dinâmica de grupo

Um clima organizacional influencia muito o desempenho de uma empresa e, a partir de como os colaboradores percebem o clima no dia a dia de trabalho, eles desempenham suas funções de maneiras diferentes. É muito comum qualquer empregado passar por certas tensões no trabalho, a sensação de não ser reconhecido, e o clima vai se tornando pesado e isso afeta de maneiras muito explícitas o sucesso ou o fracasso de uma organização. Quer saber mais sobre o que realmente é clima organizacional e como ele funciona no dia-a-dia das empresas? Acompanhe este artigo!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é como os funcionários percebem a empresa em que trabalham, é um conjunto de sensações e pensamentos que são comuns entre a maioria dos funcionários e influenciam diretamente na motivação e na satisfação em trabalhar em determinado local, tanto positiva como negativamente.

Pessoas que sentem uma empresa com um clima ruim não se motivam a trabalhar para ela no dia a dia e não se sentem satisfeitos, com isso, elas continuam sempre buscando outras oportunidades e não entram de cabeça no trabalho. Uma empresa é criada e formada por pessoas, por isso, cada organização tem um clima específico e diferente, mesmo empresas da mesma área e do mesmo porte podem ter climas e atmosferas completamente diferentes.

Guia de Gestão de Equipes

Clima organizacional por diferentes setores

Além do clima geral de uma empresa, existem também os climas de departamentos que tendem a mudar conforme as funções. Geralmente, uma equipe de marketing é mais espontânea e aberta do que um departamento jurídico e isso têm muito a ver com o tipo de trabalho e de formação dessas pessoas.

A mistura de todas essas características também forma o clima de uma empresa. Por ser algo muito subjetivo, existe uma grande dificuldade de se determinar um clima organizacional, já que, mesmo que o sentimento seja mais ou menos o mesmo, cada pessoa percebe ele da sua maneira e com a sua bagagem.

Para alguns autores da administração, o clima organizacional é influenciado por quatro grandes pontos: resistência à mudança, estresse, liderança e motivação. Por serem tantas coisas que influenciam um clima organizacional e, principalmente às pessoas que estão intimamente ligadas a essas características, um clima pode ser mutável, diferente da cultura organizacional, que é muito mais enraizada.

Por afetar diretamente a satisfação dos colaboradores de uma empresa e por isso afetar também a produtividade, é preciso medir o clima periodicamente, e isso pode ser feito através de questionários que avaliam alguns indicadores específicos. Os principais pontos a serem avaliados para que seja possível medir de fato o clima de uma empresa são: estrutura, responsabilidade, desafio, recompensa, relacionamento, cooperação, conflito, identidade e padrão.

O indicador da estrutura avalia como o colaborador enxerga as regras e os procedimentos da empresa, a responsabilidade avalia quanto o funcionário se sente livre para tomar decisões referentes às suas responsabilidades, o desafio mostra os riscos das decisões que são tomadas sobre suas tarefas e funções, a recompensa é como o colaborador percebe a recompensa que ele recebe por realizar um bom trabalho, o relacionamento é muito importante e mostra como está o convívio entre os funcionários, a proatividade é reciprocidade e a cooperação mostra quanto os colaboradores ajudam uns aos outros.

O indicador do conflito também é essencial para identificar como a empresa lida com problemas em geral. A identidade serve para mostrar se os objetivos do funcionário estão alinhados aos da empresa, isso é muito importante para ter uma engrenagem funcionando da melhor maneira possível. Por fim, o padrão avalia a percepção dos funcionários com a exigência da organização, baseada em processos e normas.

Muitas empresas, como o Google, são conhecidas por melhorarem o clima da empresa através de alternativas de descanso e lazer, ambientes agradáveis e benefícios como horários flexíveis e autonomia. Porém, melhorar um clima vai muito além de disponibilizar uma sala de descanso para os trabalhadores sem saber realmente quais são as necessidades deles.

Como o clima é algo percebido e subjetivo, existe sempre uma expectativa diferente entre os colaborados sobre o que a empresa deve ou não oferecer a eles, portanto, é muito importante realizar pesquisas para que o departamento de gestão de pessoas, junto à administração da empresa, entenda realmente quais ações irão fazer os seus colaboradores se sentirem motivados para trabalhar.

Os maiores influenciadores de um clima organizacional ruim são dificuldades de relacionamento, tanto entre pessoas da mesma equipe como entre diferentes áreas e até mesmo entre um gerente e seus liderados. A percepção dos funcionários é a chave para um bom clima organizacional, porém, é preciso realizar pesquisas de uma maneira sutil para que eles não se sintam pressionados a responder coisas positivas ou falsas sobre sua percepção, com medo de serem demitidos, por exemplo. Isso afeta ainda mais negativamente o clima da empresa.

Existem grandes instituições que trabalham com pesquisas de clima e contratar os serviços de uma empresa terceirizada para realizar essa pesquisa pode ser uma ótima saída. Os questionários normalmente são sigilosos e as empresas terceirizadas avaliam mais do que somente respostas de sim ou não.

Elas realizam um trabalho bem mais a fundo, com perguntas realmente efetivas que fazem com que os colaboradores respondam de forma verdadeira e sem pressão suas verdadeiras impressões sobre diversos aspectos da empresa em que trabalham.

O mais legal de empresas que realizam essas pesquisas de clima é que elas geralmente divulgam listas de melhores empresas, o que faz com que a gestão queira realmente mudar o clima interno para satisfazer seus funcionários e aparecer encabeçando essas listas, que são famosas no mundo todo.

As pesquisas entregam ao departamento de gestão de pessoas análises sobre diferentes aspectos da empresa na visão dos funcionários, como os fatores que fazem com que eles se sintam motivados; o que eles acham das práticas que são feitas na empresa; se estão alinhados com missão, visão e valores da empresa; se o relacionamento com os gestores é bom; entre outras coisas que fazem com que o departamento tenha muito material para conseguir trabalhar na mudança de aspectos ruins do dia a dia e com foco nas coisas que já estão dando certo.

Com isso, é possível melhorar a cultura e tornar a empresa um ótimo ambiente para se trabalhar.

Assista um vídeo do Sebrae sobre Clima Organizacional

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br