fbpx

Escola de informática: Como montar uma

O mercado de informática está sempre no topo da cadeia de sucessos para empreendimentos. Afinal, o mundo digital é uma realidade e a tendência é a expansão cada vez maior das tecnologias para o dia a dia. Tudo que envolve computadores e afins são de suma importância para o cotidiano de qualquer segmento de trabalho.

O curso básico de informática é o mais procurado em todos os cursos profissionalizantes e, para muitas pessoas, as informações iniciais são mesmo as mais básicas, como ligar o computador, usar o sistema operacional e entender como e porque funcionam.

Essencial para o mercado de trabalho e para conviver com a pluralidade da web no mundo de hoje, montar uma escola de informática, além de ser lucrativo, ajuda a socializar as pessoas e acrescenta educação e informação para sua comunidade.

Para que servem as escolas de informática?

No começo, os cursos e escolas de informática se restringiam a dois tipos de aulas: manutenção e montagem de computador e informática básica. Para saber sobre programação e softwares específicos, era necessário ter aulas particulares ou até mesmo fazer faculdade.

Esses dois cursos ainda são os mais procurados, mas se unem aos de edição de imagens, programas de design gráfico, criação de sites, desenvolvimento de software e redes sociais.

É raríssimo encontrar algum tipo de trabalho que não utilize a informática, mesmo que funções básicas. O restante das empresas utilizam computadores para quase tudo, inclusive tarefas que antes eram mais básicas, hoje possuem softwares especiais que contemplam quase todas as tarefas.

O mercado está cada vez mais exigente com as informações de informática de seus funcionários e querem contratar alguém que não precisa ser orientado com as funções básicas, principalmente as que utilizam os programas do pacote Office, como Word e Excel, e o uso da internet.

Embora a maior parte dos alunos estejam interessados em aprimorar o currículo, muitos querem ganhar dinheiro com o conhecimento. Cursos como web design e desenvolvimento de sites são mecanismos para formar novos profissionais.

20 mil reais por mês revendendo egestor

Como Montar uma Escola de Informática

A partir da decisão de montar uma escola de informática, é importante ficar atento aos detalhes do negócio. Embora o ramo tenha muita demanda, a concorrência é grande e de vários tipos. Desde grandes empresas até profissionais liberais, que também variam em preço e qualidade do serviço oferecido.

Franquia de escola de informática

As grandes franquias nacionais dominam o mercado, normalmente com muitas lojas, bons equipamentos e preços. Outro grande concorrente é a própria internet, com tutoriais detalhados e cursos online, que atraem muitos interessados, mas não chega a tirar o foco dos cursos presenciais. A maioria prefere o contato direto com o professor.

Público-alvo

O público-alvo em média são adolescentes, crianças e adultos, assim profissionais recém-formados e que desejam melhorar o currículo. A idade desse público é de 10 a 74 anos, média bastante expressiva para se entender o tamanho das possibilidades do mercado.

Docentes da escola de informática

É fundamental investir num professor de qualidade, que deve ter um conhecimento avançado sobre o assunto, mas principalmente dominar as técnicas de didática. De nada adianta ter um professor super qualificado, mas que não sabe se expressar para repassar o conhecimento que tem. A maior parte dos cursos exige experiência comprovada mínima de dois anos dando aulas, além dos certificados conquistados. O curso superior não é exigido para as aulas básicas, mas outros cursos específicos e que exige uma especialização mais abrangente do professor, ela pode ser um diferencial.

Localização da escola de informática

A localização da escola de informática também é importante. O ideal é que sejam próximas a colégios e faculdades, para facilitar a locomoção. Ou em centros empresariais, que aproveitam os profissionais que desejam especialização ou reciclagem.

Estrutura da escola de informática

Como uma escola de informática precisa de uma estrutura mínima, não são todos os espaços oferecidos que podem ser utilizados. Casas e salas que já foram de outros cursos são as mais indicadas.

A estrutura é mesmo como uma escola, sem as carteiras e sim cadeiras e mesas com computadores. Elas podem ser compradas em lojas para móveis de escritório ou feitas sob medida para o local e costumam ficar mais baratas. Todas as salas devem estar climatizadas com ar-condicionado, já que os computadores precisam do clima frio para não danificarem.

As salas também precisam de boa iluminação, um projetor para demonstrações do que se passa na tela e uma lousa com caneta piloto, para informações escritas. Há ainda a recepção, sala de administração, bebedouro e banheiro.

Para um negócio básico, ele deve ter duas ou três salas com essa estrutura, funcionando nos horários de manhã, tarde e principalmente à noite para absorver a demanda de pessoas que trabalham fora. A média é de 15 alunos por turma, mas tudo dependerá do tipo de curso oferecido e do planejamento das aulas.

Investimento inicial para uma escola de informática

O investimento médio para montar uma escola de informática com essa estrutura sugerida é de R$ 100 mil a R$ 150 mil. Inclui-se também a contratação de professores e recepcionistas, capital de giro e publicidade inicial.

Sem Pânico na Gestão Empresarial

Para muitos empresários, controlar a parte administrativa e financeira da empresa é a mais difícil do negócio. Mas com ferramentas de gestão empresarial, tudo se torna mais organizado e mais fácil de lidar.

As principais maneiras de fazer essa gestão são com planilhas ou com sistemas de gestão online.

O eGestor é 100% online e guarda com segurança todas as informações da sua empresa em nuvens, o que impede que elas se percam por vírus, quebra do equipamento, entre outras situações comuns.

Por meio dele é possível ter total controle financeiro da sua empresa, seu fluxo de caixa, controle de vendas e do estoque, nota fiscal e emissão de relatórios, sempre com muita facilidade de manuseio e compreensão.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Escola de informática: Como montar uma
Escrito em: 16/12/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Ideals

    Eu amo este artigo. Eu também quero lembrar que para a segurança virtual de documentos confidenciais da empresa e recomendo usar salas de dados virtuais.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...