fbpx

Clima Organizacional: O que é?

Um clima organizacional influencia muito o desempenho de uma empresa. É a partir dele que os colaboradores percebem o clima no dia a dia de trabalho e desempenham suas funções de maneiras diferentes. É muito comum um empregado passar por certas tensões no trabalho, e isso afeta de maneiras muito explícitas uma organização. Quer saber mais sobre o que realmente é o clima organizacional e como ele funciona no dia-a-dia das empresas? Acompanhe este artigo!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é como os funcionários percebem a empresa em que trabalham. Ou seja, é um conjunto de sensações e pensamentos que são comuns entre a maioria dos funcionários. Esses influenciam diretamente na motivação e na satisfação em trabalhar em determinado local, tanto positiva como negativamente.

Pessoas que sentem uma empresa com um clima ruim não se motivam com o trabalho no dia a dia, e consequentemente, não se sentem satisfeitos. Com isso, elas continuam sempre buscando outras oportunidades e não entram de cabeça no trabalho. Uma empresa é criada e formada por pessoas, por isso, cada organização tem um clima específico e diferente. Mesmo empresas da mesma área e do mesmo porte podem ter climas e atmosferas completamente diferentes.

Como deve ser o clima organizacional

Não há como dizer como exatamente deve ser o clima organizacional de um negócio. O que podemos dizer é que ele deve tentar ao máximo agradar a todos os colaboradores. Isso não significa que ele alcançará o objetivo e todos estarão completamente motivados. Mas, deve-se fazer o possível.

É por isso que a pesquisa de clima organizacional é tão importante. Ela mostra o que os colaboradores acham negativo ou positivo. Assim, sabendo o que é negativo, é possível mudar e buscar maneiras de melhorar. Com as respostas sobre o que é positivo, também se pode criar novas estratégias.

Por trás do clima organizacional

Além do clima geral de uma empresa, existem também os climas de departamentos que tendem a mudar conforme as funções. Geralmente, uma equipe de marketing é mais espontânea e aberta do que um departamento jurídico e isso tem muito a ver com o tipo de trabalho e de formação dessas pessoas.

Para alguns autores da administração, o clima organizacional é influenciado por quatro grandes pontos: resistência à mudança, estresse, liderança e motivação. Por serem tantas coisas que influenciam um clima organizacional e, principalmente às pessoas que estão intimamente ligadas a essas características, um clima pode ser mutável, diferente da cultura organizacional, que é muito mais enraizada.

A mistura de todas essas características também forma o clima de uma empresa. Por ser algo muito subjetivo, existe uma grande dificuldade de se determinar um clima organizacional, já que, mesmo que o sentimento seja mais ou menos o mesmo, cada pessoa percebe ele da sua maneira e com a sua bagagem.

Pesquisa de clima organizacional

Por afetar diretamente a satisfação dos colaboradores de uma empresa e por afetar também a produtividade, é preciso medir o clima periodicamente. Isso pode ser feito através de questionários que avaliam alguns indicadores específicos. 

Com essa pesquisa o gestor pode tomar melhores decisões estratégicas e tem um panorama de qual é o clima organizacional da instituição. Ou seja, é uma boa maneira de usar dados, construir relatórios e modernizar o processo de avaliação do clima entre colaboradores e gestores.

Os principais pontos a serem avaliados para que seja possível medir de fato o clima de uma empresa são:

  • estrutura;
  • responsabilidade;
  • desafio;
  • recompensa;
  • relacionamento;
  • cooperação;
  • conflito;
  • identidade;
  • e padrão.

Uma forma de fazer essa avaliação é com softwares de recursos humanos. Elas realizam um trabalho mais a fundo, com perguntas efetivas e respostas verdadeiras, com suas verdadeiras impressões sobre os aspectos da empresa.

As pesquisas de clima organizacional entregam ao departamento de gestão de pessoas análises sobre diferentes aspectos da empresa na visão dos funcionários. Neles constam fatores que fazem com que eles se sintam motivados; o que eles acham das práticas que são feitas na empresa; se estão alinhados com missão, visão e valores; se o relacionamento com os gestores é bom; entre outras coisas que fazem com que o departamento tenha muito material para conseguir trabalhar na mudança de aspectos ruins do dia a dia e com foco nas coisas que já estão dando certo.

Como o clima é algo percebido e subjetivo, existe sempre uma expectativa diferente entre os colaboradores sobre o que a empresa deve ou não oferecer a eles. Portanto, é muito importante realizar pesquisas para que o departamento de gestão de pessoas, junto à administração da empresa, entenda realmente quais ações irão fazer os seus colaboradores se sentirem motivados para trabalhar.

Como avaliar os resultados

Cada ponto da pesquisa pode ser medido através das perguntas feitas. Isso quer dizer que:

  • O indicador da estrutura avalia como o colaborador enxerga as regras e os procedimentos da empresa.
  • A responsabilidade avalia quanto o funcionário se sente livre para tomar decisões referentes às suas responsabilidades.
  • Já o desafio mostra os riscos das decisões que são tomadas sobre suas tarefas e funções.
  • A recompensa é como o colaborador percebe o que recebe por realizar um bom trabalho.
  • O relacionamento é muito importante e mostra como está o convívio entre os funcionários.
  • A proatividade é reciprocidade e a cooperação mostra quanto os colaboradores ajudam uns aos outros.
  • O indicador do conflito também é essencial para identificar como a empresa lida com problemas em geral.
  • A identidade serve para mostrar se os objetivos do funcionário estão alinhados aos da empresa (isso é muito importante para ter uma engrenagem funcionando da melhor maneira possível).
  • O padrão avalia a percepção dos funcionários com a exigência da organização, baseada em processos e normas.

Os maiores influenciadores de um clima organizacional ruim são dificuldades de relacionamento, tanto entre pessoas da mesma equipe como entre diferentes áreas e até mesmo entre um gerente e seus liderados. A percepção dos funcionários é a chave para um bom clima organizacional. Porém, é preciso realizar pesquisas de uma maneira sutil para que eles não se sintam pressionados a responder coisas positivas ou falsas sobre sua percepção, por medo, por exemplo. Isso afeta ainda mais negativamente o clima da empresa.

Como melhorar

Muitas empresas, como o Google, são conhecidas por melhorarem o clima da empresa através de alternativas de descanso e lazer, ambientes agradáveis e benefícios como horários flexíveis e autonomia. Porém, melhorar um clima vai muito além de disponibilizar uma sala de descanso para os trabalhadores sem saber realmente quais são as necessidades deles.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Clima Organizacional: O que é?
Escrito em: 07/01/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...