óculos. Tirando assim a cultura de venda similar à farmácias, e passando a vender os óculos como acessórios de moda. Atualmente, existem mais de 750 lojas espalhadas por mais de 17 países, movimentando mais de R$ 500 milhões a cada ano.
A trajetória de Caito Maia
Nascido em 1969 em São Paulo, onde foi criado e passou toda a sua infância, Antônio Gomes Pereira Filho, também conhecido como Caito Maia, carregava consigo o sonho de ser músico. Logo aos 18 anos teve a oportunidade de estudar nos Estados Unidos em um curso de verão, na Faculdade de Música Berklee, em Boston.
Caito inclusive formou uma banda de rock, chamada de “Las Ticas Tienen Fuego”, a qual era vocalista e guitarrista. A banda, em 1996, foi indicada a uma das categorias do prêmio Video Music Brasil, do canal MTV. Mas, com o passar dos anos, Caito Maia percebeu que seria muito difícil viver exclusivamente da música e foi aí que seu espírito empreendedor começou a aflorar.
Em paralelo com a banda, Caito passou a comprar óculos escuros nos Estados Unidos e revendê-los no Brasil. Como o preço era mais justo possível, deixava seus compradores totalmente satisfeitos. Com a boa aceitação do público e um alto número de vendas, Caito Maia optou por ampliar o seu negócio e começou a revender também para lojas de comércio varejista.
Primeiros empreendimentos
Pensando nisso, surgiu seu primeiro empreendimento: a empresa Blue Velvet, atacadista de óculos. A empresa no seu primeiro ano de atuação conseguiu mais de 250 clientes do comércio varejista. Entretanto, por não ter nenhuma formação acadêmica, Caito passou a ter muitos problemas para administrar o negócio. E, sem um bom controle do fluxo de caixa da empresa, a Blue Velvet ficou extremamente fragilizada e acabou quebrando com a inadimplência de apenas dois de seus clientes.
Mas como todo bom empreendedor, Caito persistiu em sua ideia e conseguiu superar as adversidades. Após o fracasso de seu primeiro negócio, o empreendedor se viu com duas alternativas: retornar à sua banda ou então retomar as vendas de óculos escuros como varejista.
A solução encontrada por Caito Maia foi aproveitar parte do estoque que sobrou da Blue Velvet e montar um quiosque de vendas no Mercado Mundo Mix, que era um grande evento itinerante na cidade de São Paulo, voltado para a venda de roupas e acessórios. Vender óculos escuros no Mercado Mundo Mix o início da Chilli Beans. Tudo era feito com muito esforço e suor, e o foi justamente esta experiência que fez com que o empreendedor ganhasse a experiência que precisava. Na inauguração de sua loja o dia era chuvoso. Mas, esse contratempo não impediu a empresa de Caito Maia de se destacar entre todas as demais lojas do mercado Mundo Mix, e obter um grande volume de vendas logo na inauguração.
Para montar o estande no Mercado Mundo Mix, era necessário dar um nome ao quiosque. Caito gostava muito de pimenta, e com a ajuda do publicitário e amigo, José Caporrino, surgiu no ano de 1997 o nome “Chilli Beans”, que remete a um prato típico da culinária tex-mex (texana-mexicana) à base de pimenta e feijão.
O crescimento da Chilli Beans
O fracasso de sua primeira empresa, a Blue Velvet, serviu de lição para Caito Maia, e fez com que ele se precavesse contra uma nova crise financeira que poderia arruinar a Chilli Beans. A medida encontrada para ter um maior controle financeiro foi pagar a vista todas as compras com seus fornecedores de óculos.
Com o negócio organizado financeiramente, estava na hora de pensar na sua expansão. No ano de 2000, a Chilli Beans abriu o seu primeiro quiosque de vendas em um shopping e no ano seguinte teve a sua primeira franquia. Atualmente são mais de 750 lojas espalhadas por países como Portugal, Tailândia, Caribe, Colômbia, Chile. Emirados Árabes e Estados Unidos, Angola e Kuwait. Dessas mais de 50 lojas.
Além de óculos escuros, a Chilli Beans passou a oferecer outros produtos para seus clientes como bolsas e mochilas em 2011. Com os diversos licenciamentos realizados com outras empresas ao longo de seus 20 anos de história, atualmente a marca Chilli Beans já se encontra em roupas íntimas, bicicletas, guitarras e chinelos das empresas licenciadas.
Self Service
Caito Maia trouxe com a Chilli Beans um novo conceito de comercialização de óculos escuros. Mas, também, um novo conceito de consumo por parte dos clientes. A Chilli Beans fez com que os óculos não fossem mais intocáveis nas prateleiras. Assim, sendo exibidos de uma forma muito mais livre para que os consumidores possam tocar e experimentar o produto antes de efetuar a compra.
Este é o conceito do atendimento Self Service ou serviço próprio. Esse que posteriormente também foi adotado por restaurantes, em que os clientes poderiam servir a sua própria comida, por exemplo.
Nas lojas também é possível encontrar produtos totalmente personalizados de acordo com o gosto de cada cliente: modelo com detalhes em ouro, lentes com as mais variadas cores, produtos dos mais variados tamanhos, dentre outros diferenciais.
Outro aspecto que tornou a Chilli Beans uma das maiores marcas da América latina no seu ramo de atuação é o fato de a cada 45 dias, a marca lançar uma coleção diferente para atrair cada vez mais consumidores.
A Chilli Beans, portanto, não vende óculos escuros como ótica, mas sim como um estilo para os seus clientes.
Premiações de Caito Maia
Desde o seu surgimento, a Chilli Beans ganhou enorme reconhecimento mundo a fora e recebeu diversos prêmios em relação ao empreendedorismo. Confira alguns deles:
- “Melhor loja de inovação do mundo”, pelo Retail Design Institute, em 2012
- “Prêmio Melhor em Acessórios”, pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, em 2016
- “Melhor Franquia do País”, pela ABF (Associação Brasileira de Franquias), em 2015
- “Os mais importantes do varejo”, do Grupo Padrão, em 2015
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