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Google Business: Guia completo de como usar a ferramenta do buscador

Qual é a primeira coisa que você faz quando precisa encontrar um produto ou serviço perto de você? Seja encontrar um local para comprar comida, roupas, um supermercado, ou quando precisamos de algum serviço, a principal opção da maioria das pessoas é fazer uma busca no Google. Portanto, caso possua um negócio, você vai querer estar presente nessas buscas do Google sobre seu segmento. É para isso que serve a ferramenta Google Business.

Sendo uma plataforma para sua empresa se colocar em destaque, o Google Business é uma ferramenta gratuita que proporciona uma vitrine virtual para milhares de lojas, restaurantes, e até mesmo pequenos empreendimentos locais. Porém, para utilizá-lo da melhor forma, é preciso saber como funciona e quais são suas aplicabilidades.

O que é o Google Business?

O Google Business é uma plataforma para que empresas e pessoas jurídicas divulguem seus negócios no maior buscador da internet, disponibilizada pelo próprio Google. Sendo assim, é uma das melhores ferramentas de exposição online de empreendimentos, principalmente para aqueles que estão começando, visto que é grátis criar uma conta na plataforma e gerenciar. O Google Business também coloca sua empresa dentro das buscas por localizações do Google Maps.

Como funciona o Google Business?

O Google Business funciona como uma vitrine virtual da empresa que tem um perfil na plataforma. É como se a pessoa estivesse “visitando” seu estabelecimento, mas por meio da internet. Através do Google Business a empresa pode:

  • Expor fotos e vídeos do estabelecimento, e também dos seus produtos ou serviços;
  • Disponibilizar endereço de atendimento e quais áreas próximas o local atende, caso possua Delivery;
  • Se a empresa for uma rede com vários estabelecimentos, é possível colocar endereço e detalhes de cada um;
  • Colocar telefone e e-mail de contato para seus clientes;
  • Receber avaliação dos usuários e respondê-las, criando assim interação com os consumidores;
  • Disponibilizar a opção de pedido online através do próprio Google ou de uma plataforma terceira, como o Ifood ou Rappi.

Uma das principais vantagens de se utilizar o Google Business é que você tem total controle sobre as informações que pode disponibilizar para o público. Assim, você sabe quais dados as pessoas podem ver quando estão buscando sua empresa ou seus produtos/serviços através do Google.

Além disso, o sistema de avaliações é muito bom para criar um engajamento natural. Isso porque os usuários geralmente estão ansiosos para postarem seus reviews e percepções sobre aquilo que consomem, e também querem receber respostas nos seus comentários. Logo, isso cria uma visibilidade que, quando bem gerenciada, aumenta muito suas chances de ser encontrada e escolhida pelos consumidores.

Qualquer empresa pode ter um perfil no Google Business?

Apenas empresas que possuem um local físico para atenderem seus clientes, ou possuem atendimento diretamente na casa deles podem ter um perfil de empresa.

Portanto, de acordo com as diretrizes do Google Business, Marcas e Empresas que atuam apenas de forma online não se qualificam para possuírem um perfil na plataforma. É necessário que haja algum tipo de contato presencial com clientes para que o negócio apareça também nas buscas do Google Maps.

Quanto custa o Google Business?

Criar um perfil no Google Business é totalmente gratuito, o que o torna uma ferramenta de divulgação e marketing extremamente acessível.

É importante ressaltar, no entanto, que existem recursos pagos opcionais que o Google disponibiliza para os usuários. Alguns desses são, por exemplo:

  • Google Ads;
  • Google Workspace, que é uma plataforma que integra várias ferramentas do Google para uso corporativo;
  • Registro de domínio de site, caso a empresa ainda não tenha um site próprio.

Como criar uma página no Google Business?

O primeiro passo para ter uma página no Google Business é criar uma conta corporativa no Google. Para isso, basta ir na opção Fazer Login, logo na página inicial do buscador:

Após, é preciso selecionar a opção > Criar conta > Para gerenciar meu negócio:

Configurando sua conta

Logo depois de criar a conta, você vai precisar fornecer alguns dados sobre você e também sobre a empresa, como:

  • Nome da empresa
  • Definir o tipo de empresa e a categoria dos produtos ou serviços ofertados
  • Endereço
  • Telefone de contato
  • Site da empresa
  • E-mail de contato
  • Horário de funcionamento
  • Breve descrição da empresa
  • Produtos e serviços ofertados
  • Fotos do estabelecimento e dos produtos

O processo é bastante intuitivo e vai lhe guiar durante as etapas com facilidade.

Ao final, é necessário realizar uma verificação de endereço, que é feita através de uma carta com um código que é enviada ao endereço informado. Esse código então deve ser informado ao Google para completar a verificação.

Como acessar o Google Business

Realizada a verificação de endereço, a conta está pronta e pode ser acessada para gerenciamento logo na página inicial do Google, clicando na opção > Perfil da Empresa:

Aqui o administrador do perfil da empresa vai ter acesso ao painel inicial do Google Business, que é o painel principal onde as informações vão estar expostas. A partir daí, então, é possível gerenciar uma série de informações como:

  • O que as pessoas que encontram a empresa podem ver sobre ela
  • Comentários e reviews feitos por usuários
  • Estatísticas do perfil
  • Métricas de engajamento e alcance

Dicas para usar o Google Business

O quão perto sua empresa está da pessoa que está realizando uma busca é bem relevante quando se trata de aparecer entre os primeiros resultados dentro do Google Business. Isso considerando que os resultados de empresas aparecem no Google Maps por proximidade.

Mas, apesar disso, o principal fator que precisa ser levado em consideração quando se está configurando o perfil da empresa dentro do Google Business é a experiência do usuário ao encontrar a sua empresa. Isso é o que vai definir se sua empresa vai estar nas primeiras posições para as pesquisas do Google quando uma pessoa faz uma busca de produto ou serviço no seu segmento.

Além disso, é super importante que as estratégias traçadas com respeito ao uso da ferramenta sejam de acordo com os dados e estatísticas de acesso ao perfil da empresa. Dessa maneira serão priorizadas as informações que os usuários realmente querem encontrar quando fazem uma busca.

Passe uma boa primeira impressão

No momento que alguém encontra seu negócio no Google Business, você tem pouco tempo para chamar atenção dela e convencê-la que seu negócio é a solução para o problema que ela tem.

Portanto, é muito importante que você pense e planeje muito bem o primeiro contato que as pessoas terão com sua marca. Isso porque, como dizem: “a primeira impressão é a que fica”. Para isso, defina bem qual é sua identidade visual e que tipo de conexão você deseja criar com seu público. A partir daí, pense quais são os pontos que você precisa focar para atrair a atenção do seu público.

  • Compartilhe fotos, seu logotipo e muito mais
  • Adicione informações essenciais
  • Mostre as características da sua empresa

Interaja facilmente com clientes

Uma das coisas que os clientes mais prezam em uma relação comercial é ter a percepção de que a empresa está dando atenção para suas necessidades e desejos.

Por isso é vital que você, enquanto gestor do negócio, crie canais e meios de facilitar a comunicação do seu público com você. Isso vai permitir que as pessoas entrem em contato para tirar dúvidas, fazer elogios e até mesmo poderem fazer reclamações e críticas. Todos esses pontos, quando bem administrados, podem fortalecer muito a conexão dos consumidores com a empresa.

  • Crie postagens, ofertas e eventos
  • Responda a avaliações
  • Envie e receba mensagens
  • Publique respostas a perguntas frequentes

Mostre o que você oferece, como seus serviços ou o cardápio

Os clientes precisam poder ver seus produtos e serviços de uma maneira fácil e rápida. Para isso use fotos do seu catálogo ou cardápio, e também dos seus produtos logo na primeira página da sua empresa. Isso vai saltar aos olhos dos consumidores e eles facilmente vão poder saber se o seu negócio é o que eles buscam.

Esteja sempre atualizando as fotos do que você vende, e também coloque novas fotos quando itens forem adicionados ao catálogo/menu.

Saiba como as pessoas encontram sua empresa

O meio mais fácil do seu público lhe achar é por meio de palavras chaves relacionadas ao negócio. As palavras chave do Google Business são termos e frases buscados no Google nos quais você vai querer aparecer para aumentar sua visibilidade nas pesquisas sobre seu segmento. Você precisa usá-las no seu perfil e nas suas informações da empresa no momento de gerenciar a página.

Para encontrar essas palavras você precisa pensar sobre o que se trata seu negócio e o que você oferece. Também, pense nas perguntas e dúvidas que seus consumidores podem ter no momento de procurar o produto ou serviço que você vende. Responder a essas perguntas na sua página pode aumentar muito as suas chances de ser encontrado por meio do buscador do Google pelos consumidores.

Portanto, não hesite em colocar sua empresa no Google Business. Ela é uma plataforma que ajuda muito empreendedores, principalmente pequenos negócios, a aumentarem seu alcance, unindo pesquisas do buscador e o Google Maps em um só lugar.

Avaliações de clientes

As avaliações do seu perfil devem receber muita atenção. Isso porque é por meio delas que os seus potenciais consumidores vão decidir se vão comprar com você ou não. De nada adianta seu estabelecimento estar próximo do usuário se as avaliações feitas na página são ruins. Isso com certeza vai fazer com que os consumidores evitem seu negócio.

As pessoas confiam no Google, portanto, elas vão confiar nas avaliações feitas na sua página do Google Business. Assim, use isso como ferramenta de solidificação da sua marca. Procure avaliações dos consumidores, incentivando-os a fazer isso.

Adicionalmente, quando o perfil é inundado de avaliações ruins, é porque houve uma falta de atenção com respeito ao que as pessoas que frequentaram o estabelecimento têm a dizer. Por isso, é importante estar sempre respondendo aos comentários dos usuários, agradecendo os elogios e deixando claro que as suas sugestões não estão sendo ignoradas quando houverem experiências negativas.

Um conselho bem importante nesse tópico é: nunca faça compra de avaliações para sua empresa. Isso é uma prática que o Google não aceita e caso seja identificada, pode causar punições ao seu perfil na plataforma.

Relatórios e Insights

O painel inicial do Google Business é repleto de informações e ferramentas que vão lhe ajudar a gerenciar seu perfil. Por isso, é muito importante que você, enquanto gestor do perfil da empresa, saiba como extrair o máximo de tudo isso.

Existe uma série de relatórios que podem ser gerados dentro da plataforma. Esses relatórios servem para monitorar dados de desempenho e identificar o que pode ser melhorado. A partir disso você vai poder saber quantos usuários visualizaram você, número de comentários e interações totais com a página.

Outra ferramenta muito importante dentro do Google Business é o Insights. Dentro dele é possível ir além das estatísticas mais básicas como número de comentários e acessos. O Insights mostra padrões de comportamento dos usuários que utilizam o Google para encontrar produtos e serviços. Dessa maneira, é possível saber como as pessoas usam os serviços do Google e do Maps, por exemplo, para encontrar negócios naquilo que precisam, e quais ações eles tomam depois disso.

Isso é uma fonte valiosa de informações para as empresas que utilizam o Google Business. Isso porque a partir desses dados é possível customizar a página e o que os usuários estão encontrando nela com base naquilo que eles mais procuram. Dessa maneira, existe uma melhora na experiência dos consumidores, o que por sua vez atrai mais pessoas para seu negócio e gera vendas.

Imagens

Apesar de o processo de inserir as imagens dentro do perfil seja simples e intuitivo, é importante saber como usar imagens de maneira que elas destaquem seu negócio e atraiam visualmente seu público.

Evite usar imagens de bancos de dados, porque os clientes precisam conhecer o seu negócio e a realidade dele, não causando assim frustrações e decepções.

Exterior e interior

Use imagens do exterior do empreendimento para ajudar as pessoas a identificarem o local, como fotos da fachada e do ambiente externo. Também coloque imagens do ambiente interno para que os usuários saibam o que esperar quando entrarem no local.

Uma dica aqui é contratar um fotógrafo para que as fotos sejam de qualidade profissional, transmitindo a realidade do empreendimento da melhor maneira possível.

Equipe

Quando as pessoas podem ver fotos da sua equipe e das pessoas que compõem a sua empresa, isso cria confiança. Assim é mais provável que o consumidor crie um vínculo com sua marca, já que ele pode ver os rostos por trás dessa marca. Esse sentimento da pessoa saber que está comprando com pessoas e não apenas com um número de telefone ou e-mail aleatório cria engajamento antes mesmo dela ir até seu negócio.

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Escrito em: 15/12/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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