fbpx

Motivação de equipes: como envolver todos os setores?

A motivação de equipes é o que faz uma empresa seguir adiante, pois colaboradores que se sentem bem trabalhando são mais propícios a desenvolverem novas ideias e produzir mais. Investir nessa política é fundamental para garantir um lugar de destaque no mercado, afinal não são só os clientes que devem se sentir satisfeitos, não é mesmo?

Para intensificar o bom desempenho e o bem-estar de todos os envolvidos, é preciso unificar todos os departamentos. Dessa forma, os processos terão um vínculo produtivo sólido que farão cada profissional se sentir uma peça importante da corporação.

Descubra, neste post, como integrar todos os setores para atingir metas. Acompanhe abaixo!

Aproxime as equipes

Promover um programa para que as pessoas se conheçam mais é uma forma de os próprios colaboradores compreenderem quais são os gargalos (obstáculos) de cada departamento. Esse tipo de aproximação pode ocorrer durante um café ou almoço em que o assunto da conversa seja explicar um pouco o que cada um faz na empresa.

Outra forma bastante eficiente de trazer motivação às equipes é fazer a troca de funcionários entre setores. Isso se chama “intercâmbio interno” e funciona muito bem na maioria das corporações.

Dê o que eles precisam

Se os integrantes da equipe não têm as ferramentas certas ou treinamento, não se sentirão capazes ou motivados para exercer as atividades que você delegou a eles.

Veja se eles necessitam de treinamento, um PC novo, uma impressora melhor ou um smartphone, e corra atrás do que é necessário. Dessa forma, eles trabalharão com mais qualidade e eficiência.

Procure sempre oferecer os melhores equipamentos para ajudar seus colaboradores a trabalharem, pois, do contrário, eles podem ficar desmotivados e logo vão parar com ideias de melhoria.

Defina metas com cautela

Comece sempre com o pé no chão. No primeiro mês, quinzena ou semana (dependendo da área de atuação da empresa), crie uma meta simples; no segundo, eleve um pouco o nível de dificuldade, e assim sucessivamente. Assim, sua equipe perceberá que está cumprindo metas, e o estímulo gerado pelo objetivo atingido vai se repetir a cada vez que você criar outras, desde que elas sejam simples e atrativas.

Vale ressaltar que, além de começar de modo gradativo, é fundamental iniciar com um objetivo único. É complicado, ao menos no início, atingir uma simples meta quando se tem várias outras para dar conta. Portanto, como nos níveis de dificuldade, você deve aumentá-las gradualmente.

Estipule um período de adaptação

Proporcione um período de adaptação ao definir uma meta para sua equipe e explique-a detalhadamente. Dê um tempo para que eles absorvam a ideia e compreendam a mudança no ritmo dos processos. Uma ou duas semanas é o período perfeito para isso.

No momento em que todos os setores estiverem preparados para entregar vários resultados em simultâneo, aplique as metas — sempre respeitando o limite tolerável para que todos possam cumpri-las e sem deixar de acompanhar o desempenho de cada um.

Dê feedbacks

O feedback deve ser dito individualmente e não na frente dos demais. Criticar o desempenho da pessoa e não deixar claro o que ela fez de errado só vai piorar. Além disso, é preciso transparecer tranquilidade e segurança ao abordar o colaborador.

Do mesmo modo, não tenha receio de dar opinião à sua equipe: elogiar e fazer críticas construtivas quando há um bom resultado são práticas essenciais para garantir que o fluxo de trabalho funcione adequadamente.

Com o passar do tempo, mostre como cada um está atuando. Se uma determinada equipe/setor percebe que são os favoritos em um procedimento específico, eles podem se esforçar mais para continuar no topo; se eles estão em segundo lugar, podem aumentar os esforços para alcançar o primeiro.

Seja um mentor

Uma forma de capacitar os colaboradores é custeando um curso, seja integral ou parcialmente. Esse tipo de atitude não deve ser vista como um gasto e sim como um investimento de longo prazo, pois aumenta as chances de permanência dos funcionários na empresa (principalmente dos mais talentosos que gostam de aprimorar seus conhecimentos constantemente).

Se a verba estiver escassa, estude uma maneira de passar sua própria experiência para a equipe, que podem ser conselhos para empreender, boas práticas de gestão de equipe, sustentabilidade, integração de departamentos/setores, entre outros aspectos importantes.

Valorize as ideias

Muitos profissionais gostam de enfrentar desafios, enquanto outros gostam de ser reconhecidos. Para ambos os perfis (e principalmente para quem se encaixa em ambos), saber que suas sugestões são ao menos ouvidas já os motiva. Uma forma de conseguir isso é fornecer uma caixa de sugestões, pedindo soluções para um problema crítico ou específico da corporação, com um prêmio atrativo para quem resolvê-lo.

Outra opção é se reunir com funcionários e incentivá-los a terem ideias revolucionárias, mesmo que não possam ser incluídas de imediato nas atividades da empresa. Isso pode valorizar o clima organizacional, afinal um ambiente despojado pode aumentar a produtividade.

Indique o papel de cada integrante no plano estratégico da corporação

Mais do que o time entender o seu papel como um todo dentro da empresa, cada integrante da equipe precisa saber onde está inserido na estrutura do plano estratégico organizacional para que suas tarefas caminhem em conformidade com os objetivos do empreendimento.

Se a atividade do funcionário não for compatível com o plano e/ou os propósitos principais, ele se sentirá frustrado. Ele precisa de incentivos para se sentir envolvido com o seu trabalho, e saber exatamente o que a organização espera e para onde almeja ir é essencial nesse processo.

Exponha os resultados coletivos

Divulgar as metas coletivas num quadro de avisos deixa o colaborador a par do desempenho dos colaboradores, o que ajuda a visualizar o que deve ser feito para melhorar os resultados.

Você também pode utilizar outras formas publicação, como e-mails, slides e telas interativas para manter a equipe sempre informada.

Celebre as vitórias

Não é necessário dar grandes festas a todo momento (principalmente para metas individuais), pois isso pode cair na mesmice e perder o efeito. Agora, se as metas coletivas forem atingidas, nada mais justo que organizar uma pequena confraternização na própria empresa ou sair para comemorar. Uma reunião por um motivo especial sempre ajuda na motivação dos colaboradores.

Esperamos que as dicas mostradas neste artigo sejam úteis para sua campanha de motivação de equipes. Basta aplicá-las em todos os setores simultaneamente para alcançar melhores resultados e melhorar o clima organizacional.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Sistema de Gestão 9 Controle de Estoque 9 Motivação de equipes: como envolver todos os setores?
Escrito em: 11/08/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro empresarial Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o dinheiro que a empresa recebeu em um período, que mostra se ele foi bom ou não. Acompanhar o faturamento se sabe quanto a empresa pode gerar de capital. Ele também é...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o Microempreendedor Individual

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal do consumidor eletrônica) [Atualizado]

A NFC-e é uma nota fiscal utilizada para registrar vendas de produtos. Ela é emitida diretamente para o consumidor final. Para emitir a NFC-e deve ser utilizado um sistema emissor de notas fiscais. Emitir NFC-e Todo produto ou serviço...