Quem é empreendedor de um negócio B2C (Business to Consumer) sabe muito bem que, para realmente se sobressair no mercado, precisa conquistar seus consumidores, certo? Só que para convencer o público a efetivamente comprar seus produtos, é importante proporcionar uma boa experiência de atendimento e compra, além de investir no relacionamento com os clientes. Mas como fazer isso? Como é possível conquistar de verdade o consumidor? Pois veja algumas dicas a seguir:
Ofereça incentivos de consumo
Oferecer descontos e fazer promoções vale tanto como um bônus para aqueles consumidores que já compram bastante com sua marca, quanto como um estímulo para que os que não consomem há muito tempo com você voltem a comprar em sua loja. Afinal de contas, todo mundo gosta de se sentir especial, não é mesmo? Ao receber um abatimento de preço diferenciado ou uma indicação promocional personalizada, o consumidor terá a sensação de que a empresa realmente se importa com ele. E isso dá um gás incrível no seu ranqueamento na lista de preferências desse contato.
Tenha uma boa estratégia de marketing de relacionamento
É preciso ter um acervo de informações sobre cada cliente, de modo a conceber meios personalizados de divulgação não só dos produtos ou serviços, como das ofertas e dos descontos. Quando se sabe o que o cliente deseja e costuma adquirir, a partir de seu histórico de compras e dos dados de seu cadastro, passa-se a poder criar anúncios e promoções bastante voltadas para essa pessoa específica, o que aumenta demais as chances de compra, bem como sua satisfação geral.
Abuse do poder do storytelling
A narração de histórias atraentes é um ótimo — e dinâmico! — gatilho emocional para as pessoas. É importante entender que o comprador é um ser emotivo, havendo, assim, grandes chances de ele se envolver com alguma história pela qual sinta empatia. Lembre-se sempre de que as emoções podem influenciar de modo enfático suas decisões de compra.
Marque presença nas redes sociais
É essencial abrir a maior quantidade de canais possível para divulgar sua marca e dialogar com atuais e futuros clientes. Assim, ao estabelecer sua presença nas mídias sociais será possível aumentar a rede de admiradores e contatos da sua marca, gerando engajamento para suas publicações e solucionando mais prontamente as dúvidas de seus consumidores. Nesse caso, as redes sociais se apresentam como um suporte extremamente relevante para a nutrição do relacionamento com os consumidores e para a formação de uma ligação emocional com leads e clientes já fidelizados.
Resolva as reclamações de sus clientes
Criar um bom atendimento inicial é importantíssimo. Até aí tudo bem. Mas proporcionar boas — e de preferência rápidas — soluções para as queixas levantadas por seus clientes muitas vezes é a melhor maneira de ganhar sua confiança e seu respeito. Guarde que nem sempre a melhor técnica envolve uma recompensa financeira, sobretudo se o que motivou a compra não tiver nada a ver com questões relacionadas a preço. Por isso, mantenha o foco na satisfação do cliente e procure surpreendê-lo. Dependendo do problema surgido, um brinde inesperado ou a contrapartida em forma de um ótimo serviço pode ser o grande diferencial para sua empresa chamar a atenção do consumidor de forma positiva.
Agradeça pela escolha do cliente
Ao fechar uma venda com um novo cliente, agradeça pela escolha que ele fez em comprar de você, afinal, ele certamente poderia ter optado por muitas outras concorrentes, mas, por um motivo ou por outro, preferiu sua marca. Mais uma vez você estará demonstrando que o consumidor é importante para você e não apenas mais uma receita entrando em caixa.
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