Missão, visão e valores de uma empresa

O tripé missão, visão e valores de uma empresa são conceitos fundamentais para criação, organização e desenvolvimento empresarial. A partir de sua definição, é possível fazer o planejamento estratégico, direcionar os funcionários e criar laços com os clientes.

O propósito empresarial é criado a partir do planejamento estratégico de seu surgimento e irá definir seus próximos passos. Exercendo direta influência de suas escolhas na sociedade.

É comum que empresários não saibam identificar a diferença entre essas três definições, mas ela é necessária para indicar os passos da empresa no mercado. Dessa forma, abaixo está qual é a definição, o conceito e a necessidade de cada um dos três pilares, para que a empresa possa descobrir o porquê de sua existência, para onde ela vai e o que é realmente importante para ela.

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Missão de uma empresa

Segundo Peter Drucker, considerado o “pai” da administração moderna, uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto e sim pela sua missão, criada pela sua razão de existir. A partir desse conceito, os funcionários ganham direção, foco, significado e realização na empresa.

Quanto maior a sua realização, mais ela está explícita e consciente, mais independência e coletiva são conquistadas internamente.

Toda empresa tem uma estratégia do negócio, que serve de suporte para que possa colocar em prática sua missão. Perguntas como “o que a empresa deve fazer?”, “para que ela deve fazer?”, “para quem ela deve fazer”, “onde ela deve fazer?”, “como deve ela fazer?” e “qual a responsabilidade social ela deve ter?” ajudam a identificá-la.

Ela serve para identificar a empresa, como uma carteira de identidade. E como o documento, é necessário atualizar a foto e as informações para não ficarem obsoletas. A empresa deve rever seus conceitos e se adequar as mudanças do mercado e da sociedade, para oxigenar sua marca e equipe.

Inclusive, os funcionários devem ser questionados periodicamente, para que seja avaliada a compreensão que têm sobre a empresa. Pode haver rejeições e sugestões, que são muito importantes para avaliar a capacidade transformadora e condicionadora dessa missão.

Bancos podem definir sua missão como “ajudar no crescimento de organizações e pessoas”, assim como “contribuir para o desenvolvimento do Estado” e “fazer de nosso cliente um parceiro”, dentre outras especificações que colaboram para mostrar o porquê de sua existência.

Uma empresa de alimentação pode “servir alimentos de qualidade” e tornar seus funcionários parceiros desse objetivo para que tudo seja cumprido à risca. Se ao contrário, ela não cumpre com o que definiu como missão, terá sua reputação e credibilidade posta à prova.

Isso porque mesmo investindo em comunicação para informar aos funcionários e ao mundo a que veio, só através do exemplo é que ela demonstra sua identidade real. Uma missão bem elaborada é essencial para que sua empresa possa ter uma boa imagem no mercado e passar credibilidade ao público.

No mundo dos negócios, a missão de uma empresa está conectada da mesma forma ao seu lucro e ao seu objetivo social. Isso indica que é a missão que irá orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização. Podemos citar como alguns exemplos de missão de empresas:

  • Walmart: nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor;
  • Google: organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal;
  • Laboratório Sabin: oferecer serviços de excelência em medicina diagnóstica preventiva;
  • Mercedez-Bens: aperfeiçoar o nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta perfomance e confiabilidade;

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Visão de uma empresa

Muita gente confunde a visão da empresa com sua missão, mas além de serem diferentes em definição, precisam ser complementares para o sucesso da organização.

A visão é a forma como a empresa caminha, seu direcionamento e trajetória. É a imagem do futuro que se deseja alcançar, através da missão, do foco e do trabalho.

Ela tem um objetivo genérico de como ela deseja se ver no a frente, mas embora precise de coerência, não deve ser confundida com objetivos e metas organizacionais. A visão pensa na empresa como um todo, sem se fixar a apenas um tema específico.

Ela é o motivador de todas as ações e projetos criados, independentemente do setor, cujo planejamento permite uma projeção de como poderá ser o futuro. Uma autoimagem criada para que todos possam buscar sua concretização.

A visão é o primeiro passo dado nas estratégias da empresa. E ela vem acompanhada de uma série de perguntas, que devem ser respondidas para auxiliar na objetivação dessa visão.

Perguntas como “como a organização se vê a longo prazo?”, “onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?”, “como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?” e “essa visão é possível de ser alcançada?”, onde suas respostas permitem um desenvolvimento mais amplo e concreto do presente e do futuro.

Seu conceito é claro, curto e objetivo: abranger toda a organização, ter fácil assimilação para qualquer pessoa e ser desafiadora e mobilizadora, além de apresentar um propósito nobre, ético, inspirador e de valor.

São as lideranças da empresa que precisam compreender com precisão sobre essa visão, para que possam repassar para seus liderados. Dessa forma, a comunicação fica transparente e todos podem auxiliar para que essa visão seja definida e posta em prática.

As empresas poderão definir assim sua visão: “ser empresa de referência e reconhecida como a melhor opção para os clientes”, “melhorar os aspectos ambientais e sociais da comunidade”, “manter inovador espírito de liderança” ou “ser reconhecida pela sua excelência no mercado”, onde cada uma dessas referências acompanham seu nicho de mercado.

Exemplos de visão de empresas:

  • Fiat: estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.
  • Duratex: ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.
  • TeleEletrobras S.A: ser uma empresa reconhecida pela sua excelência de desempenho, comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população, gerando uma energia limpa, a partir de um combustível abundante no País e mantendo-se sempre na vanguarda tecnológica.
  • Kopenhagen: ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.

Valores de uma empresa

O terceiro conceito de uma empresa é complementar a missão e visão, tornando assim a identificação da organização completa. Os valores são as motivações da empresa, o que faz com que ela seja ativa todos os dias e mantenha o foco para seus objetivos.

É a filosofia, as atitudes e as crenças que compõe um conjunto de regras para os funcionários cumprirem em prol de resultados positivos, o que também é definido como ética.

Diferente de objetivos, que são as metas a serem cumpridas, os valores agregam importância ao produto ou serviço oferecido. Dessa forma, uma empresa pode ter como missão “oferecer alimentos saudáveis”, como visão “para ser reconhecida pela qualidade de seus serviços” e ter como valor “cuidando da qualidade de vida da sociedade e prezando pela sustentabilidade”.

É a partir desses valores que os funcionários entendem normas de conduta, como ser proativo, ajudar ao colega, informar bem o cliente, ter higiene, respeitar o ambiente de trabalho etc.

A liderança define os valores da empresa através de uma avaliação profunda da relevância de suas convicções morais e éticas, qual o comportamento adequado de seus funcionários e como ela pode ajudar a sociedade.

Os valores portanto, possuem como objetivo identificar se os profissionais atuantes na organização estão de acordo com os padrões comportamentais exigidos no dia a dia da empresa.

Sem uma definição estabelecida de valores éticos, uma empresa dificilmente conseguirá resultados positivos em longo prazo. Se a missão é o direcionamento que a diretoria dá a empresa, a visão é o seu projeto de futuro e os valores sua personalidade, aquilo a qual a identificação é imediata para todos.

Exemplos de valores de empresas:

  • HSBC: nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe; consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na confiança entre as partes;
  • Avon: confiança; Respeito; Crença; Humildade; Integridade;
  • Gerdau: ter a preferência do cliente; Segurança das pessoas acima de tudo; Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas; Excelência com simplicidade; Foco em resultados; Integridade com todos os públicos; Sustentabilidade econômica, social e ambiental;
  • Banco Itaú: Só é bom para a gente, se for bom para o cliente; Simples. Sempre; Fanáticos por performance; Pensamos e agimos como donos; Gente é tudo para gente; Ética é inegociável; O melhor argumento é o que vale;

Como definir a missão, visão e valores de sua empresa?

Primeiramente é preciso realizar uma avaliação interna a respeito de sua empresa. Estes três princípios devem ser elaborados de forma a criar um diferencial para a sua organização e não um simples clichê, como por exemplo: nossa empresa prima pelo respeito e educação com os clientes.

Respeito e educação são princípios básicos e obrigatórios para qualquer empresa e qualquer pessoa. Sendo assim, não devem ser tratados como um diferencial.

Em relação a definição de visão, é preciso traçar metas que sejam realistas dentro de um médio a longo prazo, para que possam de fato ser executadas e não simplesmente mostrar ao público que a sua empresa é extremamente ambiciosa, de uma forma totalmente irrealista.

Como aplicar estes princípios no cotidiano empresarial?

Não se pode definir a missão, a visão e os valores de sua empresa só como uma forma de passar credibilidade ao público e ao seu site por exemplo, sem seguir a risca estes preceitos no dia a dia organizacional.

Para que isso ocorra, é absolutamente necessário que os principais líderes de sua empresa implementem esta cultura em cada funcionário, deixando claro todos estes princípios e monitorando as ações realizadas por eles todos os dias. Além de possuir conhecimento a respeito destes aspectos.

É importante que os seus colaboradores entendam de fato a importância da missão, visão e valores para o crescimento organizacional e o quanto eles de fato tornam a sua marca um diferencial no mercado em relação ao seu modo de operar, padrões comportamentais e perspectivas de futuro.

Estes três conceitos devem essencialmente orientar todas as tomadas de decisões da empresa, sejam elas em relação a atendimento ao cliente, elaboração de novas estratégias de marketing, lançamentos de novos produtos, dentre outras. Todos estes processos devem ser elaborados totalmente de acordo com a missão, visão e valores da empresa.

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Escrito por eGestor
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