fbpx

Diagnóstico empresarial: entenda a sua importância e saiba como fazer

Fazer um diagnóstico empresarial é muito importante para a análise de desempenho da sua empresa nos mais variados aspectos.

Com a identificação de problemas e pontos positivos nos processos internos da empresa, é possível traçar um caminho a ser seguido no seu planejamento estratégico, de forma a tornar o empreendimento mais forte e mais preparado para as exigências do público, assim como tomar decisões baseadas em dados mais precisos.

Quer saber mais sobre o que é diagnóstico empresarial, qual a sua importância para as organizações e como fazer este processo de uma forma precisa em sua empresa? É sobre tudo isso que vamos tratar neste artigo!

Afinal, o que é um diagnóstico empresarial?

Diagnóstico empresarial nada mais é do que uma avaliação interna dos processos na empresa em todos os aspectos que envolvem o controle de estoque, vendas, parte operacional, marketing, controle financeiro, gestão de pessoas, dentre outras importantes questões no cotidiano do empreendimento.

A realização de um diagnóstico empresarial visa identificar possíveis fraquezas do negócio, como por exemplo: falta de lucratividade na empresa apesar do alto faturamento, um atendimento pós-vendas ineficaz, gastos maiores do que as despesas, desorganização no controle de estoque, estratégias de marketing ineficientes, dentre outros aspectos.

Essa identificação se dará a partir de uma série de levantamentos objetivos sobre a situação interna do negócio. Realizar este processo faz com que você possa planejar soluções para a sua empresa a partir de situações que realmente estão comprometendo o negócio, sem perder tempo com questões de pouca importância.

A partir de um diagnóstico empresarial você possui um melhor entendimento dos processos internos de sua empresa e recebe um direcionamento a ser seguido na implementação de novas ações estratégicas para corrigir os problemas e tornar seu negócio mais forte no mercado.

Quais os benefícios do diagnóstico empresarial para a sua micro ou pequena empresa?

O diagnóstico empresarial pode ser extremamente positivo para a sua micro ou pequena empresa. Especialmente se você ainda não possui um total domínio sobre as suas atividades e sobre os seus indicadores de desempenho, sobretudo por ainda se tratar de um estágio bastante inicial do negócio.

A realização de um bom diagnóstico pode auxilia-lo a entender de fato quais são os aspectos mais importantes que envolvem a gestão do negócio. Em muitos casos, os empresários não definem adequadamente quais são os fatores prioritários na administração de suas empresas e com isso acabam gerando gastos que poderiam ser evitados, comprometendo assim o orçamento empresarial.

Muitas empresas até fazem uma avaliação geral de seus processos internos, mas sem uma análise aprofundada de todos os setores, fica muito mais difícil identificar as causas de determinado problema. O diagnóstico empresarial portanto, possibilita essa visão mais específica e aprofundada dos processos de gestão.

Essa metodologia de avaliação também permite que você possa comparar o desempenho de sua empresa com ela própria, a partir da análise de outros períodos e a partir de então verificar se houve crescimento ou queda de produtividade, dentre outros aspectos.

Com essa análise, é possível verificar se existe viabilidade financeira para a realização de novas estratégias e se há possibilidades de crescimento e expansão do negócio.

Como fazer um bom diagnóstico empresarial?

Além de englobar todos os setores de sua empresa no processo de diagnóstico empresarial, é preciso identificar de fato quais aspectos devem ser realmente analisados em cada um dos setores. Que perguntas devem ser respondidas para avaliar cada um deles? Ter isso em mente é essencial para a realização de um bom diagnóstico.

Existem várias ferramentas para se realizar este processo de análise. Uma medida essencial e até mesmo imprescindível para manter a estabilidade da empresa é fazer um rigoroso controle do fluxo de caixa, registrando todas as movimentações de entrada e saída do orçamento.

Fazendo este controle, é possível enxergar com muito mais clareza de onde vem todas as receitas da sua empresa e para onde vão os gastos e as despesas. Portanto, um bom controle do fluxo de caixa ajuda a identificar possíveis fatores que levaram a empresa a situações de prejuízo financeiro.

O método de avaliação aplicado no processo de análise FOFA, que conforme a sigla, é voltada para a identificação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para a sua empresa, também é uma ótima alternativa, a medida em que a partir desses 4 fatores, se possui não só uma visão interna de seu empreendimento, mas também uma análise da concorrência e de seus possíveis diferenciais.

Veja um modelo dos principais fatores a serem analisados no processo de diagnóstico empresarial:

  • Estratégias a serem adotadas a um curto, médio e longo prazo;
  • Indicadores financeiros, como margem de lucro, DRE e fluxo de caixa. Para um bom gerenciamento deste processo, é recomendável a utilização de um bom sistema de controle financeiro;
  • Ferramentas de marketing utilizadas, como mídias sociais;
  • Processos de recrutamento e seleção de profissionais;
  • Treinamentos corporativos e retenção de talentos;
  • Logística;
  • Produção;

Outra ferramenta que pode ser utilizada para realizar o diagnóstico empresarial é o brainstorming, que nada mais é do que uma reunião de ideias por parte de todos os colaboradores da empresa, em que há uma troca de feedback entre os gestores e demais membros da equipe.

Estruturar a matriz GUT, que consiste em classificar os diferentes problemas empresariais em relação a aspectos como gravidade, urgência e tendência de agravamento, também pode ser uma ótima alternativa neste processo.

A matriz GUT é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas no processo de identificação dos problemas que precisam ser solucionados de uma forma imediata e das situações que podem esperar um pouco mais e que não causam um impacto tão significativo.

A importância da consultoria empresarial neste processo

Você como gestor do negócio, pode fazer por conta própria o diagnóstico empresarial interno e integrar todos os setores de sua empresa neste processo, de forma a procurar diferentes visões a respeito das fraquezas e pontos fortes da empresa nos mais variados aspectos e encontrar soluções de uma forma conjunta.

Entretanto, fazer essa análise sem o auxílio de uma empresa especializada em consultoria empresarial, pode tomar muito tempo de toda a sua equipe, que sendo assim pode acabar deixando um pouco de lado as questões operacionais do negócio.

Por isso, é totalmente recomendável terceirizar este serviço. Um serviço de consultoria empresarial pode trazer ainda outras vantagens para a sua empresa no processo de análise de desempenho:

Opiniões externas 

Com o diagnóstico sendo realizado por uma empresa especializada, é possível ter uma visão diferenciada e imparcial a respeito da sua empresa. Além disso, uma consultoria empresarial pode trazer novas ideias para resolver problemas antigos.

Acompanhamento de resultados

Realizar um diagnóstico empresarial com a sua equipe interna pode até ser benéfica para a identificação de possíveis problemas e para engajar os seus colaboradores em torno do crescimento empresarial.

Entretanto, este processo não é garantia de um acompanhamento recorrente para verificar se as novas estratégias que forem adotadas estão de fato solucionando os problemas diagnosticados.

Além da identificação dos problemas, uma empresa de consultoria empresarial presta um contínuo acompanhamento das ações planejadas tem possui um foco específico na melhora de resultados.

Feito todo o diagnóstico empresarial e a partir da identificação de possíveis situações que podem estar comprometendo a sua empresa, é preciso colocar a mão na massa para resolver os problemas, possuir um senso crítico e ter consciência de que a sua empresa de fato precisa melhorar em determinados aspectos!

Está precisando de um sistema informatizado para gerenciar os mais diversos processos em sua empresa? Conheça o eGestor, o software de gestão empresarial totalmente fácil e online para automatizar a gestão de seu negócio! Os primeiros 15 dias de testes no sistema são totalmente gratuitos!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Diagnóstico empresarial: entenda a sua importância e saiba como fazer
Escrito em: 06/04/18
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

2 Comentários

  1. Jardel Cardoso

    Um ótimo material sobre diagnóstico empresarial!

    Responder
  2. Maria Simão Lopes Ferreira

    Muito bom

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...