Cada detalhe é fundamental para que o empreendimento seja bem-sucedido. Um dos mais importantes é a escolha do ponto comercial que pode determinar se o negócio vai engrenar ou ser fadado ao fracasso, mesmo que haja muito empenho em que ele se desenvolva positivamente.
Para que o projeto de um empreendimento seja bem sucedido, especialistas indicam a necessidade de equilíbrio entre quatro “P´s” essenciais: ponto, produto, preço e propaganda. Qualquer dissonância em um deles pode comprometer todos os outros, já que uma locação equivocada vai repercutir diretamente nas vendas e desequilibrar os projetos de marketing.
O que é um ponto comercial
Um ponto comercial é mais que apenas onde a empresa está localizada. Um ponto comercial é como a empresa é reconhecida pelo lugar onde está. Ou seja, além de ser o lugar físico, é a importância da localização.
Você já deve ter visto um negócio que estava em um ponto ótimo e teve que mudar e a sua clientela não o seguiu; ou um negócio que estava ‘escondido’, e ao mudar para um ponto melhor localizado, começou a ter mais sucesso. Isso significa que o ponto comercial está relacionado à economia da empresa.
Qual a diferença entre ponto e estabelecimento comercial?
Parecem a mesma coisa, mas não são. A diferença entre um ponto comercial e um estabelecimento comercial é que um ponto é o local onde o negócio está localizado, enquanto o estabelecimento engloba a estrutura do mesmo, desde espaço até móveis.
Assim, um estabelecimento comercial é todo e qualquer bem de uma empresa, contando também com o estoque e maquinário.
Como saber o valor do ponto comercial?
Para entender qual o valor a ser pago pelo ponto comercial devem ser levadas em consideração algumas informações:
- Avalie o contrato e entenda se ele está adequado: se a empresa pretende alugar o ponto comercial ela deve estar atenta ao tempo de contrato, se o local está regularizado para um empreendimento comercial. Mas, quando há intenção de compra, a inspeção deve ter um foco maior. Ainda, se o valor for superior a 30 salários mínimos, será necessário a formalização da transação por escritura pública.
- Verifique as licenças: um imóvel possui algumas licenças para que ele possa ser habitado ou utilizado como ponto comercial. Entre elas estão o alvará de funcionamento e o auto de vistoria dos bombeiros. Normalmente eles são pedidos, inclusive, na hora de abrir o CNPJ, de for o caso.
- Analise a concorrência: você achou um ponto comercial perfeito, mas ele fica no meio de dois concorrentes? É melhor repensar. Ao mesmo tempo que você não quer estar em um lugar onde a concorrência é grande, também pode não ser vantajoso uma localização onde não há nenhum concorrente, afinal, deve haver um motivo para eles não estarem lá.
- Investigue a região: além de estar atento à concorrência, você também deve estar atento à segurança e como se dá a compra na região. Se há algum shopping e as pessoas tendem a fazer compras nele, talvez não seja uma boa ideia colocar seu negócio ali, mesmo que não tenha nenhuma loja na volta. Afinal, isso pode ser um sinal.
Como escolher o melhor ponto comercial para seu negócio
Não há uma fórmula mágica que determine que o ponto do seu negócio é o melhor, mas há muitos indicativos que podem ajudá-lo a fazer uma escolha mais adequada e com menores riscos. Em geral, escolher um local mais estratégico exige um investimento em marketing e infraestrutura para alavancar mais rapidamente o negócio.
Se bem planejado, esse valor investido pode ser retornado mais rapidamente. É preciso ficar atento ao acesso físico até o ponto, o trânsito de veículos e tráfego de pedestres, serviços e comércio ao redor, se há e quantos são os concorrentes, estacionamento, segurança etc.
Pesquise antes de qualquer coisa
Por tudo isso, seguir a intuição para fazer a escolha do ponto pode ser um grande erro, é preciso pesquisar e avaliar o melhor modelo de operação, adequando-o às relações com o grupo ao redor, para que tudo flua de forma positiva. Tudo também depende do setor de atuação do negócio. Em média, o ponto comercial representa 50% do seu sucesso, uma porcentagem bastante significativa e que requer cuidados antes e durante a sua instalação.
Esteja próximo do seu público alvo
O empreendedor deve estar sempre próximo de seus consumidores, já que a média de distância entre o cliente e a empresa deve ser de três quilômetros. Mais que isso, dependerá de circunstâncias especiais que não se encaixam para a maior parte dos negócios. O ideal é se instalar onde haja maior concentração de possíveis público alvo.
Pense em acessibilidade
Pense em como os seus clientes vão chegar até você: eles irão caminhando ou chegarão de carro? Cada uma tem suas peculiaridades: se for caminhando, considere faixa de pedestres por perto; se de carro, pense em lugar para estacionar.
A quantidade de estacionamento em ruas movimentadas normalmente não comporta a quantidade de carros. Pense no movimento e nos principais horários que seu cliente deve ir até você.
Além disso, também podemos citar a acessibilidade de pessoas com deficiência, como rampas e corrimões, até elevadores.
Atenção a concorrência
Mantenha sua concorrência perto, mas não sejam vizinhos. A ideia de ter sua concorrência perto é para que você consiga saber como está a situação, se ela tem mais movimento que você, quais as promoções e até para se inspirar.
Mas também não é muito interessante estarem tão perto quando você está começando, principalmente se o concorrente for consolidado.
Infraestrutura da região
Avalie os principais pontos da região: segurança e crescimento. A região escolhida deve ser um lugar ou já consolidado ou em crescimento, para que ela e sua empresa possam expandir juntas. Assim, entenda o potencial do local, as rotas para chegada, o movimento que ele tem tanto em dias de semana como em finais de semana e feriados.
Mas também, confira como anda a segurança. Se o seu negócio atende a clientela à noite, verifique a existência de vigilantes ou até a contratação de seguranças.
Controle financeiro
Não opte por um local que não se encaixe no seu financeiro hoje. Não é ideal pensar que ao mudar, as vendas irão melhorar e você terá mais caixa para compensar no valor do aluguel, pois isso pode não acontecer. Avalie o seu financeiro e entenda, antes de tudo, se ele está pronto para um investimento.
Shopping ou rua?
A mais comum das dúvidas é ter uma loja num shopping ou na rua. Ambas possuem especificações distintas e dentre as características positivas para se estabelecer num shopping está a segurança do local, o estacionamento e a praticidade que permite ao consumidor ter acesso a tudo que ele precisa, concentrado num só lugar.
Como desvantagens estão os valores altos para aquisição e taxas cobradas, assim como as regras de funcionamento que vão desde horário até outros detalhes físicos da loja.
Mesmo que a escolha do ponto comercial seja num shopping, o local onde ele estará é fundamental. Há áreas em shopping onde não há muito movimento e boa parte dos consumidores nem sabem que ele existe. Enquanto lojas próximas às escadas rolantes, pontas de saída e entrada ou as que se estabelecem no caminho da praça de alimentação tem uma visualização muito maior.
As lojas de rua são mais baratas e seu dono tem mais liberdade para administrar seu espaço físico e controlar os horários de abertura e fechamento, porém a segurança é mais precária e é preciso um reforço bem maior em campanhas publicitárias para atrair seu público até o local.
Uma loja de rua instalada num local onde há grande fluxo de pedestres e comércio ao redor também tem todas as chances de ser bem-sucedida. É inevitável para o cliente que ele passe em frente ao local e até entre para conhecer. Já em ruas com pouco tráfego de pessoas, é preciso um reforço genuíno na publicidade para que as pessoas descubram o local.
Mas de nada adianta ter uma localização excelente num shopping ou numa rua movimentada se seu consumidor não faz parte daquele local. O melhor ponto para seu negócio é sempre onde seu cliente está!
Erros cometidos na hora da escolha do ponto comercial
Há alguns erros recorrentes entre os empreendedores na hora da escolha de seu ponto comercial. E é os conhecendo que se evita cometê-los. Listamos abaixo os seis mais pontuais:
1 – Adaptação equivocada do ponto comercial
Não é o negócio que deve ser adaptado ao ponto escolhido e sim escolher o ponto que seja adequado a ele. Muitos empreendedores descobrem um ponto, mas que não se encaixa nas expectativas da empresa e para não continuar procurando mais, acaba tentando fazer modificações estruturais no seu projeto.
2 – Fechar o ponto comercial por ansiedade
A vontade de começar logo o seu negócio pode acabar fazendo com que tome uma decisão precipitada sobre a escolha do ponto. É preciso ter pelo menos quatro opções para que seja avaliada a melhor. Com apenas um local à disposição, não há escolha, não é possível nenhum tipo de barganha. Para fechar o local é preciso ter muita consciência, poder de articulação e saber negociar valores e outras questões.
3 – Depender de uma pessoa
Expanda as oportunidades de encontrar o melhor ponto, busque mais pessoas ou empresas para lhe fornecer indicações. Depender apenas de uma pode demorar muito mais e não ter uma boa gama de opções diferenciadas para análise.
4 – Só pensar nos custos
Não é só o custo do aluguel que deve ser considerado ao fechar um ponto comercial. Muitas vezes um aluguel barato acaba tornando o negócio muito mais caro de acordo com a estrutura ao redor. É preciso avaliar os meios e benefícios que o local tem para oferecer, para então conferir se vale ou não a pena investir em algo mais caro.
5 – Não pensar no cliente
Sem a presença do cliente, o negócio não vai caminhar. Portanto, é preciso saber como ele vai chegar ao local e essa avaliação parte da consciência do que se trata o seu negócio. Se ele atrai o cliente através de seu visual e letreiros, como são as lanchonetes, ele é um negócio de passagem.
Mas se o cliente se deslocar até o local especialmente para usufruir do produto ou serviço, ele é um negócio de destino. Quando o negócio é de passagem, ele depende de um fluxo mais alto de pessoas circulando. Nos de destino, é necessária uma melhor infraestrutura para que o cliente possa chegar, como estacionamento e condução.
6 – Ouvir os vizinhos
Os vizinhos são ótimos para demonstrar se há falhas no local e também suas vantagens. Procure se informar com eles sobre os detalhes da região, antes de tomar sua decisão.
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