como montar uma loja de pneus

O pneu, apesar de as vezes negligenciado, é uma das partes mais importantes do carro. Afinal, o carro pode ser o mais potente, com pneus carecas e mal cuidados, de nada adianta. Um carro com pneus furados pode trazer grandes incômodos pro motorista. Portanto, o mercado de pneus e rodas é algo rentável sempre. Assim, te ensinaremos como montar uma loja de pneus

Primeiramente, é preciso que fique claro que uma loja de pneus se enquadra na categoria de serviços automotivos. Além da própria venda. Por isso, são necessários projetos diferentes para esse tipo de negócio.

Por que um serviço complexo?

Para saber como montar uma loja de pneus, é preciso estar atento às etapas. Mas quantas são as etapas que constituem a interação de compra e venda entre um cliente e uma loja de pneus?

Há três etapas vitais nesse processo:

  1. Disponibilidade e opções
  2. Balanceamento
  3. Alinhamento

Já parece ter ficado claro para quem quer saber como montar uma loja de pneus, que a finalidade dessa loja não é só vender pneus. Mas também fazer com que o cliente demore a voltar. Por mais estranha que possa parecer essa afirmação, ela faz todo sentido.

Quanto mais tempo o cliente levar para retornar, maior é a chance que ele tem de voltar quando precisar. Além de recomendar os serviços da sua loja. Isso porque se o serviço prestado for adequado, juntamente com a qualidade do pneu vendido, o carro se manterá no seu estado ideal por mais tempo. 

Veremos que, se ele voltar logo, poderá ser para reclamar. Se o prestador de serviço não estiver muito preparado, transformará essa oportunidade de recuperar a credibilidade do cliente em uma relação de aversão. Ou em relação nenhuma.

Disponibilidade e opções

Essa é a etapa em que o cliente vai decidir qual produto vai levar.

O ideal é que você tenha opções e estoque. O cliente pode ter preferência por uma determinada marca, mas pode ser convencido a levar outra que tenha um posicionamento parecido em questões como preço, durabilidade e design.

O controle de estoque é fundamental, assim como um bom cardápio de fornecedores com opção de entrega rápida. De modo a evitar a perda de clientes por falta de produto. Nesse caso, o risco de ele voltar é mínimo.

Logo, convém ter em estoque todas as medidas. Além de um bom cardápio de marcas, sobretudo as mais populares.

Balanceamento

Essa é a segunda etapa, em que você vai começar a garantir que a venda de hoje não se transforme em um pesadelo amanhã. Tanto para você como para o cliente. É necessário que a loja tenha uma boa máquina de balanceamento e alguém que saiba operá-la com precisão.

O pneu mal balanceado faz barulho e causa vibração no veículo, o que corresponde à entrega de um problema no lugar da solução.

Alinhamento

A máquina de alinhamento tem um valor mais alto. E pode ser um entrave no início do negócio, mas o alinhamento tem que ser feito. Caso contrário, o serviço estará sendo prestado pela metade. Sem o alinhamento correto, o pneu vai desgastar mais de um lado do que de outro. E isso irá encurtar sua vida útil. Se não for possível ter a máquina de alinhamento, o caminho é fazer uma parceria com outra loja. Mas sem deixar de pensar na comodidade do cliente.

As três etapas acima compõem os indicadores de qualidade do serviço prestado pela loja de pneus. Para completar o básico feito de forma satisfatória, convém atentar para algo bastante valorizado: agilidade.

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Agilidade

Manter os estoques à mão e bem organizados auxilia muito. Ter equipamentos que aceleram o serviço, como uma máquina de montar e desmontar pneus e elevadores de automóveis ajuda. Mais uma vez, o investimento na máquina de alinhamento deve ser considerado, sobretudo porque agrega valor ao serviço.

Já falamos sobre a forma de prestar um serviço correto, ágil e eficaz. Porém, estamos falando de um serviço. Todo serviço é um produto e um produto precisa de embalagem. Mas como embalar um serviço? Não basta prestar um bom serviço. O cliente não sabe antes de experimentar que o serviço da nossa loja é excelente. Logo, ele tem que parecer excelente.

Na parte mais estrutura de como montar uma loja de pneus, é importante manter as aparências. Muito embora o carro não ligue muito para isso, o cliente ficará bastante encantado e inclinado a fazer a compra em nossa loja se ela for confortável, tiver uma boa aparência e for limpa. Um bom atendimento também é essencial. Além da imprescindível cordialidade, é essencial trabalhar de forma adequada à previsão, estabelecendo e cumprindo o prazo que o cliente vai aguardar ou no qual vai retornar para buscar o veículo.

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Ah, o preço! E a concorrência…

Em geral, se o objetivo é montar uma loja de pneus, o ideal é buscar vias movimentadas, com bastante trânsito, onde o negócio esteja próximo da vista dos clientes em potencial. É para lá também que vai a concorrência. Bom para o cliente, que ganha em opções.

Seria mentira dizer que o preço é o fator determinante para a compra. Existem outros fatores. No entanto, dizer que o fator preço é irrelevante ou não é decisivo seria uma mentira ainda maior.

Pneus não chegam a ser exatamente commodities, mas a concorrência é grande. Por via das dúvidas, é bom fazer pesquisas frequentes de preço na região. Outro ponto fundamental é entender de automóveis e pneus. Sendo um grande diferencial competitivo. Isso para entender um pouco mais que os outros, pois existem variáveis importantes para a escolha do pneu mais adequado para cada carro.

Considerações finais sobre como montar uma loja de pneus

Na hora de decidir como montar uma loja de pneus, é imprescindível decidir qual será o tipo da sua empresa. E assim, fazer todos os trâmites de documentos necessários para abrir um negócio.

Uma forma de encantar o cliente é mostrar a ele que a loja está preocupada com muito mais do que simplesmente fazer negócios. A preocupação é que o consumidor faça o melhor negócio. Há pneus adequados para todo tipo de carro e todo tipo de uso. Cada carro é um carro, cada cliente é um cliente. Conheça o produto que você vende e mostre ao seu cliente a importância que ele tem.

Se a loja apresentou uma boa combinação de produtos, ofereceu um ambiente agradável e um atendimento, além de cordial, impregnado de informações que o cliente sequer supunha existirem, além de garantia da casa para os serviços de balanceamento e alinhamento, o cliente certamente irá preferir a sua loja.

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Escrito por eGestor
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