fbpx

Boletos vencidos, e agora? Veja como lidar com essa situação

Apesar das inúmeras facilidades em se realizar um pagamento com cartão de crédito, o número de consumidores que ainda optam por utilizar o boleto bancário é bastante grande no Brasil.

Por isso, se está pensando em iniciar um empreendimento, é essencial que entenda a importância de diversificar os métodos de pagamento no seu negócio. Para assim, dar a possibilidade de escolha ao cliente.

A emissão de boleto sempre foi uma maneira fácil e ágil para receber os pagamentos e, talvez por isso, ainda seja uma prática bastante comum no mercado.

Contudo, existem algumas dificuldades nesse sistema. Especialmente no que diz respeito ao pagamento do documento após o vencimento e que você precisa conhecer.

Quer saber como lidar com boletos vencidos no seu negócio? Então o post de hoje pode lhe ajudar. Acompanhe!

Por que oferecer pagamentos via boleto bancário?

O principal motivo de se utilizar o boleto bancário em qualquer negócio é, primeiramente, para oferecer mais opções ao consumidor; o segundo motivo é por que nem todos os clientes trabalham com cartão de crédito. Ou não tem o limite necessário no momento da compra.

Oferecer pagamentos por boleto não é nenhum retrocesso. Até porque, segundo dados da Febraban, todos os anos são emitidos cerca de 3,5 bilhões de documentos; o que prova que é uma modalidade bastante usual.

Como começar a emitir boletos bancários?

Para emitir boletos, a princípio, é necessário que a empresa possua uma conta bancária para receber os pagamentos. Hoje, no mercado, já existem sistemas de gestão capazes de integrar a emissão de boletos ao próprio sistema da vendas da empresa. Assim, permitindo a emissão rápida e ágil dos boletos online tão logo as vendas sejam registradas.

Quais as vantagens e desvantagens do uso de boletos?

A facilidade que o cliente e a empresa têm de emitir e imprimir os documentos que podem ser pagos em casas lotéricas, bancos ou estabelecimentos conveniados de qualquer lugar, é uma das vantagens do sistema.

Vejamos algumas outras vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Segurança na compra. Muitos clientes ainda são resistentes às novas tecnologias e preferem ter o comprovante de pagamento anexado a receber um e-mail de confirmação, por exemplo;
  • Baixo custo. não é preciso repassar os custos de administração aos clientes. E, o dinheiro é liberado para a empresa com pouco tempo, em geral até 48h após a confirmação do pagamento.
  • Taxas mais vantajosas. se comparado a outras formas de pagamento, como o cartão de crédito, as taxas envolvidas nas transações por boleto são mais baixas;
  • Multas e juros. existe a possibilidade corrigir os valores em casos de atraso, somando-se juros e multas;
  • Atrativo. é uma modalidade mais atrativa para clientes que preferem fazer pagamentos à vista ou tem insegurança na utilização do cartão ou outras meios virtuais de pagamento;
  • Possibilidade de desconto — fica mais fácil atrair o cliente com descontos em pagamentos via boleto;

Desvantagens

  • Demora na constatação do pagamento. pode chegar a cinco dias para a confirmação da venda;
  • Risco de desistência. é muito comum clientes chegarem a emitir o documento, mas desistirem da compra.

Qualquer empresa pode adotar os pagamentos por meio de boleto bancário?

A resposta é afirmativa. Tanto as pequenas, médias e grandes empresas podem se valer da utilização dos boletos para receber pagamentos.

Inclusive, essa é uma das maneiras mais acessíveis e descomplicadas de receber pagamentos. Diferentemente do que muitos novos empreendedores acreditam, não são apenas grandes empresas que podem utilizar o boleto, mas qualquer tipo de negócio, inclusive pessoas físicas.

Como lidar com os boletos vencidos?

Essa é a grande celeuma que envolve o recebimento de pagamentos por meio dos boletos. Muitos consumidores reclamam da dificuldade experimentada na hora de realizar o pagamento do boleto após o vencimento.

O fato é que, antes, quando o boleto estava fora do prazo de vencimento, ele só poderia ser pago nas agências do banco emissor. Assim, não eram raras as queixas de clientes que se viam obrigados a pegar longas filas nas agências, apenas para efetuar o pagamento.

Tal realidade acaba contribuindo para o atraso nos pagamentos, dada a dificuldade que se encontra na hora de quitar o documento.

Além disso, outro grande entrave dos pagamentos via boleto é a atualização do valor em caso de atrasos. É muito comum que haja a necessidade de reemissão do documento para que se possa efetuar o pagamento. Isso, porque é necessário acrescer no valor total os juros e multas pelo atraso.

Contudo, todas essas dificuldades deixam de existir a partir de agora, como o novo sistema integrado de pagamento de boletos. Entenda mais adiante.

O que é esse novo sistema de pagamentos?

Ele nada mais é do que uma medida adotada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para modernizar e otimizar o sistema de pagamento de boletos.

Esse novo sistema é uma base integrada de dados, na qual todas as instituições bancárias poderão inserir informações a emissão dos seus boletos.

Por meio dela, todos os bancos serão capazes de confirmar o pagamento do título, mesmo após o vencimento.

O que muda com a implantação do sistema?

A grande novidade do sistema é que, a partir de agora, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco. E não apenas no banco emissor, como era antes.

A expectativa é que a nova plataforma torne as transações por esse método muito mais segura e cômoda para o consumidor e para o empresário.

Segundo a Febraban, o número de fraudes na emissão de boletos diminuirá consideravelmente.

No entanto, as mudanças no sistema serão realizadas por etapas. O cronograma de mudanças usa como base o valor do documento, conforme explicamos a seguir:

Por fim, se está pensando em empreender, saiba que é fundamental gerir bem os métodos de pagamentos ofertados no seu negócio. Como vimos, os boletos ainda são bastante utilizados no mercado e, por isso, vale à pena ofertar essa modalidade aos seus clientes, ainda mais agora que sabe que com as mudanças no sistema, tudo tende a ficar mais seguro.

Então, quer se informar sobre esses e outros assuntos relacionados ao universo empresarial? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle de Estoque 9 Boletos vencidos, e agora? Veja como lidar com essa situação
Escrito em: 31/07/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...