google ads

Que o Google é uma das principais e mais populares ferramentas de busca da internet no que diz respeito aos negócios, não é novidade para ninguém. Segundo pesquisa realizada pela AVASU, 95% dos usuários brasileiros envolvidos utilizam a ferramenta para localizar novas empresas, produtos ou serviços. Sendo assim, aumentar a presença e a notoriedade no Google é um desafio e certamente uma grande concorrência das empresas dos mais variados segmentos. 

Além da produção de conteúdo com a otimização de técnicas de SEO, uma alternativa que também é bastante utilizada para aumentar a presença no mecanismo de busca é o Google Adwords ou Google Ads, que é a ferramenta de anúncios patrocinados do Google a qual vamos lhe mostrar todos os 7 passos necessários para criar anúncios eficientes e tirar o máximo de proveito desta plataforma. Confira!

Como funciona o Google ads?

O google ads funciona como uma espécie de leilão, em que as empresas investem uma determinada quantia visando otimizar o posicionamento de determinadas palavras chaves no google para seus respectivos sites ou blogs corporativos. Além dos valores de lances iniciaiss e orçamentos diários investidos nas palavras chaves em questão, o posicionamento de cada anúncio no Google também é estabelecido a partir da qualidade do anúncio e das palavras chaves escolhidas, bem como da relevância dos blogs ou sites em questão.

O google é portanto uma verdadeira disputa entre as empresas pelas primeiras colocações para as palavras chaves relacionadas a cada negócio. O google ads por sua vez, é uma ferramenta de apoio aos empresários em meio a esta disputa digital. 

Agora que falamos a respeito do funcionamento geral desta ferramenta, vamos lhe mostrar os passos necessários para criar seus anúncios pagos no google ads:

1- Crie uma conta

O primeiro passo antes da elaboração de qualquer anúncio no google ads, é a criação de uma conta nesta plataforma, na qual você deve cadastrar o seu e-mail do google.

2- Defina a estrutura do anúncio

Após criar a sua conta você deve preencher os objetivos de alcance do seu anúncio, que podem ser definidos de acordo com as mais variadas características, como área demográfica, público-alvo, dentre outras características. Ao definir a estrutura de seu anúncio, você poderá estabelecer em quais dispositivos os seus anúncios serão veiculados. É um aspecto que deve receber total atenção, já que os dispositivos móveis como tablets e smartphones estão cada vez mais presentes no dia a dia e são cada vez mais utilizados para a busca de novas marcas. Não restrinja seus anúncios no google ads somente para computadores.

3- Estabeleça os lances iniciais

Definida a estrutura de seus anúncios,é o momento de definir os seus valores de lances iniciais para cada palavra chave, exatamente como ocorre em um leilão. O google ads oferece uma sugestão de valor a ser investido em determinada palavra chave, baseada nas referências do mercado e o nível da palavra chave em questão. 

4- Formatos

Os formatos dos anúncios no google ads são todos padronizados: duas linhas para o título, palavra-chave com até 30 caracteres e descrição especificando o anúncio em questão de no máximo 80 caracteres. Também há um espaço para inserir a URL de direcionamento do anúncio.

5- Segmente seus grupos de anúncios

Você pode segmentar as suas campanhas em diferentes grupos de acordo com os anúncios que foram solicitados na plataforma, como por exemplo: grupos de anúncios para o público jovem, anúncios para usuários de uma determinada localidade, dentre outras informações mais específicas.

6- Estabeleça o orçamento para cada campanha

Além dos valores de lances iniciais para a veiculação de cada anúncio, também será necessário informar no google ads os valores diários investidos para cada uma de suas campanhas que foram criadas. É importante ressaltar que você pode cancelar os anúncios no momento em que desejar ou em que alcançar os resultados projetados.

7- Faça o monitoramento 

Feito todo o processo de estruturação e solicitação de seus anúncios, o google ads também disponibiliza uma ferramenta para que você possa monitorar e acompanhar os resultados de todos os anúncios realizados na plataforma em relação às mais variadas métricas, desde os cliques e visualizações , até mesmo as novas vendas e cadastros gerados através dos anúncios.

Gostou do texto? Deixe um comentário para a gente!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Por Gabriel Pfeifer, em 13/08/2018

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br