6 dicas para quem quer montar uma loja de móveis planejados

Ter uma loja de móveis planejados pode ser uma ótima oportunidade de negócio. A utilização de móveis planejados vem crescendo bastante nesses últimos anos, principalmente por causa do crescimento de condomínios residenciais e apartamentos; por causa da procura cada vez maior por praticidade, modernidade e exclusividade; além do barateamento do serviço, graças à padronização de materiais mais ecológicos e acessíveis.

Se você tem dúvidas de como montar a sua loja de móveis planejados, confira as seis dicas que separamos para você!

1 – Defina a origem dos seus produtos

Uma loja de móveis planejados pode produzir os seus próprios produtos, ser uma revendedora multimarcas, uma autorizada de uma marca ou uma franquia. Definir qual a origem dos seus produtos é importante, pois dependendo do tipo escolhido, novos cuidados serão necessários. Para decidir qual a melhor opção, pesquise as principais lojas do ramo, veja como elas funcionam e decida qual opção melhor se encaixa ao seu perfil.

2 – Tenha o seu próprio escritório

Para comercializar móveis planejados é importante ter um escritório próprio. Esse escritório servirá para receber os clientes, além de ser um local onde os modelos dos seus produtos ficarão expostos, espaço conhecido como show room. Também é necessário ter um espaço para guardar o seu estoque. Esse local pode ser um galpão, por exemplo.

Caso você produza os seus próprios móveis, também será necessário ter uma fábrica, onde serão produzidos os móveis solicitados pelos clientes. Essa fábrica inicialmente não precisa ser grande. Ela também pode ser instalada em um tipo de galpão ou qualquer outro lugar que seja possível trabalhar com as produções.

3 – Defina quais os tipos de móveis planejados você comercializará

A concorrência na área pode ser grande, por isso é importante definir quais serão os tipos de móveis disponíveis em sua loja. Você pode ter uma linha exclusiva para escritório, cozinha, dormitório, home office e banheiro, por exemplo. Você também precisa definir quais os tipos de imóveis que serão atendidos: casas, apartamentos, empresas ou escritórios são algumas opções. Você pode escolher uma especificação em alguma área ou trabalhar com móveis para diversos imóveis e diversos cômodos diferentes.

Também é importante definir quais serão os materiais utilizados. Como dito anteriormente, o setor de móveis planejados vem utilizando materiais ecológicos e acessíveis, como MDF, madeira de restauração e compensados. Também continua sendo bastante utilizada na produção de móveis planejados as madeiras de reflorestamento, como Eucalipto, Pinus, Araucária e Teca.

4 – Tenha um capital para investimento e invista em equipamentos de qualidade

O investimento inicial para abrir uma loja de móveis planejados dependerá da estrutura geral da sua loja. Se a sua loja for menor, você precisará inicialmente gastar menos dinheiro, e se for maior, mais. Na maioria das vezes, esse valor gira a partir de R$ 100 mil. A maior parte do investimento ficará para a parte do aluguel, legalização do negócio e principalmente equipamentos de trabalho.

Além dos equipamentos da loja, como materiais de informática, mesas, cadeiras, é preciso investir nos materiais que serão utilizados para a produção e montagem dos móveis planejados. Os principais serão as madeiras, furadeiras, martelos, lixadeiras, entalhadeiras e serras. Lembrando que a quantidade de material também dependerá da estrutura da loja, e é sempre importante a utilização de equipamentos de qualidade.

Ebook Crescimento Empresarial

5 – Contrate funcionários qualificados

Uma loja de móveis planejados exige um planejamento eficaz para cada cliente. Por esse motivo, é preciso ter uma equipe de funcionários competente, que consiga executar todo o processo da melhor forma possível. Projetista de móveis, atendentes, marceneiros, pessoas para trabalhar na fabricação dos móveis, administradores e montadores só são alguns dos profissionais necessários para a sua loja de móveis planejados. Para amenizar os custos iniciais, é recomendável contratar uma equipe enxuta, sem nenhum cargo supérfluo ou excessivo. Com o crescimento da empresa, você pode contratar novos funcionários.

6 – Divulgue a sua loja sempre

Um dos fatores mais importantes para qualquer negócio, inclusive para o setor de móveis planejados, é a divulgação. De nada adianta você ter um belo escritório, uma fábrica cheia de bons equipamentos, funcionários qualificados, material de qualidade, se ninguém souber da existência da sua loja. Fazer uma boa divulgação é uma forma de conseguir se posicionar no mercado e chegar diretamente no seu público-alvo.

Essa divulgação pode ser feita de várias formas. Você pode utilizar meios offline, como cartões de visita, folhetos publicitários, propagandas em painéis. Pode também divulgar de forma digital, tendo um site e blog próprio, divulgando em sites de parceiros, criando anúncios patrocinados (em sites de busca, como o Google), criando perfis em redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo), utilizando o envio de mala direta, entre outros.

Você também pode divulgar a sua loja em cursos, feiras e eventos de negócios. Essa é uma ótima oportunidade para realizar e fechar parcerias e fazer contatos. A ABIMAD (Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração), a Movelsul e o evento Móvel Brasil são algumas feiras importantes no setor de móveis, que acontecem anualmente, reunindo diversas lojas e especialistas no setor.

Essas foram algumas dicas especiais que irão te ajudar nesse novo negócio. Além delas, lembre-se de sempre se manter atualizado sobre as novidades do setor e de sempre analisar os feedbacks dos seus clientes. Assim, você pode sempre se adequar às práticas que estão em alta no mercado e o que os consumidores estão precisando.

Assista um vídeo com ‘8 Dicas de Como Vender Móveis Planejados’


Então, preparado para montar a sua loja de móveis planejados?

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Ebook manual de como abrir uma empresa

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br