Se manter competitivo no mercado é uma das ambições de qualquer empreendimento. No entanto, nem todas as empresas conseguem os diferenciais necessários para se destacar e conseguir atrair a atenção do público-alvo.
Para ter sucesso, um empreendedor tem que pensar fora da caixa. E não se engane: colocar o adjetivo “diferenciado” para descrever os seus produtos ou serviços não é o suficiente. É preciso adotar estratégias firmes e oferecer soluções reais para os problemas das pessoas.
Segundo pesquisa do Serasa, foram abertas cerca de 7 milhões de novas empresas no Brasil nos últimos quatro anos. Ou seja, uma média anual de 1,75 milhão.
Com o aumento da concorrência, vem o dever de estudar o mercado e o próprio negócio para articular o crescimento da empresa. Mas como fazer isso? Resolvemos abordar nesse post as principais medidas que devem ser adotadas para se diferenciar no mercado. Confira a seguir!
Precificação: a importância do gerenciamento estratégico de custos
Quando o consumidor procura por um produto ou serviço, ele avalia diversos critérios para fazer a sua escolha. Um dos principais deles, sem dúvida, são os preços. No entanto, nem sempre o empreendedor consegue baixá-los para torná-los mais competitivos. Acontece que, em muitos desses casos, a dificuldade se dá pela má administração financeira.
Realizar um gerenciamento estratégico de custos é a primeira coisa que o empresário deve fazer para conseguir esse importante diferencial. É preciso fazer um levantamento de todas as despesas, para verificar se não há desperdícios. Mas também, negociar valores com fornecedores para que o impacto se dê no preço do produto final.
Marketing: uma ferramenta de fidelização
Apostar em estratégias de marketing sem dúvidas traz um reflexo positivo para os negócios. Existem inúmeras ações que podem ser elaboradas com o intuito de se aproximar do público ou oferecer vantagens para ele. Criar um programa de recompensas baseado no volume de compras feitas pelo cliente, por exemplo, é uma estratégia bastante indicada para o comércio.
Por outro lado, se a sua empresa trabalha com prestação de serviços ela pode elaborar algumas estratégias de marketing de conteúdo. Esse conteúdo pode servir para tirar dúvidas dos clientes e mostrar que você domina o assunto. Entre elas, podemos citar blogs e mídias sociais, por exemplo.
Atendimento: trabalhando a satisfação do cliente
Oferecer um atendimento de qualidade é um dos pontos fracos da maioria das empresas, mas não pode ser o seu. De acordo com pesquisa do Portal do Consumidor, 44,6% das pessoas acreditam que a principal falha das empresas é no pós-venda.
É preciso ouvir seus clientes para saber quais foram as suas experiências com os serviços ou produtos oferecidos. Sempre esteja disposto a ouví-los e resolver concretamente quaisquer problemas. Em um cenário ideal, essa é uma obrigação de qualquer empresa, mas, infelizmente, devemos apontar essa qualidade como um diferencial.
Benchmarking: uma avaliação fundamental
Para concluir, podemos citar o Benchmarking como estratégia de diferenciação. Não há como saber o que será um diferencial sem saber exatamente como as outras empresas do seu setor estão trabalhando. Fazer uma pesquisa de mercado certamente mostrará quais são os aspectos que precisam ser melhorados nos seus produtos ou serviços.
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