fbpx

Cooperativa: Como montar uma [Passo a Passo]

Segundo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) existem hoje 13 segmentos de cooperativas. As cooperativas servem para organizar trabalhadores que exercem determinadas funções. Elas são úteis porque garantem vantagens para os membros e facilitam a organização do trabalho. Portanto, para criar uma cooperativa é necessário fazer o registro na Junta Comercial.

Para criar uma organização assim, antes de tudo você precisa de planejamento. Esse artigo visa lhe ajudar nesse trabalho, dividido em passos, para facilitar a criação da cooperativa!

Forme o grupo da cooperativa

O primeiro passo é juntar o número de pessoas para começar a organizar sua cooperativa. Assim, é possível deixar claro para todas as pessoas que você vai chamar quais serão os objetivos da organização. As pessoas devem seguir certos critérios, observe:

  • Precisam ser capazes de responder às próprias necessidades.
  • Devem pensar de forma semelhante à sua a respeito do trabalho que será desenvolvido.
  • Devem ter necessidades próximas às suas.

Você pode chamar pessoas que já começaram as atividades ou que estão interessadas em começar. Depois que tiver o grupo reunido, converse com ele e discuta de que forma vocês podem avançar no projeto. Dessa forma, as primeiras conversas deverão ser focadas em responder questões relacionadas às necessidades da cooperativa.

Descubra quais demandas comuns devem ser supridas. Além disso, saiba como o grupo todo poderá focar na atividade particular para, em conjunto, poder responder a essas demandas.

Estabeleça o objetivo

Você deve elaborar, com ajuda do grupo, o objetivo final que devem atingir. Afinal, há vários tipos de cooperativas e cada uma possui objetivos diferentes.

É importante descobrir de que forma esses objetivos podem ser atingidos. Isso dependerá exclusivamente do conjunto de esforços particulares. Dessa forma, é útil que você consiga incentivar o grupo a demonstrar o melhor de cada um.

Assim, o passo fundamental aqui é assegurar que dentro do coletivo existam – ou venham a existir – capacidades, esforços e conhecimentos necessários para desenvolver e gerir cada aspecto da cooperativa.

Fazendo um levantamento de especialidades junto aos membros, você poderá traçar um plano de melhoria, por exemplo. Você também poderá saber quais as necessidades de formação que precisam ser aprimoradas e as capacidades que ainda não existem no coletivo.

Como montar uma cooperativa?

Início do projeto

Definidas as necessidades e objetivos, você deve começar a elaborar o projeto da cooperativa ou o plano de negócios. Assim, durante o processo de elaboração, deve estar sempre claro que o objetivo é que ele atenda às necessidades do coletivo (os interesses comuns dos membros). Ou seja, o projeto deve visar meios de garantir a sustentabilidade em longo prazo da cooperativa.

Portanto, para deixar o planejamento mais objetivo e claro, responda às seguintes questões:

  • Que tipo de atividade ela irá desenvolver?
  • Para quem ela irá desenvolver e oferecer seus produtos?
  • De que forma a cooperativa irá garantir a sustentabilidade financeira?
  • Quais são os pontos fortes e os pontos fracos do coletivo?
  • Que tipo de adversidade vocês irão enfrentar, seja regional, nacional ou internacional?

Depois de encontrar respostas para essas questões, organize-as em termos claros em um documento, uma vez que ele irá guiar a implementação do projeto.

Tipos de cooperativas

No Brasil, há 13 ramos de cooperativas definidos. Para poder exercer as atividades, é preciso escolher o ramo para se adequar. Veja quais são eles:

Cooperativa de Consumo

As cooperativas de consumo fazem compras de produtos coletivamente, para poderem conseguir um preço menor. Servem para abastecer as próprias finalidades.

Cooperativas Sociais

As cooperativas sociais têm como objetivo integrar pessoas no mercado, para que elas realizem determinados trabalhos. Servem para ajudar trabalhadores que se encontram em desvantagem perante outros.

Cooperativa de Trabalho

As cooperativas de trabalho reúnem em uma única organização várias pessoas que desempenham a mesma atividade de maneira autônoma. Assim, elas servem para oferecer melhores condições profissionais para todos.

Cooperativas Educacionais

As cooperativas educacionais funcionam para garantir outras formas de ensino que não as tradicionais. Normalmente, professores autônomos e pais de alunos as formam, por meio de escolas, e prestam diversos serviços de educação.

Cooperativa de Transporte

As cooperativas de transporte são semelhantes às cooperativas de trabalho, com a diferença de que os membros são trabalhadores do ramo de transporte, prestando serviços de cargas e viagens, por exemplo. Devido às particularidades da função, trata-se de uma categoria própria, não se enquadrando no ramo das de trabalho.

Cooperativa Agropecuária

As cooperativas de agropecuária são mais enquadradas. Afinal, estima-se que aproximadamente 50% de tudo o que é produzido no meio agrário do Brasil passa de alguma forma por uma cooperativa. Participam delas produtores rurais de vários perfis, agropastoris e trabalhadores do ramo da pesca.

Como montar uma cooperativa?

Cooperativa de Saúde

As cooperativas de saúde são formadas por médicos e outros profissionais de saúde. Essas têm como objetivo oferecer serviços desse nicho. Normalmente, cria-se essas cooperativas para atender pessoas que não têm condições de adquirir os planos de saúde tradicionais.

Cooperativa de Crédito

As cooperativas de crédito exercem funções financeiras, como empréstimo e administração de poupanças. Seu trabalho é próximo de instituições financeiras, e por isso o Banco Central do Brasil regula todas as suas atividades.

Cooperativas Habitacionais

As cooperativas habitacionais oferecem imóveis para os membros, por meio de uma contribuição mensal dos cooperados.

Cooperativa de Produção

As cooperativas de produção são organizações feitas por produtores que trabalham de maneira comum. Ou seja, eles mesmos são donos da propriedade dos meios de produção, de forma que compartilham os lucros.

Cooperativa de Infraestrutura

As cooperativas de estrutura estão relacionadas a serviços básicos como água, energia, saneamento básico, segurança e limpeza pública, por exemplo.

Cooperativa Mineral

As cooperativas minerais são quando mineradoras se reúnem para realizar trabalhos de extração, industrialização e comercialização dos minérios, por exemplo.

Cooperativa de Turismo e lazer

As cooperativas de turismo e lazer são prestadoras de serviços relacionados ao turismo e lazer, como hospedagem e guiamento, por exemplo.

Outro

Quando o ramo que será exercido pela cooperativa não se enquadra em nenhum dos segmentos aqui descritos, é preciso adequá-lo a um novo. Com o tempo, alguns ramos podem deixar de existir e outros surgirem, de acordo com as regras da OCB.

Crie os valores da cooperativa

Os valores são a base de onde irá emanar toda a direção das ações da cooperativa. Uma empresa sem valores não tem pontos de partida. Os membros devem discutir a esse respeito para desenvolver os princípios coletivos. Todos devem concordar com eles e segui-los, porque a organização e a direção dos negócios dependem dessas linhas de orientação.

É ideal que os membros formalizem seu apoio aos valores da cooperativa. É simples de realizar isso, e pode poupar problemas futuros. Crie uma declaração de compromisso, em que tenha elencado os valores e princípios da cooperativa. Em seguida, leve o documento em uma reunião e peça para os membros o assinarem.

Crie a estrutura

A estrutura de uma cooperativa é igual a de empresas comuns. Ou seja, ela possui diversos membros que se organizam de modo que cada um exerça um papel, com responsabilidades próprias e dentro de uma hierarquia pré-definida. Para que cada membro saiba o que irá fazer dentro da estrutura, é preciso eleger órgãos sociais.

Cada órgão social possui titulares com responsabilidades bem específicas. Estruturas democráticas de cooperativas possuem as divisões com o intuito de promover interesses de toda a organização por meio de ações eficientes. Independentemente do tamanho da estrutura e, por consequência, do número de membros, é preciso que todos estejam envolvidos na gestão do dia a dia e na tomada de decisões. Assim, por terem sido eleitos, todos os membros da sociedade serão representados diante da sociedade pelos representantes.

Normalmente, o órgão social supremo de uma cooperativa é a Assembleia Geral. Abaixo dela, possuindo igual poder e posição, estão a Direção, que é o órgão de gestão, e o Conselho Fiscal, que é o órgão de fiscalização. Mas é importante que, depois de definir os líderes dos órgãos sociais, a cooperativa registre seus nomes no estatuto.

Como montar uma cooperativa?

Formalização da cooperativa

Agora é hora de formalizar a cooperativa. É preciso organizar o estatuto, no qual estarão as linhas gerais do funcionamento, é como o contrato dos cooperados. Assim, ele precisa ter:

  • Denominação, área de atuação, sede e outros dados relacionados ao exercício profissional.
  • Direitos, deveres, responsabilidades e condições de admissão e demissão dos membros.
  • Método de administração e fiscalização.
  • Capital mínimo que será trabalhado.
  • Regras para a convocação e funcionamento de assembleias gerais.
  • Processo de dissolução voluntária da sociedade e de reforma do estatuto.

Capital Social da cooperativa

Para prestar serviço e ter meios de instalação e equipamento, é necessário de capital social. Dessa forma, você deve especificar esses pontos para saber quanto cada membro do grupo deverá contribuir.

Portanto, elabore um projeto no qual o capital será dividido em quotas. O valor unitário deve ser menor que o menor salário-mínimo do país.

O associado deve contribuir no máximo com 1/3 (um terço) do total das quotas. Mas há exceções, no caso em que a subscrição deve ser proporcional ao movimento financeiro ou aos meios de produção. Assim, o pagamento pode ser feito através de prestações.

Processo de fundação da cooperativa

A seguir você fará a fundação, veja:

  1. Reunião: todas as pessoas interessadas no projeto se juntam para determinar os objetivos, escolher a comissão e eleger o coordenador dos trabalhos.
  2. Verificação do trabalho: É preciso, então, discutir com todos os associados a viabilidade das condições do projeto.
  3. Proposta do estatuto: Os membros deverão conhecer e discutir as propostas do estatuto e receber uma cópia para todos.
  4. Fundação: A Assembleia Geral de Constituição então cria a cooperativa durante a fundação. Determine a hora e o local com antecedência, utilizando as melhores formas de avisar todos os interessados. É necessário que a assembleia tenha no mínimo 20 pessoas.

Receita e fundos da cooperativa

A receita da cooperativa advém, principalmente, da taxa de administração ou serviço da organização. Ela retém um percentual sobre o valor das operações realizadas pelo cooperado. Quando a taxa de serviço for mais alta do que é necessário para pagar as despesas, acontecem as sobras. Por outro lado, se a taxa for baixa, pode haver perdas. De todo modo, é a Assembleia Geral que decidirá como realizar o rateio das sobras e perdas.

As cooperativas devem, obrigatoriamente, constituir um fundo de reserva. Ele será útil para cobrir as perdas que eventualmente poderão acontecer. Além disso, servirão para desenvolver as atividades. Deve conter, pelo menos, 10% do valor obtido de sobras líquidas no decorrer do exercício.

Além disso, é importante obter o fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates). Ele serve para que os associados e familiares tenham assistência. Em certos casos, pode servir também para os empregados da cooperativa. É preciso destinar ao menos 5% das sobras líquidas no decorrer do exercício. Os dois fundos são indivisíveis.

Se a Assembleia Geral desejar, ela poderá criar outros tipos de fundos, mesmo rotativos. Entretanto, a ata deve conter o modo de arrecadação, aplicação e liquidação.

Documentação

Segundo o que estabelece o Direito brasileiro, através do Código Civil, no artigo 982,

as cooperativas são sociedades de pessoas que exercem uma determinada atividade, tendo forma e natureza jurídica que lhes são próprias.

Enquanto natureza jurídica, a responsabilidade sobre as cooperativas é pessoal, solidária ou de forma limitada. Nessa última forma, é o valor subscrito que determina a responsabilidade, sendo que as sociedades formadas podem, então, ser limitadas ou ilimitadas.

Na reunião para constituir a cooperativa, os interessados devem apresentar a documentação necessária. Assim, organize com antecedência a Capa de Processo (cópia e original), estatuto social, comprovantes de pagamento da DARF e para a Junta Comercial, entre outros. Veja a lista completa:

Junta comercial

  • Relação nominativa dos membros.
  • RG e CPF do presidente em cópia.
  • Comprovante de residência do presidente em cópia.
  • Cópia de um comprovante da sede de funcionamento.
  • Quatro vias da Ata de Assembleia Geral de Constituição e do Estatuto. Elas devem estar todas rubricadas pelos associados fundadores, e na última página de cada é preciso ter o visto de advogado.

Receita Federal

  • Comprovante de residência e cópia do RG e do CPF de todos os diretores.
  • Ficha cadastral e ficha complementar (CNPJ).
  • Lista dos associados.

Conclusão

As cooperativas dependem principalmente das discussões dos interessados a respeito das regras que terão. O objetivo principal é chegar a um acordo, com regras que sejam obedecidas e respeitadas por todos. Em seguida parte-se para a parte legal, a fim de obter o registro na Junta Comercial para o início das atividades.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Cooperativa: Como montar uma [Passo a Passo]
Escrito em: 07/04/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

27 Comentários

  1. Luiz Chalola

    Excelente texto, bastante objetivo e esclarecedor. Tenho o firme propósito
    de criar uma cooperativa de profissionais de TI, e o texto apresentado veio
    de encontro aos meus anseios e curiosidades sobre o assunto

    Responder
  2. Fernando

    Excelente mesmo, claro, completo. Obrigado por compartilhar.

    Responder
  3. Salete Maria

    Socorro preciso de ajuda mesmo.. a leitura nesta hora ajuda.

    Responder
  4. Maria Neusa Moreira

    Muito bom! Respondeu as minhas dúvidas e colaborou com o meu projeto de contribuir na melhoria de vida de uma comunidade.

    Responder
  5. Marcos Letayf Macedo

    Ótimo. Objetivo e esclarecedor

    Responder
    • Anilda das dores pinheiro dos Santos

      Texto muito bom, quero muito abrir uma cooperativa e estou pesquisando e precisando de treinamento, como começar qual o primeiro passo, como abordar as pessoas

      Responder
    • Mirian Vieira

      Vou me.aprofundar mais na leitura pra melhor compreensão. Texto excelente.

      Responder
  6. Ivanda

    muito bom. Quase um tutorial.
    Obrigada.

    Responder
    • Henrique

      Excelente texto!, traz todo explicação necessária.

      Responder
  7. EspedAfonso Silva Afonso

    Muito bom, texto compreensível de maneira pratica e lógica.
    Muito obrigado.

    Responder
    • Marciane

      Olá.. gostaria de saber quantas pessoas são necessárias para abrir uma cooperativa, quantos associados?

      Responder
  8. Luiz Augusto Santos

    Muito bom essa dica, to fazendo um trabalho, muito aproveitável, parabéns…

    Responder
  9. Cezar Amaral Deterling

    Gostaria de tirar uma duvida, os associados-cooperados, podem ser pessoas jurídicas e Físicas, ou não, estamos em estudo para montar uma cooperativa de serviço, com inclusão de agencias de viagens, hotéis, e serviços

    Responder
  10. Simone Maria Dos Santos Macedo Mendes

    Amei tudo que o blog ensinou passo a passo. Parabens a quem elaborou.

    Responder
  11. Carlos Alberto Trindade da Rosa

    – Carlos Alberto Trindade

    – Muito boas informações vieram a colaborar muito para meus trabalhos.
    – Estou na iminência de constituir uma Cooperativa, ou seja, veio a mim num momento oportuno.

    Responder
  12. Ailton Ramos

    Excelente texto, ficou claro é bem explicado….
    Parabéns e obrigado!

    Responder
  13. dalva silva

    parabéns para quem elaborou o texto fico ótimo e bem explicado, com certeza me ajudou muito obgd.

    Responder
  14. Antonio silvestre da silva

    parabéns pela obra, muito esclarecedor !

    Responder
  15. Ronaldo

    Excelente texto! ajudou bastante , muito obrigado!!

    Responder
  16. Silvana Pereira Ramos

    Ótimo esclarecimento estou com este objetivo e com este esclarecimento vi que não é impossível algo possível só juntar pessoas com a mesma propostas

    Responder
  17. Hilda Ponciano

    Texto muito elucidativo. Pergunto: para uma cooperativa de prestação de serviços em saúde é necessário sede ou pode ser endereço fiscal, para abertura. Nesse momento, como podemos fazer a assembleia?

    Responder
  18. Cristina

    Obrigada pelos esclarecimentos, muito bem colocadas cada proposta, estou pesquisando porque vou começar uma cooperativa e gostaria de estar certa em muitas coisas, entender ao máximo para tentar menores equívocos, caso alguém tenha material e queiram me passar agradeço.

    Responder
  19. Claudemir Guoca Hara

    Para ficar excelente poderia ter um modelo de ATA e de estatuto pois muitos não sabem como fazer e nem tem como pagar para que um profissional faça. É um meio de se iniciar a auto gestão já na constituição!

    Responder
  20. Antônio Fernando Gomes

    Boa tarde! um excelente texto, veio dar mais claridade ao pensamento de organizar uma cooperativa pois sou um profissional do ramo têxtil já, aposentado mas por ver muitos outros ainda em atividade mas sem exercer a função por falta de oportunidade sou técnico têxtil de formação.

    Responder
  21. Adriano Gonçalves da Silva

    Muito bem elaborado esse texto, ficou de bem transparente a explicação, sem deixar nenhuma dúvida.

    Responder
  22. Sara

    Li no texto que na junta comercial tem que ter assinatura dos fundadores e do advogado.
    No caso de novos cooperados não há essa necessidade?
    Os fundadores são patrimoniais gostaria de entender essa questão por favor

    Responder
  23. Aias Bento

    excelente, alia versatilidade e compreensão simplificada para uma rápida compreensão e desenvolvimento de uma futura constituição.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...