Descubra como criar uma cultura para sua MEI

Independentemente do porte ou da área de atuação da empresa, desenvolver uma cultura própria, que fortaleça a identificação do público com a marca, é sempre uma boa ideia, não concorda? A cultura organizacional pode ser encarada como um conjunto de comportamentos e ações dos profissionais que atuam na organização, incluindo aí alguns fatores relevantes, como valores, princípios, missão e normas internas. Sendo assim, fica mais que evidente que a cultura organizacional interfere diretamente nas relações entre colaboradores, fornecedores e clientes.

Em pequenas empresas, a cultura organizacional normalmente está baseada na personalidade do próprio empresário, em sua maneira de enxergar o negócio e nas suas experiências pessoais. O fato é que essa cultura causa impactos até na gestão, podendo ser responsável tanto pelo sucesso como pelo fracasso da empresa. Quer aprender mais sobre o assunto? Então acompanhe agora mesmo nosso post:

Os caminhos da cultura da inovação

Adotar uma cultura de inovação pode ser muito positivo, em especial para pequenas empresas, que teriam nessa característica um enorme diferencial competitivo. Para tanto, há basicamente dois caminhos a serem seguidos. O primeiro consiste em assumir a inovação como sendo o valor mais importante da empresa, direcionando todas as ações e recursos para esse propósito, de modo a se tornar a principal característica do negócio. O segundo inclui o pensamento inovador nos processos, produtos e serviços, mas mantém o foco nos demais valores, de forma que os clientes percebam a inovação como um fator adicional.

A inserção dessa cultura em sua MEI

Em pequenas empresas, a inserção de uma cultura inovadora depende totalmente das atitudes e dos comportamentos dos empresários. Assim, é necessário desenvolver o perfil inovador por meio de uma capacitação específica, da leitura de conteúdos inspiradores e de pesquisas sobre as melhores práticas do mercado. Para ser inovador, também é importante estar sempre atualizado e bem informado, de modo a enxergar e aproveitar novas oportunidades. Além disso, é essencial transmitir essa energia, estimular, incentivar e propiciar um ambiente inovador. Dessa forma passa a ser possível inserir a cultura de inovação em praticamente qualquer empresa, de maneira produtiva e saudável.

Guia de Gestão Estratégia

O desenvolvimento da cultura de inovação

Entenda o que é inovação

Saiba, desde já, que inovação é resultado de processos bem estruturados. Por isso existe a importância de definir, com detalhes, como a empresa deve trabalhar. Assim, é mandatório ter objetivos claros, cronogramas e indicadores para acompanhar a evolução do negócio.

Amplie seu campo de visão

Como o empresário normalmente é também o responsável pela tomada de decisões da MEI (Microempreendedor Individual), é muito importante buscar colaborações externas, trocar ideias e experiências, ouvir ativamente os clientes e a concorrência, além de analisar as tendências.

Tenha métricas de inovação

Crie mecanismos para medir os resultados dos novos processos e a maneira como eles afetam o negócio na prática. Essa é sua oportunidade de avaliar quais indicadores a empresa consegue melhorar com a inovação.

Saiba lidar com o fracasso

A inovação está intimamente relacionada à tentativa e ao erro, pois não existe uma receita padronizada. Desse modo, para ter sucesso e alcançar uma cultura de inovação, é preciso, antes de mais nada, saber lidar com o fracasso. Porém, é necessário ter cuidado com a tolerância às falhas, já que, em uma MEI, erros de estratégia podem causar grandes impactos e perdas significativas.

Sob qualquer aspecto, o importante é guardar que essa postura é um diferencial competitivo que coloca o negócio em vantagem perante a concorrência. Há vários recursos disponíveis para auxiliar o empresário a ter uma gestão mais abrangente e efetiva de sua empresa. Um software com muitas funcionalidades, por exemplo, pode ser de grande valia. Então conheça os benefícios do e-Gestor e melhore os resultados da sua MEI a partir de hoje! E não deixe de voltar aqui para dividir suas impressões conosco! Participe!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br