fbpx

Dia dos namorados: Como garantir um bom faturamento

No dia 12 de junho é comemorado no Brasil o Dia dos Namorados, e para o comércio, isso significa uma coisa: maiores oportunidades de venda. Apenas em 2022, o período que antecede essa data registrou mais de R$ 6,5 bilhões em faturamento no país com o público comprando presentes para sua pessoa amada, por exemplo.

Portanto, é possível concluir que essa é uma data que precisa ser central nas estratégias de todo comerciante. As possibilidades são várias, e nesse texto, apresentaremos algumas dicas e produtos que são basicamente uma garantia de sucesso de faturamento quando se trata de vender no Dia dos Namorados.

Expectativas para o comércio no Dia dos Namorados

A maioria das vendas nesse período costumam acontecer no comércio eletrônico. Portanto, é crucial aproveitar o potencial do digital para abordagens mais assertivas. Apesar de as lojas virtuais terem acesso a uma grande quantidade de dados, nem sempre os utilizam de forma estratégica.

Especificamente para o Dia dos Namorados, é essencial analisar o histórico de vendas da própria loja, bem como monitorar a concorrência e identificar tendências.

Os hábitos de consumo da população foram alterados devido à Covid-19, porém muitas empresas não atualizam suas bases de informações, o que pode resultar em erros estratégicos.

Outro aspecto importante é o direcionamento das campanhas. Por isso, é necessário segmentar com atenção, especialmente em datas comemorativas.

Saber diferenciar o comprador do usuário também é fundamental ao definir estratégias de vendas. Muitos e-commerces enfrentam dificuldades em utilizar os canais de tráfego adequados para suas ações porque não dão a devida atenção à essa diferenciação.

No Dia dos Namorados, por exemplo, pesquisas mostram que o público masculino adere mais à data e tem um ticket médio maior. Portanto, ao planejar as campanhas, é crucial considerar isso para garantir que a mensagem alcance quem está buscando presentes.

dia dos namorados

O que fazer para atrair clientes no Dia dos Namorados?

Caso você deseje que seu negócio atraia mais clientes no Dia dos Namorados, é importante que sejam feitas preparações para a data, e não apenas tratar apenas como mais dias normais de trabalho.

Essa data, quando se trata de importância, se compara historicamente ao Natal e Dia das Mães. Portanto, existem diversas ações que a empresa pode estabelecer para promover o negócio e garantir um bom faturamento nesta data.

Divulgação temática

Adapte sua estratégia de marketing para refletir a ocasião comemorativa. Crie campanhas publicitárias temáticas que sejam atraentes e relevantes para o público-alvo. Utilize cores, imagens e mensagens relacionadas à data comemorativa para criar um senso de urgência e também para inspirar sentimentos que incentivem e levem as pessoas a quererem comprar na sua loja.

Brindes de Dia dos Namorados

Ofereça brindes ou realize promoções especiais relacionadas à data comemorativa. Por exemplo, quando se trata do Dia dos Namorados, uma ideia que pode trazer bons resultados é oferecer um brinde romântico com a compra de determinado valor em produtos ou serviços. Isso pode atrair mais clientes e incentivar compras maiores.

Consulte seus fornecedores

Entre em contato com seus fornecedores para verificar se eles têm promoções especiais para a data comemorativa. Além disso, você pode considerar fazer parcerias com novos fornecedores com a finalidade de aumentar o seu alcance de público. Fazendo isso com uma antecedência programada você tem maior poder e liberdade de negociar preços melhores e também tem uma maior variedade de opções.

Assim seu negócio consegue descontos exclusivos, produtos sazonais ou pacotes promocionais que você possa aproveitar para impulsionar suas vendas. Mantenha um relacionamento próximo com seus fornecedores e esteja atento às oportunidades que eles possam oferecer.

E-mails promocionais

O e-mail marketing para enviar promoções e ofertas especiais para seus clientes é uma das melhores maneiras de incentivar e despertar o desejo de compra e atrair a atenção do seu público Isso porque muitos consumidores estão sempre de olho nas promoções recebidas por e-mail durante períodos comemorativos, e você com certeza vai querer estar lá para aproveitar essa oportunidade.

Crie campanhas personalizadas e segmentadas, levando em consideração os interesses e histórico de compra dos seus clientes. Inclua descontos exclusivos, brindes ou outras vantagens para incentivar a compra.

Quais produtos vendem mais no Dia dos Namorados?

Os produtos com maior potencial de vendas nessa data são aqueles que resgatam um apelo aos sentimentos que representam o Dia dos Namorados. Por exemplo, itens que retratam a conexão com seu público podem ser ótimas escolhas para se investir em ações de divulgação, aumentando assim seu engajamento com seu público e trazendo mais clientes para seu comércio nessa data, seja ele físico ou um e-commerce.

Algumas idéias de produtos que tem relação com a data possuem os seguintes temas:

  1. Personalizados – Produtos personalizados são algumas das principais escolhas quando se trata de dar um presente nesta data. Esses podem incluir álbuns de fotos, camisetas personalizadas, arranjos de flores, porta retratos, placas decorativas.
  2. Produtos de Hobby – Um hobby é uma atividade que uma pessoa realiza como forma de lazer ou passatempo. E quando se trata de vendas, o número de itens relacionados a hobbies é muito variado, desde produtos para esportes e atividades ao ar livre, fotografia, vestuário até aparelhos tecnológicos. Esses são produtos com uma ótima atratividade para presentes em datas comemorativas.
  3. Relacionados ao amor – O que melhor para despertar desejo do que através do sentimento que representa esse período?! Seus clientes provavelmente irão procurar itens que tragam aspectos relacionados à data, como corações, rosas e cores vermelhas. Alguns produtos ideais são caixas de doces e chocolates, boutiques de flores, pulseiras, colares, anéis e lingerie.

Além disso, com base em estudos recentes sobre o que mais tem sucesso no varejo no Dia dos Namorados, os seguintes produtos têm alta demanda:

  • Cestas de café da manhã
  • Canecas personalizadas
  • Perfumes
  • Chocolates
  • Cosméticos
  • Roupas e calçados
  • Flores
  • Eletrônicos

Dicas para aumentar o faturamento no Dia dos Namorados

Agora você já tem ideias de ações para promover as vendas, e também sabe quais são os produtos que tem muita chance de garantir um alto faturamento no período que antecede o Dia dos Namorados.

Além dessas ações, é importante também ter uma presença ativa nas redes sociais, criar anúncios pagos direcionados, oferecer opções de frete grátis ou com desconto, criar parcerias estratégicas com outras empresas complementares e fornecer um atendimento ao cliente excepcional durante essas datas comemorativas.

Então, confira algumas dicas que podem ajudar a maximizar o faturamento e as vendas no Dia dos Namorados.

Engaje com seu público

O engajamento com seu público indica qual é o nível de proximidade que eles têm com você e tudo aquilo que sua marca representa. O engajamento é importante porque ele é um bom indicador do quão dispostas as pessoas estão para comprar com você. Além disso, o engajamento mostra o nível de satisfação das pessoas com a sua marca e também sua credibilidade e autoridade dentro do segmento de comércio dentro do seu segmento.

Para aumentar seu engajamento é importante investir em diferentes canais de comunicação e atendimento, como redes sociais e também precisa garantir que seus produtos e campanhas tragam valor para seus clientes, assim toda vez que seu cliente comprar com você, vai relacionar isso a uma experiência satisfatória.

dia dos namorados

Atenção para seu estoque

Além de assegurar o perfeito funcionamento dos processos de vendas, há um fator crucial para impulsionar as vendas no Dia dos Namorados: o controle adequado do seu estoque. É imprescindível assegurar a disponibilidade suficiente de produtos para atender à demanda dos clientes durante essa data especial.

Certamente, você não deseja deixar nenhum cliente na mão. Caso trabalhe com fornecedores externos, é fundamental realizar um planejamento prévio para reabastecer o estoque o mais cedo possível. Assim, entre em contato com seus parceiros comerciais e solicite que entreguem os produtos necessários com antecedência, evitando atrasos nas entregas.

Se, por outro lado, você produz os seus próprios produtos, é recomendável aumentar a produção à medida que a data se aproxima, a fim de garantir um volume que suporte a demanda de pedidos. Evite produzir de última hora, pois isso poderia resultar em atrasos nas entregas e prejudicar a experiência do cliente.

Lembre-se também de investir em produtos temáticos que remetem ao Dia dos Namorados, pois isso pode atrair a atenção de clientes indecisos sobre o que presentear para seus entes queridos. Por exemplo, se você vende roupas, é possível criar uma seção especial com peças em tons de vermelho, rosa ou estampas de corações. No caso de vendas de doces, por exemplo, uma seleção especial de chocolates e outros produtos temáticos é uma ótima estratégia.

Entenda o perfil do cliente

É muito difícil definir estratégias efetivas e que realmente produzam resultados quando não se conhece os seus clientes e também seus hábitos de compra e seus gostos. Por isso, é importante entender e determinar o perfil observável dos padrões dos seus consumidores. Esse perfil pode ser traçado com alguns conhecimentos sobre um conjunto de características comuns observados em um grupo ou público específico.

Essas informações podem incluir:

  • Idade média
  • Renda média mensal
  • Escolaridade
  • Ocupação
  • Assuntos de interesse
  • Redes sociais utilizadas
  • Motivos que o fizeram escolher a marca
  • Principais influenciadores em decisões de compra

Capriche no visual e na decoração

O visual e a decoração podem desempenhar um papel importante como uma boa ação de vendas no Dia dos Namorados, pois ajudam a criar um ambiente atraente e romântico que atrai os clientes e aumenta o apelo emocional dos produtos ou serviços oferecidos. 

A decoração tem o poder de transformar um espaço e criar uma atmosfera romântica e acolhedora. Ao decorar sua loja ou estabelecimento com elementos como flores, velas, iluminação suave e cores temáticas, você pode ajudar os clientes a se sentirem envolvidos no clima romântico do Dia dos Namorados. Isso pode despertar emoções positivas e incentivar os clientes a explorarem suas opções de compra.

Além disso, você pode utilizar isso para destacar os produtos ou serviços relacionados ao Dia dos Namorados. Crie displays temáticos que apresentem os itens mais populares e adequados para presentear nessa data, como flores, chocolates, jóias, produtos de cuidados pessoais, experiências românticas, entre outros. Isso facilita a busca pelos clientes e aumenta as chances de vendas.

Toda a atmosfera visual é um fator que pode incentivar os clientes a realizarem comprar ou atrair pessoas que estão buscando boas oportunidades de presente. Criar uma experiência memorável e fazer com que os clientes se sintam inspirados. A decoração e o visual atraentes podem despertar emoções positivas e criar uma conexão emocional com os produtos ou serviços que você oferece.

Divulgue nas redes sociais

No que se refere ao uso de redes sociais, aproximadamente 70% dos brasileiros utilizam pelo menos alguma delas diariamente, com o tempo médio de utilização de 3 horas e 42 minutos. Logo, quando se trata de decisão de compra, as redes sociais são o primeiro lugar para o qual muitos consumidores vão procurar itens que atendam seus desejos e necessidades.

Além de ser o lugar perfeito para criar uma presença de marca e divulgar seus produtos e serviços, é bastante comum que as redes sociais sejam também um local onde o comerciante pode realizar o fechamento de negócios com seus clientes. Portanto, você com certeza vai querer investir nessas plataformas para realizar a divulgação do seu negócio e das suas atividades.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Dia dos namorados: Como garantir um bom faturamento
Escrito em: 02/06/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...