fbpx

5 estratégias de planejamento para montar uma loja virtual

Investir em uma loja virtual pode ser uma excelente oportunidade de negócio, tendo em vista que o comércio eletrônico cresce de forma expressiva no Brasil.

De acordo com um relatório divulgado pela Ebit, empresa de informações sobre o varejo eletrônico nacional, a previsão é que até o final de 2017 o e-commerce brasileiro tenha um crescimento nominal de 12%, com um faturamento de R$ 49,7 bilhões.

Diferentemente de diversos segmentos que sucumbiram à crise econômica, o comércio eletrônico é um dos poucos setores que andam na contramão desse cenário.

Especialistas acreditam que os preços competitivos em relação ao varejo físico, além da expansão do mercado de smartphones, que acaba atraindo novos consumidores, são os principais fatores que contribuem para essa estabilidade em relação aos demais setores.

Se você está interessado em investir nesse segmento e não faz ideia de por onde começar, nós vamos te apresentar 5 estratégias importantíssimas de planejamento para montar uma loja virtual.

💡 Você também pode gostar: Abrir uma empresa online: entenda todos os passos

1 – Faça pesquisa de mercado

Antes de qualquer coisa, você precisa escolher o mercado que oferecerá as melhores possibilidades de venda online. Parte do sucesso com as futuras vendas vem da decisão de trabalhar com um segmento que esteja em alta e tenha oportunidades de crescimento.

A escolha do mercado precisa ter embasamento em pesquisa de mercado. Uma ótima opção para descobrir se o produto que você pretende comercializar é vendável, é ter como referência o Mercado Livre, que é a maior comunidade de compra e venda online da América Latina.

Lá, você consegue saber se seu produto tem volume de venda e se o mercado está aquecido ou não. Dependendo do seu nicho de mercado, vale a pena fazer um curso de loja virtual para aprender a encontrar os melhores fornecedores, mapear a concorrência e fazer o planejamento de loja virtual.

2 – Escolha uma plataforma de e-commerce eficiente

Após definir o seu produto, procure por uma plataforma que opere com SaaS (Software as Service) ou Software como Serviço. Esse método possibilita que você pague um determinando valor que corresponde ao uso dos serviços oferecidos, sem precisar comprar ou instalar nenhum programa ou ferramenta.

Umas das plataformas mais completas e eficientes do mercado é a Xtech Commerce, que oferece serviços com um baixo custo de investimento, possui alta tecnologia e está integrada aos principais marketplaces, gateways de pagamento e soluções logísticas.

banner-para-loja-virtual

3 – Precificação

Contrate uma plataforma de precificação como o Preço Certo, por exemplo. Ele funciona como ferramenta de formação de preços e análise de indicadores financeiros. Com isso, você consegue saber os preços praticados pelos seus concorrentes, além de elaborar um plano de execução para seu negócio e apresentar o custo de todo o processo de vendas do seu produto.

4 – Escolha um método de atração para seu negócio

Para o sucesso de qualquer negócio, você precisa atrair o seu cliente. Existem várias ferramentas como a SimilarWeb e a SEMRush, que oferecem serviços em Web Analytics para te auxiliar a entender melhor o seu público, colecionar, medir, analisar e providenciar estatísticas de envolvimento de utilizadores para websites e aplicações móveis.

Assim, você encontra as melhores palavras-chave do seu segmento e de que forma você pode trabalhar sua busca orgânica ou paga, por meio do Google Adwords e Facebook Ads.

5 – Escolha um bom parceiro ERP

Escolha um software de ERP completo para gestão do seu negócio. O eGestor, por exemplo, é uma ferramenta que facilita a gestão logística do seu e-commerce através de automação de nota fiscal, emissão de boletos com registro, emissão de relatórios, fluxo de caixa, controle financeiro e controle de estoque.

Essa é uma ótima opção para diminuir os gastos com contratações de profissionais e, consequentemente, aumentar sua margem de lucro.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 E-commerce 9 5 estratégias de planejamento para montar uma loja virtual
Escrito em: 25/09/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...