fbpx

Descubra as melhores maneiras para começar a empreender

Começar a empreender é uma ideia que ronda os pensamentos de muitas pessoas, seja para conseguir uma renda extra, ou então para poder colocar algum projeto em prática. Porém para que essas ideias deem certo efetivamente é preciso se utilizar de algumas técnicas. Quer saber quais são? Siga conosco e desvende o conteúdo.

As formas de começar a empreender hoje em dia são variadas, podem ser desde trabalhar com entregas de comida, vestimentas, entre outros. Tudo toma um direcionamento de acordo com as preferências de cada um.

As revendas também podem ser uma ótima opção. No varejo de cosméticos por exemplo, é possível encontrar na área do marketing multinível a oportunidade de além de trabalhar por conta, poder construir uma rede ampla com o networking. Esse é desenvolvido a partir das vendas, como na construção de uma rede de afiliados (os quais são pessoas que integram a sua equipe de trabalho).

Em geral podemos observar no ramo diversas formas de desenvolver características de liderança, como também o relacionamento com as pessoas. Isso abre um leque de possibilidades para os atuantes autônomos da área.

Além dos exemplos dados anteriormente existem outras maneiras para empreender. Como dar aulas online, abrir um negócio de crochê, ou outros. Enfim, tudo irá depender do seu nicho de preferência e objetivos. Por isso, caso deseje desbravar uma oportunidade como autônomo, iremos mostrar as melhores formas de começar a empreender.

Planeje o seu negócio

Antes de se tornar empreendedor ou iniciar qualquer outro tipo de negócio é preciso estruturar os seus objetivos. Pois, para traçar estratégias e metas, o direcionamento entra como uma parte essencial do planejamento.

Isso acontece porque, sem um alvo bem definido, o projeto não tem um bom encaminhamento e não consegue se desenvolver conforme o tempo. Então, para ter uma melhor condução de suas atividades, vamos tomar como exemplo a empreendedora Paola Carosella, uma das cozinheiras e empresárias mais famosas do Brasil.

No início da sua carreira, Paola escreveu em uma folha quais eram os seus principais objetivos para os anos seguintes. Com isso, elencou quais eram as ações que deveria tomar para atingir o alvo pretendido.

Como ela, é interessante se utilizar da mesma “fórmula”. Portanto, pense quais são as suas principais metas, o que pretende alcançar, todas as suas prioridades. Depois desse passo realizado, apure todas as suas ideias e construa um objetivo para dar prosseguimento em seu projeto.

Com todo esse planejamento inicial, é possível obter uma boa base e estrutura do que se pretende atingir com as suas ações. E, durante a execução de qualquer atividade que tenha como finalidade o encadeamento do seu negócio é válido consultar as suas ideias iniciais. Dessa forma, para que a meta seja cumprida com uma maior facilidade e não tenha um mau direcionamento.

Check list

Ainda sobre o planejamento, uma das ações prioritárias para facilitar o andamento do projeto é desenvolver um check list. Nele, você pode ter uma forma de orientação do que precisa ser feito ou de atividades que já foram desenvolvidas.

Dessa forma é dada uma visão mais ampla do seu negócio e ajuda na criação de estratégias, como até mesmo tomadas de ação no seu empreendimento. Com essa lista feita, aproveite e também faça um levantamento de todas ações assertivas ou não que foram realizadas durante o projeto, com a intenção de aprimorar cada vez mais os seus trabalhos.

Estratégias para alavancar as vendas

Depois do planejamento realizado para começar a empreender é preciso promover estratégias para alavancar as suas vendas e o sucesso do negócio como um todo. Por isso, o público vai ser um dos principais elementos para ter como base e assim realizar o seu projeto com ações que o impacte de uma maneira positiva.

Para isso vamos verificar algumas das principais formas de promover o engajamento das pessoas e ativar os lucros:

Relacionamento

O relacionamento é praticamente a base mais essencial para começar a empreender. Isso, porque para um negócio crescer, é preciso ter contatos que ajudem na divulgação como promovam uma maior credibilidade para o seu trabalho.

Com o intuito de deixar mais claro vamos a um exemplo: caso você queira viajar, é muito provável que pesquise o local, passeios, passagem, alimentação, entre outros fatores necessários. As opções encontradas serão diversas, então será necessário fazer uma escolha.

Se entre essas opções um amigo te indicar um hotel ou passeio que já realizou e gostou, a sua escolha é voltada para a recomendação e você acaba priorizando essa opção. Por isso, então, que o relacionamento com o público entra como prioridade em seus negócios.

Esse público é quem irá continuar fidelizado o seu negócio e promover o mesmo em sua rede. Então, procure sempre realizar um bom atendimento, como tentar resolver quaisquer tipos de requisições do mesmo.

Networking

Assim como o relacionamento, o networking lida com as pessoas. Mas, agora tomamos um direcionamento mais voltado para os profissionais do mercado e atuantes do mesmo ramo em que você está ingressado.

Essa estratégia irá facilitar o desenvolvimento de suas ações. Isso, pois ao saber atitudes já tomadas na área é possível replicá-las em seu negócio. Assim ele pode progredir de uma forma mais assertiva, e também aprimorar alguns planos.

Realização de feedback

Uma outra estratégia que melhora as atividades do seu empreendimento é fazer uma avaliação de retorno com o seu cliente. Assim, você consegue utilizar a opinião do mesmo para aprimorar os negócios.

Ademais, não há nada melhor do que se basear na opinião de quem realmente utiliza os seus serviços. Dessa forma, é possível saber se suas ações estão sendo realmente assertivas.

Algumas sugestões para o feedback:

  • Experiência do usuário com o produto ou serviço;
  • Sugestões de melhorias no projeto;
  • Perguntar se indicaria para alguém.

Com esse retorno do seus usuários já é possível rever as suas estratégias e reverter as mesmas para um melhor direcionamento, como continuar com as ações que estão trazendo bons resultados.

Comece a empreender!

Agora que você que já viu o amplo passo a passo para começar a empreender procure dar início em suas ações. Primeiro defina as suas prioridades para assim conseguir escolher um nicho de negócios que mais te atrai. Depois, trace o seu principal objetivo para desenvolver as suas estratégias de maneira assertiva.

E, não se esqueça de aplicar as dicas de relacionamento com o público para aumentar as suas vendas.

Após todas essas atividades serem postas em conjunto, o projeto terá uma boa estruturação e o empreendimento conseguirá reverter para os resultados esperados. 

Início 9 Empreendedorismo 9 Descubra as melhores maneiras para começar a empreender
Escrito em: 16/09/19
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...