Borracharia: Veja o passo a passo para montar uma

Escrito em: 26/01/17
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O setor de borracharias no Brasil tem um mercado aberto – pelo menos para quem trabalha sempre em dia. Isto porque existe, em nosso país, uma frota crescente de 26 milhões de veículos, sendo 6% a mais a cada ano. Em razão da precariedade de nossas vias e das exigências previstas na legislação, o trabalho de um borracheiro encontra campo aberto neste cenário.

No total, o Brasil possui 1,7 milhão de quilômetros em vias, sendo apenas 10% delas asfaltadas. No transporte rodoviário, 96,2% corresponde a locomoção de passageiros, enquanto 61,8% ao transporte de carga o que implica em constante gasto de pneus. A Legislação determina a troca quando os sulcos dos pneus estiverem a 1,6 milímetro de profundidade.

O pneu, este importantíssimo item dos transportes, foi inventado em 1941 por Charles Goodyear, ao vulcanizar a borracha. Neste processo, é adicionado fuligem, uma variedade do carvão.

Contudo, os trabalhos de uma borracharia compreendem não apenas as trocas desses pneus, mas também o conserto de pneus avariados, alinhamento (ajusta o ângulo das rodas), balanceamento dos pneus e cambagem (distribuição do peso do carro sobre as rodas).

É também função da borracharia vender pneus novos, usados, remodelados, recauchutados e câmaras de ar.

No Brasil, infelizmente, este segmento é marcado por muitos negócios clandestinos que desempenham serviço aquém do desejável. Assim, uma borracharia séria e com um ótimo planejamento de marketing tem caminho aberto para criar ampla carteira de clientes e gerar serviços de manutenção com a ótima frequência dos mesmos.

Os principais períodos de demanda são: férias escolares, feriados prolongados, festas como Carnaval, Natal, Réveillon e demais datas importantes. É quando as pessoas resolvem tirar o carro para viajar ou passear. Os fortes concorrentes são as concessionárias, as oficinas mecânicas e os postos de combustíveis.

Por onde começo?

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado. Recomenda-se procurar em guias de serviços, prefeitura e associações de bairro, quem são os principais concorrentes na região. Em seguida, deve-se pesquisar os preços praticados e as especialidades oferecidas, para poder estudar qual será o diferencial da sua borracharia.

Vale a pena, inclusive, visitar estes concorrentes, como um usuário comum, para conhecer o negócio bem a fundo.

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Localização

Escolha sempre os pontos de maior tráfego em sua região. Uma avenida, rua bem movimentada ou alguma instalação em postos de gasolina que aceitem este serviço. Recomenda-se também, uma área de pelo menos 30 metros quadrados para iniciar as atividades.

Ao achar um imóvel, é preciso analisar, antes de tudo, se o mesmo tem espaço para atender a demanda; se o acesso é fácil; se há local para carga e descarga; como estão as instalações de água, luz, esgoto e telefone; como está a documentação na prefeitura (IPTU); se o imóvel está legalizado; se há ou não possibilidade de ampliação e se o tipo de negócio no local, enquadra-se na Lei de Zoneamento.

Burocracia

Feita esta segunda pesquisa, o terceiro passo é abrir juridicamente a empresa. Os trâmites legais são: registrar a empresa na Secretaria da Receita Federal, para obter o CNPJ; registrá-la na Secretaria Estadual da Fazenda e na Junta Comercial do Estado; abrir registro na Prefeitura para que se emita o alvará de funcionamento; enquadrá-la no Sindicato Patronal (é de lei); obter autorização do Corpo de Bombeiros; cadastrá-la junto à Caixa Econômica Federal (FGTS); obter o cadastro Municipal de Vigilância e a Indicação de Responsabilidade Técnica da Anvisa e Sanitária e elaborar e encaminhar ao Chefe do DFA/SIV do Estado, a solicitação de vistoria das instalações e equipamentos.

O contador responsável poderá ainda orientar quanto a outras legislações específicas e seus cumprimentos, para que o negócio permaneça sempre com a documentação em ordem. Veja aqui um texto sobre como abrir uma empresa.

Equipamentos

É necessário investir em alguns itens básicos como: prateleiras; telefone; ferramentas diversas (escova de aço, chave inglesa, alicate, chave de roda, chaves de fenda); máquina vulcanizadora; agulha para remendos (pneus sem câmara); tanque com água; máquina para desmontar pneus; esmeril com lixa de aço e pedra; martelos de ferro e de borracha; compressor de ar; calibrador; macaco e lâmina para desmontar pneus.

Como atrair clientes?

Agora, com a estrutura pronta, o capital devidamente investido, é hora de aguardar a chegada dos clientes. Por mais movimentado que seja o local, é preciso estar preparado e com a equipe de trabalho bem treinada para atender à demanda.

Segundo, é importante promover a divulgação via redes sociais, através das comunidades dos bairros; promover entre amigos e possíveis ex-clientes de outros lugares um convite simples para que conheçam as novas instalações.

A partir daí, quando o primeiro cliente pisar na loja, deve-se promover uma experiência satisfatória de serviço. Atendimento cordial, boa orientação e paciência com os fregueses conta muito. Independente do cliente ser homem ou mulher.

O planejamento de marketing, nestes casos, pode consistir em produção de conteúdo (para promoção da marca na rede e nos arredores); e no relacionamento com os clientes. Veja aqui dicas de como atrair clientes.

Uma borracharia pode ser MEI?

Sim, uma borracharia pode aderir ao MEI. Ao se enquadrar como MEI, o dono do negócio possui diversos benefícios, principalmente relacionados a aposentadoria.

Assim, ele também está enquadrado no Simples Nacional, pagando a DAS e diminuindo a quantidade de valores de impostos pagos mensalmente.

Software de gestão

Assim, que tal contar com um software para controlar finanças? Já experimentou o eGestor?

Trata-se de um programa bem fácil de usar, com os seguintes recursos: Controle Financeiro; Fluxo de Caixa; Controle de Vendas de Produtos e Serviços; Controle de Estoque; Nota Fiscal Eletrônica; e Emissão de Relatórios.

Com este recurso, é possível proporcionar vantagens aos clientes como a manutenção periódica com descontos e preços vantajosos com relação à concorrência; planos de fidelização e revisão de pneus; e criar campanhas específicas na internet.

Seguindo este caminho, o negócio crescerá. Acredite. Mãos à obra!

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<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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