Fazer um negócio crescer é o sonho de qualquer empresário ou empreendedor. Mas acredite, existem muitas empresas que quebram devido a um crescimento sem a devida preparação para suportar esta ascensão.
Um dos maiores desafios de um empresário é garantir a manutenção da qualidade nos produtos e principalmente nos serviços quando a demanda aumenta significativamente.
Por isso, hoje vamos listar alguns cuidados imprescindíveis que todo empresário deveria ter para criar algo sustentável a médio e longo prazo.
1. Invista em Marketing Digital da forma adequada
Contrate uma boa agência de Marketing Digital para lhe auxiliar em suas ações no meio digital e até mesmo fora dele.
Muitos empresários investem em profissionais com custo baixo ou ainda com agências que não possuam a preparação adequada para dar-lhes suporte para um crescimento sustentável.
Sua estratégia de Marketing precisa ser muito precisa, clara e contemplar um fator principal: Posicionamento de Marca.
Um posicionamento de Marca é adquirido de acordo com a forma com que sua empresa se comunica e também opera perante ao mercado.
Todas as ações da empresa foram uma imagem que fica intrínseca na mente dos consumidores, ajudando que todo este público tenha uma opinião formada a respeito de sua empresa.
Entender a melhor forma de se posicionar no mercado pode lhe trazer resultados sólidos a médio e longo prazo.
Além disso, sua empresa precisa ter muito bem claro o público-alvo que ela deseja atingir, buscando os clientes certos para seu negócio e com a mensagem certa.
2. Invista nos colaboradores certos
Por mais que o posicionamento de sua empresa seja excelência operacional, que são empresas moldadas por processos e que buscam eficiência na operação para ter um custo competitivo, a qualidade de seus produtos e serviços continuam dependendo muito da qualidade dos seus colaboradores.
Trabalhar com equipe qualificada e que tenham motivação, adequação à função e vontade de fazer “diferente” é primordial para que sua empresa tenha sucesso.
Muitas empresas têm implantado com sucesso a avaliação DISC nos colaboradores como forma de escolher os melhores profissionais para cada uma das oportunidades de trabalho.
Considere investir mais no processo de seleção, treinamentos motivacionais e ainda no desenvolvimento pessoal de sua equipe.
Isso também contribuirá para a diminuição dos custos com erros de contratação.
3. Gestão Eficiente
Um outro aspecto primordial para o crescimento sustentável de empresas é uma gestão de qualidade da empresa para um controle de custo rígido e um planejamento financeiro de suas ações.
Muitas empresas investem corretamente em marketing digital, conseguem resultados significativos nas vendas, mas mantém uma margem extremamente baixa ou até mesmo negativa e acabam por terem resultados a médio e longo prazo desastrosos.
O primeiro passo para ter uma gestão eficiente é contratar um Software ERP de qualidade como o eGestor.
Você poderá ter um controle preciso do contas a pagar e receber, implantar um sistema de cobrança eficiência e diminuir substancialmente a inadimplência, comparar receitas com despesas para mensurar os resultados da empresa e se a margem de lucro está adequada e ainda realizar um planejamento financeiro através de relatórios de fluxo de caixa.
Todos estes elementos são mais que primordiais para um crescimento sustentável junto a uma estratégia de marketing digital bem feita.
4. Visão de Mercado
A grande tendência de empresas que atingem altos patamares é se acomodar com o sucesso já atingido.
Este é uma das principais razões que gigantes no mercado muitas vezes quebram.
O sentimento de dever cumprido e muitas vezes até de arrogância pode fazer grandes impérios ruírem.
O mercado muda constantemente e os hábitos de consumo das pessoas também mudam.
Produtos e serviços evoluem para se adequar a estes novos hábitos, o que muitas vezes faz com que grandes empresas, até mesmo em nível mundial, venham a ver seus impérios desmoronar.
É o caso de muitas gigantes como por exemplo a Kodak, que era a marca líder mundial em seu segmento e em espaço de anos teve o resultado que teve.
Neste caso em específico, o hábito dos consumidores mudou drasticamente, começando primeiramente a dar mais espaço para câmeras digitais e alguns anos depois tendo esta funcionalidade acoplada, com qualidade, aos dispositivos móveis.
Sua empresa precisa estar sempre atenta as mudanças do mercado, a evolução dos serviços e produtos e principalmente aos hábitos dos consumidores.
Neste último, o seu departamento de marketing deverá lhe auxiliar.
5. Cultura Organizacional
Uma empresa sem cultura organizacional é uma empresa sem alma e fadada ao fracasso.
As maiores empresas do mundo possuem muito claramente suas culturas organizacionais.
Concordem ou não, todos os colaboradores necessitam se adequar.
Um livro que trata bastante sobre o assunto e que todo empresário deveria ler é o “Comece pelo porquê”, do autor Simon Sinek.
A partir do momento em que o empresário começa a entender mais sobre cultura organizacional, ele começa a perceber conceitos intrínsecos na comunicação de grandes marcas, como a Nike por exemplo .
As pessoas, em sua grande maioria, compram produtos de empresas como a Nike por acreditar no propósito da empresa e nos valores que elas demonstram em suas ações.
Se grandes marcas se preocupam exaustivamente com a cultura, porque não sua empresa não deveria também implantar e se preocupar com ela?
Pense nisso.
Bônus
Um outro fator muito importante para sua empresa, se você é o líder ou encarregado, é a sua própria constante evolução.
Um grande líder precisa dominar diversos aspectos que podem influenciar no seu modelo de liderança, em sua gestão estratégica e também em sua inteligência emocional.
Você é o responsável por sua empresa e pelo bom andamento dela.
Invista nos mais diversos treinamentos e capacitações que podem lhe ajudar a gerir o seu negócio. Grandes empresários dominam assuntos como linguagem corporal, técnicas de rapport, liderança, gestão estratégica de empresas, marketing e outros assuntos que pode influenciar nos resultados de seu negócio.
Então, como gestor, você é o primeiro que necessita evoluir sempre para um melhor desempenho frente ao comando de sua empresa.
Busque sempre a evolução!
Espero que este artigo possa ajudar no crescimento sustentável de seu negócio. Sucesso!
0 comentários