fbpx

Como montar um Serviço de Manutenção em piscinas?

Com o constante calor e as temperaturas cada vez mais altas, o número de piscinas em residências tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. No entanto, a manutenção destas piscinas é complicada e difícil de ser realizada por seus proprietários. Tão caro quanto comprar uma piscina, é mantê-la, mas é um gasto extremamente necessários para estes proprietários. Sendo assim, o investimento em uma empresa de manutenção e limpeza de piscinas pode ser um negócio lucrativo e rentável.

Porém, apesar de um segmento com grande possibilidade de crescimento, é preciso que se realize um elaborado planejamento, de forma que se minimize as possibilidades de erros de estratégia. Garantindo assim o sucesso desta empresa, podendo fazer com que se firme no mercado.

Planejamento inicial 

Embora se trate de um estabelecimento que atenderá aos clientes em suas próprias residências, um dos primeiros passos a serem tomados é a definição da localização deste estabelecimento. Esta é uma decisão importante pois, com a escolha de uma boa localização, se tornará mais fácil atender aos clientes em diferentes pontos da cidade.

Outro ponto importante é analisar o espaço físico disponível para armazenar os diversos materiais que serão utilizados para a manutenção e limpeza de piscinas, de modo que possam ser acomodados da melhor forma possível sem que se danifiquem, o que poderia comprometer a qualidade do serviço prestado futuramente.

Ainda com relação ao espaço físico e armazenamento de materiais, é recomendado que se tenham espaços distintos para o estoque de materiais químicos ou produtos que serão utilizados no processo de manutenção das piscinas e equipamentos manuais que serão utilizados pelos funcionários. Desta forma, o risco de desperdício de materiais será reduzido. Além de manter uma melhor organização da empresa e facilitar o acompanhamento do estoque, também vai evitar que falte algum dos materiais ou equipamentos necessários para a prestação do serviço.

Manutenção em piscinas pode ser MEI?

Sim, uma manutenção em piscinas com CNAE 8129-0/00 – Atividades de limpeza não especificadas anteriormente, pode ser MEI.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Elaboração de estratégias

Após feita esta análise do espaço físico poderão ser armazenados os produtos e equipamentos que serão utilizados no serviço da manutenção das piscinas. É importante que a quantidade estocada seja suficiente para se atender a todos os clientes durante um determinado período de tempo. Fazendo isso, não há o risco de se perder algum cliente por falta de material. Desta maneira, deve haver um constante acompanhamento deste estoque, fazendo com que haja sempre a reposição conforme se faça necessário.

A seguir, deverá ser realizada uma das mais fundamentais etapas do processo inicial deste estabelecimento: A formação da equipe. Uma equipe bem qualificada garantirá a qualidade do serviço prestado, o que é essencial para o sucesso de qualquer empresa. O número de funcionários deverá ser estabelecido de acordo com a quantidade de clientes que serão atendidos.Assim, o atendimento será feito o mais rápido possível, sem que os clientes precisem esperar um grande tempo para que o serviço seja realizado.

Além dos funcionários que realizarão o atendimento aos clientes em suas residências, fazendo a manutenção das piscinas, é importante que uma parte dos funcionário seja responsável pela organização do serviço, isto é: Para o atendimento de clientes na empresa e agendamento de serviços. Desta maneira, serão garantidos tanto a qualidade do atendimento, quanto a organização da prestação de serviço, dois pontos fundamentais para o sucesso da empresa.

Investir na melhora dos funcionários

É importante também que se invista na capacitação destes funcionários. Sejam aqueles que trabalharão com atendimento quanto os que realizarão o serviço, proporcionando-lhes treinamentos e atualizações. Com estas capacitações, todos os serviços da empresa serão realizados da melhor forma possível. Um atendimento mais qualificado, pode significar uma fidelização dos clientes, contribuindo assim para a boa imagem da empresa.

Com todos os materiais e a equipe da empresa prontos para o início dos trabalhos, é importante que se invista na divulgação da empresa. Assim como em qualquer empreendimento, o uso das redes sociais para este fim, é indispensável. E esta divulgação já deve ser feita já nos seus seus primeiros meses no mercado, de forma com que o público-alvo possa conhecer esta nova empresa e venha a conhecer seus serviços mais rapidamente.

Esta divulgação poderá ser reforçada ao longo do tempo. Com um maior conhecimento do público e mais visibilidade, aumentam as possibilidades de parceria com patrocínios ou eventos. A realização de promoções especiais em determinadas datas que possam fazer com que se aumente os números da empresa, também é uma ótima ideia para expandir o serviço realizado.

Controle financeiro e acompanhamento de números

Após todas as etapas iniciais, planejamento e metas estabelecidas, ainda existem diversas etapas que devem ser levadas em consideração para que o empreendimento obtenha sucesso. O mais importante, e que deverá ser ininterrupto, é o acompanhamento dos números da empresa. Um rigoroso controle financeiro poderá demonstrar de forma clara a saúde financeira deste estabelecimento.

No entanto, esta não é uma tarefa fácil. Alguns erros podem dificultar este processo. Para facilitar este acompanhamento, podem ser utilizados alguns softwares de gestão, como o eGestor. Com o auxílio de um software de gestão, tende-se a cometer menos erros e a probabilidade de esquecer dados importantes é bem menor. Outra facilidade de um sistema de gestão é tornar a visualização dos números da empresa mais rápida e fácil de ser entendida.

Este acompanhamento permitirá que se identifique tanto a lucratividade, quanto a rentabilidade da empresa. Dois fatores importantíssimos para que se possa realizar ajustes quando necessários na estratégia traçada. Com um bom controle financeiro, você evita prejuízos e perdas desnecessárias para o seu negócio. 

Além disso, um acompanhamento frequente do setor financeiro poderá permitir que se observe mais rapidamente futuras oportunidades de investimento. Dados como o aumento do quadro de funcionários, ampliação da empresa, ou outras diversas possibilidades que poderão aumentar positivamente os resultados, irão ajudar a firmar a marca da empresa neste segmento do mercado.

Conclusão

Desta maneira, é extremamente possível montar um serviço de manutenção de piscinas bastante rentável. É preciso um elaborado planejamento, um estudo de mercado e a realização destas etapas com a devida importância de cada uma delas. Soma-se ainda, a realização de uma aliadas ampla divulgação e um controle financeiro rígido e ininterrupto. A partir destas estratégias, a sua marca poderá se estabelecer neste segmento do mercado rapidamente. E pode vir a se tornar uma referência neste tipo de serviço cada vez mais necessário.

Com estas dicas, nota-se que investir em um serviço de manutenção de piscinas pode ser bastante vantajoso. Com o custo alto, mas necessário de manutenção para quem é proprietário de uma piscina, a demanda é alta. Desde que seja feita uma boa pesquisa de mercado, se escolha uma adequada localização para o empreendimento e tenha uma quantidade de estoques suficiente, dentre outros fatores.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar um Serviço de Manutenção em piscinas?
Escrito em: 16/03/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...