fbpx

Modelo de franquia: Como escolher o melhor

Quem pretende abrir uma empresa pode optar por algumas opções mais seguras, como uma franquia. Esse modelo de negócio tem um funcionamento moldado, com processos e padrões prontos.

Na hora de escolher qual franquia que quer investir, pode se deparar com mais de um modelo de franquia. Isso pode gerar algumas dúvidas para escolher qual é o melhor. Confira todos aqui:

Quais são os modelos de franquia?

Os atuais modelos de franquias englobam vários tipos de negócios. Entretanto, esses citados aqui não são os únicos, uma vez que podem, inclusive, ser criados outros modelos. Entender quais são os modelos e suas vantagens é essencial para escolher o modelo de franquia.

  • Franquia unitária
  • Franquia master
  • Franquia de desenvolvimento de área
  • Microfranquia
  • Shop in Shop
  • Franquia de Conversão
  • Franquia Combinada

Franquia unitária

A franquia unitária é quando um empreendedor adquire o direito de abrir uma loja da marca. Nela, existe a exclusividade da marca naquele lugar pelo comprador, sendo uma grande vantagem.

Entretanto, esse modelo de franquia não impede que o mesmo dono abra outras lojas. Na verdade, ela define apenas a exclusividade do franqueado no local.

Franquia master

Na franquia master o franqueado poderá colocar mais de uma unidade em um lugar e terceirizar outras unidades. Dessa forma, ele também serve para dar suporte a essas outras unidades instaladas.

Esse modelo é muito comum em empresas que têm planos de expandir para outras localidades. Dessa forma, não há necessidade de começar a operação sem conhecimento do local. Sendo assim, o master franqueado precisa ter um conhecimento ainda maior.

Franquia de desenvolvimento de área

A franquia de desenvolvimento de área é um modelo de franquia voltado para, literalmente, desenvolver a área onde ela será alocada. Ou seja, o franqueado é responsável pelo desenvolvimento da franquia e expansão da marca. Mais que administrar a franquia, ele deve incentivar a abertura de outras franquias e amadurecer a região.

Assim como a franquia master, a franquia de desenvolvimento de área é muito utilizada por empresas que querem expandir a operação.

Microfranquia

A microfranquia é um modelo de franquia mais simples, com menos investimento e com operações mais simples.

Esse modelo é muito conhecido porque, com valores de investimento mais baixos, traz um retorno mais rápido. Entretanto, o retorno sobre o investimento é relativo ao valor investido.

Essas franquias também não exigem um ponto comercial, podendo ser abertas de casa e trabalhar no modelo home office.

Shop in Shop

O modelo de franquia shop in shop significa abrir uma franquia dentro de uma loja. Esse modelo de franquia serve para empreendedores que já possuem um negócio, principalmente físico, e querem complementar a operação.

Esse processo é muito comum na expansão de negócios, inserir uma operação nova para aumentar a receita. Entretanto, nesse caso, existe a contratação de uma franquia. Uma loja de informática que vira franqueada de uma revenda de celular, por exemplo, é um caso de franquia shop in shop.

Franquia de Conversão

A franquia de conversão é o modelo de franquia onde uma empresa já existente entra para uma rede de franquias. Dessa forma, o dono do negócio entra no escopo e na administração de uma franquia, já com um negócio montado.

Para aderir a esse modelo de franquia, entretanto, o negócio deve ter uma operação simples, como mercado e loja de móveis, por exemplo.

Franquia Combinada

A franquia combinada é um negócio com mais de uma franquia trabalhando em conjunto. Nesse caso, é importante que as franquias conversem e sejam complementares entre si.

Esse modelo precisa de uma atenção especial, uma vez que as franquias contratadas precisam estar de acordo.

Como escolher o modelo de franquia

Para escolher o modelo de franquia ideal é preciso fazer uma análise tanto dos modelos como das melhores franquias no mercado.

Pesquise o sistema de franquias

O primeiro passo a ser dado por quem deseja se tornar um franqueado é estudar o mercado. Assim, se sabe exatamente como funciona o tipo de franquia e suas características.

Uma das características é o tempo de contrato, pois todas têm prazos definidos — que podem ou não ser renovados. Por isso, você deve ficar atento ao prazo do documento. Ele deve ser maior que o tempo para obter o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Busque franquias que estejam há mais de dois anos no mercado, mesmo que não seja uma exigência legal. Ela ter atingido o ponto de equilíbrio é uma segurança que você pode ter na hora de escolher. Isso é imprescindível para que ela seja capaz de transferir todo o seu know-how, tão almejado pelos empresários.

A franquia também deve ter treinamentos e manuais bem descritos. Assim, o empreendedor entende como a marca se posiciona, além de outras necessidades, como o uso da marca.

💡 Você também pode gostar: Gestão de franquias: Entenda como funciona

Entenda as obrigações do franqueado

Todo franqueado deve estar ciente das taxas da franquia — como royalties e contribuições para o fundo de propaganda. Ele também deverá cumprir com todos os padrões exigidos pelo modelo do negócio. Isso inclui oferecer acesso ao supervisor de campo para que confira se está tudo saindo como o esperado.

Faça uma análise do seu perfil

Antes de escolher uma franquia, é importante entender os compromissos dos franqueados. Também é essencial fazer uma auto avaliação para identificar qual modelo se adequa ao seu perfil e personalidade. Isso ajudará na decisão de compra e no sucesso do negócio. Isso ajudará na decisão de compra e no sucesso do negócio.

Ser franqueado é tão desafiador quanto ser um empreendedor iniciante, pois é preciso atender às expectativas já estabelecidas. Ele deve ser um bom líder, saber lidar com desafios, superar dificuldades e se dedicar totalmente à atividade. Portanto, observe bem se você possui essas características antes de escolher adentrar por esse ramo.

Analise a viabilidade financeira

Sua capacidade de investimentos precisa ser levada em consideração. Para avaliar, calcule o valor que tem e estime quando poderá retirar, lembrando que pode demorar para fazer retiradas na empresa. Então seja prudente!

Como o setor de franquias está crescendo no Brasil, escolher um modelo pode ser difícil devido à variedade de opções disponíveis. Mas se você fizer uma boa pesquisa e analisar com cuidado as informações, fazer a escolha adequada será bem mais tranquilo e seguro.

Início 9 Empreendedorismo 9 Modelo de franquia: Como escolher o melhor
Escrito em: 25/09/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...