fbpx

Clínica veterinária: Como montar uma

Sonho de tantos estudantes de medicina veterinária, abrir sua própria clínica veterinária é um ótimo investimento. Se considerarmos que o mercado pet vem crescendo ano a ano, ainda há vários nichos a serem melhor explorados no setor.

Contudo, para garantir resultados lucrativos, não basta ser um ótimo veterinário. É preciso pesquisar e analisar o mercado, estar sempre atento às novidades da área e planejar muito, como um verdadeiro empreendedor.

Planejamento da clínica veterinária

O profissional deve ter ciência de qual é o seu perfil dentro da área, para definir o tipo de clínica em relação às suas habilidades enquanto veterinário. A clínica geral é a opção mais difundida, mas há também quem prefira dedicar seu novo negócio a especialidades. Essas especialidades podem ser odontologia, cardiologia, oncologia e dermatologia, por exemplo. Também é preciso definir se o novo negócio será uma clínica, consultório ou um hospital veterinário. Isso porque, se tratam de empresas com funções diferentes que exigem registros distintos um do outro.

O empreendedor que pretende abrir uma clínica veterinária precisa estar bem informado quanto às particularidades deste mercado. Assim, ele deve analisar também como funcionam seus concorrentes e ter sempre em mente formas de atrair mais clientes, além de fidelizar os já conquistados. Para isso, é necessário se dedicar bastante à fase do planejamento.

Esse planejamento pode começar com o estudo da concorrência. Depois de definido o tipo de clínica veterinária que deseja abrir, o responsável deve identificar outros negócios que forneçam serviços iguais ou parecidos com o que oferecerá.

O empreendedor também precisa se atentar à localização dessas clínicas, além de analisar a variedade e como os serviços são disponibilizados. Assim, é possível identificar quais regiões da cidade têm mais carência de uma nova clínica veterinária.

Dessa forma, ele conseguirá abrir sem concorrer tão diretamente com outro estabelecimento já existente há mais tempo na mesma localidade. No entanto, se optar por essa localização, o empreendedor poderá atrair a clientela com a oferta de diferenciais agregados ao atendimento veterinário.

clínica veterinária

Pet shop + clínica veterinária

Uma boa opção para quem está começando é associar sua nova clínica a um pet shop. Esse é outro mercado em constante ascensão, uma vez que quem cria animais domésticos precisa sempre se abastecer de itens como ração, remédios, granulados e tapetes higiênicos. É por isso que vemos tantos veterinários atendendo em clínicas dentro de lojas de produtos para pets.

Trâmites legais

Já quanto às questões legais, é preciso saber que as clínicas veterinárias precisam estar de acordo com a legislação. Com isso, ela consegue o registro de funcionamento, e também a possibilidade de comercializar produtos de pet shop no mesmo local. O órgão responsável pela regulamentação de empresas de medicina veterinária é o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). O profissional garante que o empreendedor siga todas as regras para evitar o risco de problemas futuros. Você pode conferir essa legislação no Decreto Estadual 40.400/95, bem como nas resoluções 680/200 e 670/200 do CRMV.

Clínica veterinária pode ser MEI?

Não, uma clínica veterinária de CNAE 7500-1/00 – Atividades veterinárias, não pode ser MEI.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Público-alvo da clínica veterinária

Por falar em clientela, conhecer seu público-alvo também é parte essencial do planejamento.

Para isso, é necessário realizar uma pesquisa para entender quais são as principais necessidades dos tutores de pets. A pesquisa deve identificar também as carências dos tutores de pets, bem como o poder aquisitivo deles, para determinar os preços que serão praticados no negócio.

Localização da clínica veterinária

Analisar a concorrência não é suficiente para definir a região onde sua nova clínica veterinária será instalada. Também é essencial estudar fatores como a facilidade de acesso àquele endereço ou se ele é próximo de lugares onde há uma grande circulação de pessoas. Ainda, levando em consideração os custos imobiliários e se existem estacionamentos na região.

Estrutura da clínica

As clínicas podem funcionar de jeitos diferentes entre si, mas algumas áreas de sua estrutura são requisitos básicos para qualquer um desses empreendimentos. Para garantir segurança, conforto e qualidade, a clínica veterinária precisa contar com uma recepção e sala de espera. Também é preciso contar com uma geladeira, para a armazenagem de vacinas e demais produtos biológicos. Também devem contar com uma unidade de conservação de tecidos e de corpos de animais que venham a falecer.

Já para os que desejam oferecer uma maior gama de serviços, também é importante estruturar uma sala de cirurgia e espaço para acomodação de animais em recuperação pós-operatório. Além disso, também é importante ter uma sala de antissepsia e paramentação e sala de lavagem e esterilização de materiais.

A sala cirúrgica precisa contar com uma mesa impermeável, equipamentos para anestesia, ventilação, equipamentos para oximetria, eletrocardiograma e medição de pressão arterial, iluminação adequada, aspirador cirúrgico, sistema de oxigênio e sistema de aquecimento. Já para internações, o empreendedor precisará ainda estruturar acomodações individuais fáceis de limpar para cães e gatos, separando um espaço para casos que exijam o isolamento do animal.

clínica veterinária

Divulgação

Tudo começa na fachada do estabelecimento, que precisa seguir as normas locais ao mesmo tempo em que atrai a atenção dos possíveis clientes que por ali estiverem passando. Ao definir questões como identidade visual e linguagem da comunicação, quem está montando uma clínica veterinária precisa também se divulgar. Isso significa investir em mídias de publicidade, tanto as tradicionais quanto as novas mídias que chegaram com o advento das redes sociais.

Apesar da indicação ainda ser muito praticada, a internet hoje em dia dá oportunidades de divulgação eficientes. A indicação segue sendo importante, já que, com tanta oferta no mercado, a escolha acaba vindo de acordo com indicação de amigos

Além de divulgar seu novo negócio em redes sociais, a web também permite um atendimento mais ágil para sanar as dúvidas da clientela, se tornando um meio indispensável para fazer seu negócio dar certo.

Custos

Mas e quanto custa tudo isso? O empreendedor precisa ter uma previsão baseada em dados reais para saber qual será o gasto mínimo mensal com locação, contas básicas (como água, energia e internet), remuneração de pessoal, estoque de matérias primas e equipamentos descartáveis, materiais de limpeza, além de gastos contábeis.

Também é vital que se coloquem no papel os custos com pessoal, desde recepcionistas e secretárias, passando por estagiários e assistentes, chegando aos veterinários e cirurgiões que serão contratados.

Para controlar as finanças da clínica veterinária, o veterinário pode contar com softwares de gestão de negócios que facilitam (e muito!) a vida do empreendedor. Um deles é o eGestor, cujo foco está nas micro e pequenas empresas. Totalmente online, o programa não exige instalação em seu computador, funcionando pelo navegador e em qualquer sistema operacional em desktops ou dispositivos móveis. Com ele, o empresário consegue administrar seu fluxo de caixa, controle de vendas e controle de estoque, além de emitir notas fiscais eletrônicas e relatórios.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Clínica veterinária: Como montar uma
Escrito em: 31/01/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...