O que é um escritório de cobrança
Escritórios de cobrança são empresas responsáveis por intermediar a relação entre credores e devedores para que o saldo em débito possa ser pago. Na verdade, são escritórios terceirizados que prestam o serviço de cobrança para empresas que preferem dedicar esta parte do negócio a uma empresa do ramo, para que possam destinar seus esforços a outros setores e funções.
As empresas de cobrança podem lidar com credores que sejam pessoas físicas ou jurídicas, de forma judicial ou não. Quando não vai para a justiça, o escritório faz contatos por telefone, e-mail e outros meios no sentido de tentar fazer com que o devedor pague o que está em débito, ou que renegocie para que as contas possam ser saldadas. Se os contatos falharem, as empresas de cobrança mobilizam o pessoal jurídico para acionar o devedor e tentar reaver a quantia que está em questão.
Escritórios de cobrança se tornaram um negócio mais rentável e mais possível com o cenário econômico o qual o Brasil tem vivido há pelo menos duas décadas. Com o surgimento do plano real, a queda da inflação e a posterior estabilização da moeda nos anos 90, os brasileiros começaram a comprar mais. Nos primeiros anos da década de 2000, a economia cresceu e o consumo aumentou. O brasileiro passou a utilizar mais os serviços de crédito, que também estavam mais disponíveis para o mercado.
Mas é sabido também que, quando o consumo aumenta exponencialmente, uma parte considerável do que se consome ou debita acaba virando dívida. Sempre há uma parcela de inadimplência, pois as condições para comprar são tão aparentemente acessíveis, e muitos consumidores não fazem o devido planejamento antes de financiar seus bens. Quando as finanças apertam, pessoas e empresas acabam deixando de pagar algumas contas em prol de outras, e é aí que entra a cobrança.
O ato de se cobrar alguém já foi algum muito constrangedor no passado, e até mesmo opressivo. Credores mandavam agredir ou matar devedores e até mesmo tomar posse dos bens devidos à força. Com os novos tempos e com as garantias da lei, a cobrança se tornou um setor mais justo, e rentável para quem conseguir prestar este serviço de forma adequada e tiver uma boa gestão empresarial.
Empreender em escritórios de cobrança pode também ser um bom negócios, pois este setor é de fácil adaptação. Quase qualquer empresa precisa cobrar alguém, seja indústria, comércio, instituições financeiras e prestações de serviços. O Brasil teve um aumento de empresas de cobrança nos últimos anos. Contudo, é muito importante ter conhecimento sobre esta parte da economia e ter um bom planejamento empresarial.
O escritório em si
Ao se montar um escritório de cobrança, é muito importante pensar sobre a localização e as características físicas do local onde ele será instalado. Afinal, os diálogos e negociações com credores e devedores acontecerão naquele ambiente. Busque instalar sua empresa em um locar de fácil acesso e visualização, preferencialmente no centro comercial da cidade. Busque lugares que facilitem o acesso via transporte coletivo, e se possível, com estacionamento próprio.
Existem também as preocupações burocráticas, ainda com relação ao lugar. O tamanho e as características atendem às necessidades do negócio? A vizinhança é adequada? O imóvel está em situação irregular com a prefeitura e em um local sem risco de acidentes naturais? Há a possibilidade de se expandir o prédio?
Ainda com relação às atividades burocráticas e documentais, atentar para as seguintes necessidades: registrar a empresa na junta comercial, no CNPJ, na Secretaria Estadual da Fazenda, obter alvará de funcionamento na prefeitura e se sindicalizar a instituição patronal. Se cadastrar no FGTS e consultar os Bombeiros. Vale observar também todas as definições do Código de Defesa do Consumidor para evitar dores de cabeça.
Como qualquer empresa, um escritório de cobrança também precisa de setores para que as ações possam ser operacionalizadas. As divisões mais comuns em uma empresa deste tipo são:
- Cobrança e Negociação Administrativa – Local onde se contata o devedor por telefone ou onde acontecem as negociações presenciais com o devedor.
- Cobrança Judicial – Setor encarregado de gerir todas as cobranças com ações judiciais.
- Gerência – Um espaço para quem administra a empresa, mas que também pode ser usado para conversas com clientes e visitantes.
- Arquivo – Local para estocar os documentos de todos os negócios da empresa. Clientes, devedores e do próprio escritório.
- Banheiros – Para uso de funcionários, clientes e devedores.
- Copa – Ninguém consegue trabalhar ou negociar bem sem um bom cafezinho. Espaço para os lanches.
- Pense também na distribuição dos cômodos para que as instalações sejam confortáveis
Pessoal
Na empresa que este texto está sugerindo, o número indicado de trabalhadores para iniciar as atividades são oito. Três para a cobrança administrativa, que façam os contatos por telefone e demais atendimentos, um para a área judicial, que precisa ser advogado, um gerente para se responsabilizar pelo escritório, duas pessoas que lidem com os fluxos financeiros das cobranças e uma pessoa auxiliar de serviços gerais, como limpeza e outros. É importante que todos estes funcionários tenham experiência na área.
Equipamentos
Os equipamentos que você precisará são de mobília para escritórios, nada muito específico. Boas mesas, cadeiras, computadores, telefones e etc. Mas uma coisa é muito importante neste negócio: o software de gestão empresarial. Este programa deve ser ágil, prático e eficaz, podendo economizar gastos e garantir o melhor serviço. Treine bem os funcionários para lidar com o software, e escolha um programa de boa qualidade, como o eGestor. Completamente online, com preço acessível e agilidade, o eGestor ajuda a administrar todas as funções da empresa, do controle financeiro à Nota Fiscal Eletrônica.
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