Como montar uma borracharia

O setor de borracharias no Brasil tem um mercado aberto – pelo menos para quem trabalha sempre em dia. Isto porque existe, em nosso país, uma frota crescente de 26 milhões de veículos, sendo 6% a mais a cada ano. Em razão da precariedade de nossas vias e das exigências previstas na legislação, o trabalho de um borracheiro encontra campo aberto neste cenário.

No total, o Brasil possui 1,7 milhão de quilômetros em vias, sendo apenas 10% delas asfaltadas. No transporte rodoviário, 96,2% corresponde a locomoção de passageiros, enquanto 61,8% ao transporte de carga o que implica em constante gasto de pneus. A Legislação determina a troca quando os sulcos dos pneus estiverem a 1,6 milímetro de profundidade.

O pneu, este importantíssimo item dos transportes, foi inventado em 1941 por Charles Goodyear, ao vulcanizar a borracha. Neste processo, é adicionado fuligem, uma variedade do carvão.

Contudo, os trabalhos de uma borracharia compreendem não apenas as trocas desses pneus, mas também o conserto de pneus avariados, alinhamento (ajusta o ângulo das rodas), balanceamento dos pneus e cambagem (distribuição do peso do carro sobre as rodas).

É também função da borracharia vender pneus novos, usados, remodelados, recauchutados e câmaras de ar.

No Brasil, infelizmente, este segmento é marcado por muitos negócios clandestinos que desempenham serviço aquém do desejável. Assim, uma borracharia séria e com um ótimo planejamento de marketing tem caminho aberto para criar ampla carteira de clientes e gerar serviços de manutenção com a ótima frequência dos mesmos.

Os principais períodos de demanda são: férias escolares, feriados prolongados, festas como Carnaval, Natal, Réveillon e demais datas importantes. É quando as pessoas resolvem tirar o carro para viajar ou passear. Os fortes concorrentes são as concessionárias, as oficinas mecânicas e os postos de combustíveis.

Por onde começo?

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado. Recomenda-se procurar em guias de serviços, prefeitura e associações de bairro, quem são os principais concorrentes na região. Em seguida, deve-se pesquisar os preços praticados e as especialidades oferecidas, para poder estudar qual será o diferencial da sua borracharia.

Vale a pena, inclusive, visitar estes concorrentes, como um usuário comum, para conhecer o negócio bem a fundo.

Ebook Crescimento Empresarial

Localização

Escolha sempre os pontos de maior tráfego em sua região. Uma avenida, rua bem movimentada ou alguma instalação em postos de gasolina que aceitem este serviço. Recomenda-se também, uma área de pelo menos 30 metros quadrados para iniciar as atividades.

Ao achar um imóvel, é preciso analisar, antes de tudo, se o mesmo tem espaço para atender a demanda; se o acesso é fácil; se há local para carga e descarga; como estão as instalações de água, luz, esgoto e telefone; como está a documentação na prefeitura (IPTU); se o imóvel está legalizado; se há ou não possibilidade de ampliação e se o tipo de negócio no local, enquadra-se na Lei de Zoneamento.

Burocracia

Feita esta segunda pesquisa, o terceiro passo é abrir juridicamente a empresa. Os trâmites legais são: registrar a empresa na Secretaria da Receita Federal, para obter o CNPJ; registrá-la na Secretaria Estadual da Fazenda e na Junta Comercial do Estado; abrir registro na Prefeitura para que se emita o alvará de funcionamento; enquadrá-la no Sindicato Patronal (é de lei); obter autorização do Corpo de Bombeiros; cadastrá-la junto à Caixa Econômica Federal (FGTS); obter o cadastro Municipal de Vigilância e a Indicação de Responsabilidade Técnica da Anvisa e Sanitária e elaborar e encaminhar ao Chefe do DFA/SIV do Estado, a solicitação de vistoria das instalações e equipamentos.

O contador responsável poderá ainda orientar quanto a outras legislações específicas e seus cumprimentos, para que o negócio permaneça sempre com a documentação em ordem. Veja aqui um texto sobre como abrir uma empresa.

Equipamentos

É necessário investir em alguns itens básicos como: prateleiras; telefone; ferramentas diversas (escova de aço, chave inglesa, alicate, chave de roda, chaves de fenda); máquina vulcanizadora; agulha para remendos (pneus sem câmara); tanque com água; máquina para desmontar pneus; esmeril com lixa de aço e pedra; martelos de ferro e de borracha; compressor de ar; calibrador; macaco e lâmina para desmontar pneus.

Como atrair clientes?

Agora, com a estrutura pronta, o capital devidamente investido, é hora de aguardar a chegada dos clientes. Por mais movimentado que seja o local, é preciso estar preparado e com a equipe de trabalho bem treinada para atender à demanda.

Segundo, é importante promover a divulgação via redes sociais, através das comunidades dos bairros; promover entre amigos e possíveis ex-clientes de outros lugares um convite simples para que conheçam as novas instalações.

A partir daí, quando o primeiro cliente pisar na loja, deve-se promover uma experiência satisfatória de serviço. Atendimento cordial, boa orientação e paciência com os fregueses conta muito. Independente do cliente ser homem ou mulher.

O planejamento de marketing, nestes casos, pode consistir em produção de conteúdo (para promoção da marca na rede e nos arredores); e no relacionamento com os clientes. Veja aqui dicas de como atrair clientes.

Assim, que tal contar com um software para controlar finanças? Já experimentou o eGestor?

Trata-se de um programa bem fácil de usar, com os seguintes recursos: Controle Financeiro; Fluxo de Caixa; Controle de Vendas de Produtos e Serviços; Controle de Estoque, Nota Fiscal Eletrônica e Emissão de Relatórios.

Com este recurso, é possível proporcionar vantagens aos clientes como a manutenção periódica com descontos e preços vantajosos com relação à concorrência; planos de fidelização e revisão de pneus; e criar campanhas específicas na internet.

Seguindo este caminho, o negócio crescerá. Acredite. Mãos à obra!

Gostou do texto? Deixe um comentário!

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br