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Meios de pagamento: e-commerce 

Os meios de pagamento para e-commerce são as formas de pagar compras online. 

Esses meios de pagamento variam de diversos formatos, como cartões de crédito, carteiras digitais, transferências bancárias e o Pix.

Para escolher os meios de pagamento é necessário considerar as opções que melhor se encaixam com o seu público alvo.

Por outro lado, com tantas opções, é difícil escolher o que melhor se encaixa no seu e-commerce.

Portanto, para auxiliar nesse processo, montamos um texto completo com todas as informações sobre os meios de pagamento para e-commerce. 

A imagem mostra uma mão segurando um cartão de crédito e uma máquina de pagamento com fundo amarelo sólido. A máquina tem um teclado com números e outros botões de função, e não há marcas visíveis ou identificação na máquina. Essa imagem representa os meios de pagamentos usados em transações de varejo e comércio.

Quais são os principais meios de pagamento para e-commerce?

Os meios de pagamento para e-commerce são as formas de fazer a compra em um comércio eletrônico. 

Esses meios são os mais tradicionais, como transferências e boletos, mas também os mais modernos, como cartão de crédito e pix.

Essas diferentes opções de pagamentos são importantes para facilitar o processo de compra dos clientes no seu e-commerce. Assim, tornando-a mais rápida, segura e adequada. Os principais meios de pagamento para e-commerce são:

  • Cartão de crédito
  • Pix
  • Boleto bancário 
  • Débito online 
  • Carteira digital 
  • Link de pagamento 
  • Transferência bancária 
  • Gateways de pagamento

Cartão de crédito 

O pagamento realizado através do cartão de crédito é um dos pagamentos mais utilizados nas lojas virtuais. Segundo pesquisa do CNDL, cerca de 57% dos consumidores usam o cartão de crédito como meio de pagamento em compras online.

Essa preferência pode se dar por vários motivos, um deles sendo a opção de parcelamento. Mas, outro motivo pode ser a sua simplicidade. Para usar o cartão de crédito como pagamento em um e-commerce, basta que o cliente insira os dados do cartão. Algumas operadoras fazem a verificação do cartão antes de registrar a compra, auxiliando no processo.

Uma vantagem de usar o cartão de crédito para o e-commerce é que a confirmação do pagamento é feita rapidamente. Mas, para facilitar a compra do seu cliente, é preciso ter algumas formas de segurança. Ela também serve para garantir a segurança da loja virtual.

Vantagens de usar o cartão de crédito: 

  • Agilidade
  • Facilidade de compra 
A imagem mostra uma mão segurando um cartão de crédito em frente a um teclado de laptop aberto. O cartão de crédito tem um chip no lado esquerdo e está orientado de forma que a faixa magnética estaria na borda superior se fosse visível. O teclado do laptop é preto, com caracteres brancos nas teclas, e a tela não está visível. Essa imagem representa os meios de pagamentos usados em transações de varejo e comércio.

Pix

O Pix é o meio de pagamento mais recente, mas que já se tornou um dos preferidos. Ele permite transferências instantâneas entre contas, sem limite de valor, independente do banco. O Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, podendo ser feito a qualquer momento.

Dessa forma, o Pix pode ser feito pelo pix copia e cola ou por QR code. No pix copia e cola é gerado um código que o cliente deve colar no aplicativo do banco. Já com QR code, o cliente lê o código diretamente no aplicativo do banco.

Portanto, esse meio de pagamento é uma ótima estratégia, porque ele aumenta a sua taxa de conversão e diminui carrinhos abandonados. 

Vantagens do Pix:

  • Agilidade no fechamento da compra
  • Redução dos custos de transação
  • Maior satisfação dos clientes
  • Redução de inadimplência

Boleto Bancário 

O boleto bancário é um meio de pagamento utilizado há bastante tempo no Brasil. Essa é uma opção mais acessível para quem não possui dinheiro ou crédito disponível.

Dessa forma, para o cliente usar o boleto bancário, é muito simples. Ele é emitido pelo e-commerce e deve ser pago em até 72h.

Em relação ao tempo de processamento, o boleto bancário costuma demorar até 3 dias úteis para compensar o pagamento. O que pode ser uma desvantagem para o e-commerce, que leva mais tempo para receber o valor.

Para utilizar o boleto como forma de pagamento é necessário ter uma conta aberta em um banco e solicitar o registro.

A imagem mostra uma coleção de itens sobre uma superfície de madeira branca. Há vários papéis. Também há um envelope, um bloco de notas em branco com linhas e dois instrumentos de escrita – uma caneta e um lápis – colocados sobre os papéis. Essa imagem representa os meios de pagamentos usados em transações de varejo e comércio.

Débito online

O débito online é uma forma de pagamento que substitui o boleto bancário, sendo quase como uma transferência. Isso porque o dinheiro sai da conta do cliente e entra de forma instantânea para a loja.

Para que o e-commerce possa utilizar esse meio de pagamento, ele deve solicitar o serviço ao banco. Ele também pode ser feito através de intermediadores de pagamento.

Carteira digital

A carteira digital é uma versão virtual de uma carteira física. Nela podem ser incluídos cartões de crédito e débito e seus respectivos dados. Essas carteiras realizam e recebem pagamentos com cartões ou com saldo do aplicativo.

As carteiras digitais, como PicPay e PayPal, servem como uma união de contas e faturas. Isso porque elas auxiliam no pagamento com o cartão de crédito, mas utilizando o limite de um cartão que já existe.

Algumas lojas também oferecem cashback sobre as compras, que ficam no saldo da carteira e podem ser utilizadas como quiser.

Elas são vantajosas para e-commerces, uma vez que facilitam o pagamento para o cliente, evitando a perda da venda.

Vantagens de uma carteira digital:

  • Praticidade e versatilidade
  • Otimização de tempo
  • Facilidade de acesso
  • Informações reunidas em um único lugar
A imagem mostra uma mão segurando um smartphone acima de uma maquininha de cartão. A tela do smartphone exibe o cartão para pagamento de uma compra. Essa imagem representa os meios de pagamentos usados em transações de varejo e comércio.

O link de pagamento é uma forma de pagamento que permite ao cliente pagar sem precisar entrar na loja virtual. Essa forma de pagamento é muito útil para lojas que não utilizam apenas o e-commerce como forma de venda. Ou seja, é possível vender por outros canais, como WhatsApp e redes sociais.

Com o link de pagamento o cliente escolhe seus produtos, a loja manda o link e o cliente faz o pagamento. Com esse meio de pagamento o cliente escolhe a melhor forma de pagar, dentre as disponíveis pela intermediadora.

Esse é um meio muito prático e eficaz de encurtar a compra e tornar a venda mais fácil de ser realizada. Além de economizar o tempo dos consumidores. 

Vantagens link de pagamento:

  • Praticidade e agilidade
  • Flexibilidade
  • Múltiplos  
  • Facilidade de gestão
A imagem mostra uma mão segurando um smartphone com o aplicativo de um banco, indicando uma transferência. Nela será enviado 1.000 dólares e quem vai receber o valor o recebe em euros, totalizando 829,72 euros. Essa imagem representa os meios de pagamentos usados em transações de varejo e comércio.

Qual é o processo para integrar um e-commerce aos meios de pagamento?

Cada sistema de pagamentos possui uma forma de realizar a sua própria integração. Dessa forma, é necessário consultar o sistema escolhido e entender qual a melhor forma para fazer o processo.

Abaixo separamos uma sugestão de processo para realizar a integração:

  • Efetue o cadastro intermediador da sua escolha
  • Valide a conta junto ao intermediador do seu banco
  • Faça as configurações necessárias junto ao intermediador de pagamento
  • Faça um pagamento de teste no sistema para verificar se todas as informações estão funcionando corretamente; 

Qual a melhor forma de integrar minha loja virtual aos meios de pagamento?

Adquirente

O adquirente é responsável por processar pagamentos. Essa solução é responsável por intermediar e processar transações financeiras feitas com cartão de crédito, débito ou Pix. 

Dessa forma, por meio de uma rede de parceiros é possível oferecer várias condições de pagamentos para os clientes. 

Subadquirente

O meio subadquirente é o intermediador de pagamentos focado em lojas de pequeno porte e em negócios online.

Dessa forma, os meios subadquirentes não se comunicam com bandeiras de cartões ou instituições financeiras emissoras, mas com as próprias adquirentes. Assim, eles conectam o comerciante com o adquirente.

A imagem mostra uma mão segurando um smartphone acima de uma maquininha de pagamento por cartão. A tela do smartphone está em branco, indicando que pode estar sendo usada para uma transação digital. Essa imagem representa os meios de pagamentos usados em transações de varejo e comércio.

Provedor de serviços de pagamento (PSP) 

O Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) é uma tecnologia de pagamentos online que atua como intermediário. Ele intermedia transações entre compradores, vendedores, bancos e instituições financeiras.

O PSP trabalha com bancos adquirentes (processadores de pagamento) que gerenciam o processo de transação até o fim. Assim, o PSP é responsável por todo o processo de compra. Ou seja, desde o momento que o cliente insere os seus dados na conta, até o valor chegar na conta.

Gateway de pagamento 

O sistema Gateway de pagamento atua como intermediário entre um comprador e um vendedor, facilitando a transação financeira de forma segura.

Basicamente, essa plataforma de pagamentos conecta um site específico de vendas ou uma plataforma de comércio eletrônico com as instituições financeiras. Assim, permitindo que os clientes possam escolher entre diferentes métodos de pagamentos, como cartão de crédito ou débito, Pix e boleto. 

Esse sistema garante que as informações do consumidor cheguem à instituição do vendedor. Assim, a compra é realizada.

Intermediadores de pagamento

Um intermediador de pagamentos é uma solução responsável por atuar como ponte entre o vendedor, comprador e os bancos adquirentes. Isso é, são responsáveis por conectar os envolvidos nas transações financeiras com cartões de crédito ou débito.

Dessa forma, sua principal função é garantir a segurança das operações financeiras. Assim, realizando o processamento seguro de dados para a aprovação da instituição financeira responsável. Além disso, comunica o cliente e o vendedor sobre a confirmação ou não da transação.

Se a transação for aprovada, o pagamento é processado e os fundos são transferidos para a conta bancária do vendedor.

💡 Você também pode gostar: TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): Como funciona

A imagem mostra uma mão segurando um smartphone com a tela visível. Na tela do smartphone, há um gráfico de um cifrão no centro, com “$29.00” exibido na parte superior. Abaixo do cifrão, há um texto que diz “Toque para enviar ou solicitar”. O fundo atrás da mão e do telefone está desfocado. Essa imagem representa os meios de pagamentos usados em transações de varejo e comércio.

As pessoas também perguntam

Qual é o melhor meio de pagamento para e-commerce?

Não existe um meio de pagamento ideal para um e-commerce. Existem os meios de pagamento que melhor se adaptam a realidade de cada comerciante. Entretanto, os clientes têm o seu meio de pagamento preferido.

A Opinion Box realizou uma pesquisa com os meios mais utilizados no Brasil. A ordem de preferência é:

  • Cartão de crédito
  • Pix
  • Cartão de débito ou débito online
  • Carteiras digitais
  • Boleto bancário

Assim, mesmo que o melhor meio seja o que melhor se adapta, é importante entregar aos clientes o que eles esperam. Afinal, imagine decidir pela compra e na hora de pagar não ter o meio de pagamento escolhido. A loja acaba perdendo a venda para os concorrentes que aceitam os meios preferidos dos consumidores.

Qual a diferença entre meio de pagamento e forma de pagamento?

O meio de pagamento é o meio utilizado pela empresa para pagar por um produto ou serviço. Os meios de pagamento mais comuns são o cartão de crédito e o pix. Por outro lado, a forma de pagamento é o modo utilizado para realizar o pagamento, podendo ser a vista ou parcelado.

Qual é o melhor sistema de pagamento para e-commerce?

O melhor sistema de pagamento para e-commerce é aquele que atende as necessidades do seu negócio. Além disso, ele precisa ter uma variedade de meios de pagamento que facilitem o fechamento de vendas do seu comércio eletrônico. 

Início 9 Empreendedorismo 9 Meios de pagamento: e-commerce 
Escrito em: 23/07/24
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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