Quando você começa a desenvolver uma ideia de negócio, muitas dúvidas surgem. Desde as mais simples, como o que exatamente você irá vender, até as que envolvem muita pesquisa e paciência para entender toda a parte burocrática da abertura da loja. Todas estas questões devem ser levantadas e respondidas para que você tenha informações confiáveis para montar o seu plano de negócio. Para auxiliar você na organização desse processo, veja agora 5 dicas de como montar uma loja de artigos para bebês.
Dica 1 – Esteja por dentro do mercado
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil nascem cerca de 5 bebês por minuto. Grande parte das famílias destes bebês gastam em média 5 mil reais com o enxoval. Agora, imagine você o quanto este mercado se mantém em um crescimento constante. Essa informação é valiosa e positiva para você, mas lembre-se de manter os pés no chão e afunilar estes dados para a região onde você pretende montar sua loja de artigos para bebês.
Estude o máximo de informações que puder. Vale pesquisar na internet (busque sites com pesquisas verdadeiras e confiáveis), perguntar a outros lojistas conhecidos (concorrentes diretos ou similares) e consultar o máximo de profissionais possível, como contadores, administradores e analistas de mercado.
Conheça também os seus concorrentes, em que áreas do bairro ou da cidade eles estão localizados, como se comunicam com o público, se possuem loja virtual ou só física e faixa de preço. Estas são apenas algumas questões a pesquisar, mas são valiosas para você saber em que terreno está pisando.
Dica 2 – Segmente seus produtos
Nada impede você de abrir uma grande loja com artigos variados, desde o enxoval da mãe e do bebê até vestuário para crianças de 12 anos. Mas as pesquisas que você levantar lá na etapa de “saber tudo sobre este mercado”, são válidas aqui, na hora de segmentar os produtos que você irá oferecer na sua loja.
Considerando a quantidade de produtos que surgem para este mercado, as chances de bons resultados serão maiores e mais assertivas se você afunilar sua oferta de produtos e oferecer o que mais está em falta no mercado da sua região.
Ainda de acordo com o IBGE, os produtos que os pais buscam durante o primeiro ano de vida do bebê são os que mais movimentam o mercado. Com essa informação, você começa a definir se irá trabalhar com vestuário, móveis, acessórios, lembrancinhas ou tudo isso junto.
Lembre-se também que o mercado de artigos para bebês é sempre muito variado, repleto de novidades tecnológicas e ecologicamente corretas. Cada vez mais as famílias buscam soluções funcionais, saudáveis, inovadoras e seguras visando à qualidade de vida do bebê e a praticidade do dia a dia.
Dica 3 – Abertura da empresa (Exigências legais)
Muito bem, sabendo “quem é” a sua empresa dentro do mercado de artigos para bebês e o que irá oferecer, é hora de lidar com a parte burocrática da abertura da empresa.
São diversas etapas necessárias e sabemos que pode ser um pouco complicado entender cada uma delas e seus detalhes, por isso, é fundamental que você pesquise e contrate um bom escritório de contabilidade para orientá-lo e realizar estes processos para sua loja.
Você terá que regularizar documentação para as seguintes etapas:
- Consulta comercial;
- Busca de nome e marca;
- Arquivamento de contrato social;
- Solicitação do CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de licença e Registro na Secretaria da Fazenda;
- INSS.
Cada tipo de negócio demanda necessidades diferentes, portanto, seu contador irá orientar sobre cada etapa para o seu segmento.
Loja de artigos para bebês pode ser MEI?
Sim, uma loja de artigos para bebês enquadrada no CNAE 4789-0/99 – Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente, pode ser MEI.
A loja de artigos para bebês que opta por ser MEI se enquadra no Simples Nacional, Anexo I, sendo suas alíquotas de imposto entre 4% e 19%.
Dica 4 – É hora de definir a comunicação visual
Esta etapa é tão importante para sua marca quanto as anteriores. Na verdade, uma agrega valor à outra. De nada adianta você preparar todo o terreno sabendo tudo sobre o mercado atual de artigos para bebês, montar uma loja repleta de produtos inovadores se você não souber atrair o seu público-alvo para a compra.
Para ajudar você com tudo isso, procure uma agência de comunicação ou profissionais de comunicação e marketing freelancers. Esta será a fase de vocês conversarem e reunir informações para montar a identidade da sua marca (logotipo, slogan, posicionamento no mercado) e um planejamento de comunicação e marketing para ser seguido por um período a definir.
A comunicação da sua loja de artigos para bebês também vai incluir as propagandas que você fizer, meios de comunicação que sua loja irá aparecer, mídias sociais, relacionamento com seu público em potencial e com seus clientes e muito mais. Tudo isso sendo constantemente monitorado para analisar se está trazendo resultado e continuar no caminho certo ou mudar de direção.
Dica 5 – Tenha uma ferramenta de gestão inteligente
Até aqui foi tudo bem planejado e organizado, certo? Agora é hora de pensar na praticidade e organização do seu dia a dia na loja. Serão diversas coisas para administrar, exigindo seu controle e análise, como:
- Controle de estoque;
- Controle de compras e vendas;
- Notas Fiscais;
- Rotinas financeiras;
- Permissões de acesso às informações.
Além destas necessidades básicas na gestão de um estabelecimento comercial, contar com um software de gerenciamento traz muitas outras vantagens. A começar que nele você reúne em um só lugar todas as informações da sua loja de artigos para bebês.
Ter estas informações reunidas e integradas possibilita a geração de relatórios para análises de todos os aspectos da sua loja. E com toda essa informação organizada você terá mais tempo para focar nas estratégias de crescimento do seu negócio.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado no processo de planejamento da sua loja de artigos para bebês. Convidamos você a assinar nossa newsletter e continuar acompanhando dicas de gestão para pequenos e médios empreendedores como você.
eGestor
O sistema de gestão empresarial eGestor permite com que você realize todas as funções citadas acima para a sua loja de artigos para bebês. O software ainda permite realizar o controle do fluxo de caixa e realizar um cadastro minucioso com as informações referentes a todos os seus clientes, fornecedores e transportadores. Você pode testar o sistema gratuitamente por 15 dias antes de assinar um contrato!
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado no processo de planejamento da sua loja de artigos para bebês. Convidamos você a assinar nossa newsletter e continuar acompanhando dicas de gestão para pequenos e médios empreendedores como você.
Muito bom esse Artigo com essas dicas valiosas realmente você tem uma direção a seguir na hora de equipar e montar sua loja.
Ficamos muito felizes que você tenha gostado, Thiago. Pode contar conosco para mais conteúdos sobre empreendedorismo e gestão empresarial!
Estamos querendo montar uma loja de artigos para bebês. Gostei muito das dicas !
GOSTEI MUITO, BEM INTERESSANTE MUITO OBRIGADA.
bom dia!
minha duvida é quantas peças devo ter do mesmo modelo, estou começando agora neste ramos e não tenho ideia.
Boa noite! Gostei muito e tou qerendo abrir uma loja em uma cidade população de 45 mil habitante.
Estamos querendo montar uma loja de artigos para bebês. Gostei muito das dicas, vocês podem me ajudar?
muito o comentario muito obriga ajudou muito
Muito bom essas dicas ajuda a abrir nossa mente.Vou abrir uma loja de artigo para bebês !E vai ser o maior sucesso!!!
Tenho um canal no YouTube onde falo sobre loja de bebê. Amei saber disso.
Ótimas informações.
Canal: Mahara Baby Center