fbpx

Customer experience: usando conteúdos interativos para reter clientes

Lembra da última vez que você teve uma experiência positiva com uma marca? Provavelmente isso tenha deixado um sentimento de satisfação, você passou a ver a empresa de uma forma especial e quis compartilhar isso com amigos que precisam do mesmo produto ou serviço que você adquiriu. É por isso que o customer experience é importante e deve ser uma prioridade para qualquer empresa. 

Além do potencial que todo cliente tem de ser um embaixador informal das marcas com as quais sente afinidade, é preciso levar em conta que é muito mais caro adquirir um novo cliente do que fidelizar um. 

Levando em conta o investimento e o tempo que é preciso até que um consumidor passe pelas fases de conhecimento, consideração e decisão, otimizar a sua estratégia de customer experience e proporcionar uma experiência satisfatória para que os clientes continuem fiel à sua marca é a melhor opção.

O que é customer experience

Customer experience, ou experiência do cliente, trata do relacionamento entre marcas e seus públicos, incluindo todas as formas de interação, ainda que não estejam relacionadas a compras. 

Desde a leitura de um artigo em blog, uma postagem em redes sociais, uma newsletter até formas de pagamento, páginas de checkout e pós-venda, cada interação constrói (ou destrói) a forma como um cliente se sente em relação a uma empresa. 

No fim das contas, o conjunto dessas experiências é o que importa, e o conteúdo tem um papel fundamental nesse processo. A relação entre conteúdo e customer experience é mais estreita do que pode parecer, por isso a seguir vamos ver formas de usar conteúdos interativos para que os seus clientes tenham uma boa experiência fiquem fieis à sua marca.

Conteúdos interativos para o customer experience

Customer experience abrange todos os pontos de contato dos seus clientes com a sua marca, desde os conteúdos do topo do funil até o pós-venda. 

Assim, Você pode usar conteúdos interativos para aumentar a visibilidade, o engajamento, a autoridade e a fidelidade da sua empresa, além de ser uma ferramenta eficiente para conhecer o seu público. 

Coleta de dados

Usar conteúdos interativos como quizzes, calculadoras, materiais para pesquisa e enquetes é uma ótima maneira de conhecer melhor o seu público e criar uma base de dados para ajustar suas ações de marketing.

Muitas vezes, se você desenvolver conteúdos atraentes o bastante para ter o engajamento desejado, a interatividade pode substituir ou dar suporte às suas pesquisas de marketing.

Fidelidade em Customer experience

A fidelização é construída ao longo de toda a relação com o cliente. Ao oferecer conteúdo de valor e atraente a sua marca já começa a se destacar aos olhos do seu público-alvo e isso reflete em uma relação de confiança na sua expertise, por exemplo.

Além disso, conteúdos interativos envolvendo a venda e o pós-venda ajudam as marcas a otimizarem a experiência do consumidor e evitar que eles se sintam insatisfeitos por qualquer motivo.

Engajamento

Conteúdos interativos geram maior engajamento, porque, ao invés de apenas consumir algo pronto, o público é convidado a se envolver de fato. Isso pode proporcionar uma experiência divertida, educativa e com elementos de gamificação. Além disso, certos conteúdos interativos estimulam o compartilhamento, como no caso dos resultados de quizzes e testes. 

Tipos de conteúdos interativos para otimizar customer experience

Infográficos interativos

Infográficos são um tipo de conteúdo visual que mescla textos e recursos como ilustrações, gráficos, ícones, cores e fontes diversas para comunicar com eficácia e de forma fácil de entender. 

Eles são largamente utilizados em redes sociais, newsletters, blogs e páginas de venda para comunicar grandes volumes de informações de forma rápida e divertida. A principal diferença no caso dos infográficos interativos é que o usuário pode navegar pelo conteúdo e descobrir as informações no seu próprio ritmo e na ordem que preferir. 

Essa é uma ótima opção para newsletters de lojas virtuais, por exemplo, porque os clientes podem explorar recursos dos produtos, ver promoções ou modificar cores, por exemplo. Isso ajuda a não sobrecarregar o visual porque não é preciso que todas as informações sejam apresentadas ao mesmo tempo. 

Outra opção é usar infográficos interativos para mostrar como conceitos se relacionam, como as soluções que você oferece tem impacto positivo na vida das pessoas além do objetivo imediato da compra. 

Para isso, um mapa mental como este abaixo é o tipo de visual ideal. Nesse caso, cada ideia secundária que é ramificada do ponto central deve conter informações extras que são exibidas quando o usuário as aciona com o cursor.

Mapa mental - Customer experience

Pesquisas e enquetes

Uma forma de fazer os seus clientes se sentirem valorizados e coletar informações valiosas para otimizar o customer experience é pedir a opinião deles. 

Para isso, forneça pesquisas de satisfa5ção pós-venda, mas vá além: use a sua base de e-mails, blog e redes sociais para criar enquetes e recompense a participação com sorteios e descontos. 

Calculadoras

Ajudar os clientes a comprarem exatamente a quantidade que precisam de um determinado produto é uma atitude que vai ser muito recebida pelo seu público-alvo. 

Lojas de materiais, tecidos, produtos para eventos, alimentos e muitas outras podem proporcionar uma experiência de compra confortável ao fornecer calculadoras onde os clientes possam inserir informações relacionadas às suas necessidades. 

Assim, eles refletem sobre o que precisam e recebem uma resposta instantânea sobre quantidade e preço.

Quizzes

Assim como enquetes e pesquisas, os quizzes são ótimos para coletar dados sobre o  público e, assim, ajustar a sua estratégia de customer experience, com a vantagem de ser também uma ferramenta eficaz para educar a sua audiência a respeito do seu mercado e produtos. 

Isso porque apresentar os resultados ao final de um quizz é uma boa oportunidade para passar informações de forma pertinente, inserir links para posts de blog sobre o assunto e oferecer conteúdos ricos como um ebook. 

Além de ajudar equipes de marketing a extrair insights sobre o perfil dos clientes, esse tipo de conteúdo é altamente compartilhável, e todos já vimos em algum momento o resultado de um quizz nas nossas redes sociais e nos sentimos inclinados a responder também.

Levando em conta a diminuição da atenção, do tempo disponível e da paciência que os usuários de internet apresentam, é importante criar quizzes que possam ser completados em pouco tempo. Escolha assuntos interessantes, curiosos, surpreendentes e que permitam que você insira perguntas diretamente relacionada aos seu mercado. 

Conclusão

Customer experience vai muito além do momento da compra e envolve desde os primeiros contatos com uma empresa até o pós-venda. Usar a interatividade na sua estratégia de customer experience a seu favor vai fazer com que os seus clientes tenham uma experiência positiva em todas as etapas. 

Isso porque os conteúdos interativos vão ajudar você a entender melhor o seu público e fazer como que os seus clientes tenham experiências mais personalizadas e divertidas com a sua marca. Aproveite as possibilidades da interatividade na internet e comece a colocar em prática formas mais atraentes de se comunicar com seus clientes.

Início 9 Empreendedorismo 9 Customer experience: usando conteúdos interativos para reter clientes
Escrito em: 07/12/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...