NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO NCG

Toda empresa deve ter um controle de financeiro. Essa é das partes mais importantes da administração. E com o controle desse tipo de informação é possível saber quando investir e quando cortar gastos. Uma análise geral do ciclo financeiro e do balanço patrimonial garante que seu capital de giro esteja sempre atualizado. Dessa forma identificando quando e, se há necessidade de capital de giro.

Mas se você não sabe como calcular e nem como analisar essa necessidade, é possível que em algum momento do futuro você precise de um empréstimo ou de um financiamento. E isso pode não ser tão bom.

O que é capital de giro?

O capital de giro engloba todo o financeiro acessível da empresa. Principalmente os ativos circulantes, como valores em caixa e mercadorias a venda. 

Ele serve para que o capital flua. Explico: quando se compra algo com a ideia de vendê-lo, é colocado um valor mais alto. Consequentemente, esse valor recebido com a venda desse produto servirá para manter a empresa, e para a compra de outros produtos. Isso para que esse ciclo continue.

O capital de giro mantém a empresa aberta e circulando. Por isso, é preciso manter um cuidado sobre qual a necessidade de capital de giro da sua empresa.

O que é a NCG (Necessidade de Capital de Giro)?

A necessidade de capital de giro é o montante mínimo que uma empresa deve ter em caixa. Esse valor serve para manter a empresa funcionando. Assegurando as operações necessárias dentro da empresa. 

Quando o cálculo tem um resultado negativo, indica que há necessidade de fontes externas de capital de giro. Se o cálculo gera um resultado positivo, indica que o fluxo financeiro da empresa, provavelmente, está de acordo com o planejado.

Como calcular a necessidade de capital de giro

A principal fórmula para calcular o capital de giro líquido de uma empresa é diminuindo os passivos circulantes dos ativos circulantes. Ou seja:

CALCULO CGL

Sendo os ativos circulantes o financeiro atual da empresa. Como valores em caixa e no banco, por exemplo. Já os passivos circulantes englobam suas contas a pagar. Como salários e fornecedores.

Mas o cálculo da necessidade de giro é diferente. Ele é influenciado por alguns fatores e pode ser calculado de formas diferentes. Sendo tanto pelo balanço patrimonial, que dará o valor em caixa disponível. Tanto pelo ciclo financeiro, que resultará no tempo necessário para o pagamento dos fornecedores.

De acordo com o balanço patrimonial

O cálculo da necessidade de capital de giro de acordo com o balanço patrimonial está relacionado diretamente com os ativos e passivos circulantes. Dentro dos ativos circulantes se encaixam as dívidas de clientes, e o valor em caixa, por exemplo. Já que são os valores monetários que a empresa tem. Por sua vez, o passivo circulante são as dívidas da empresa. Sejam elas dívidas de fornecedores, salários a pagar, entre outras.

Sendo assim, a fórmula do cálculo será a seguinte:

FORMULA NCG

Mas há uma forma mais simplificada de fazer esse cálculo. Utilizando assim, apenas os valores de contas que a empresa irá receber somado ao valor total do estoque, e diminuindo desse valor as contas que deverão ser pagas.

CALCULO NCG

Dessa maneira é possível identificar valores em moeda que estarão faltando ou sobrando no período de tempo calculado. 

Assim, se o resultado desse cálculo for um valor negativo, há necessidade de buscar capital de giro fora da empresa. 

De acordo com o ciclo financeiro

A principal fórmula para calcular a NCG pelo ciclo financeiro é diminuindo os prazos médios de pagamentos pelos prazos médios de recebimento. Assim:

CALCULO NCG

Mas, para fazermos esse cálculo, precisamos saber o que são e quais são os prazos.

Prazo médio de pagamento

O prazo médio de pagamento é o tempo mediano entre a data de uma compra e o pagamento feito ao fornecedor. A fórmula do PMP é:

CALCULO PMP

Para chegar ao valor de compras, é necessário utilizar primeiro o cálculo do CMV (Custo de Mercadoria Vendida):

CALCULO CMV

E logo em seguida, a fórmula para chegar ao valor das compras:

CALCULO COMPRAS

Além dessa forma para calcular o prazo médio de pagamento, há outra opção:

CALCULO PMP 2

Prazo Médio de Recebimento

É a média ponderada entre o prazo dado aos clientes e o valor das vendas, respectivamente.

CALCULO PMR

O cálculo pelo modo do ciclo financeiro lhe dará um resultado em forma de tempo. Ou seja, o período de tempo que a empresa tem sem a necessidade de capital de giro de fora.

Esse método serve especialmente para empresas que realizam vendas a prazo. Já que os prazos e os valores dos pagamento são diferentes.

NCG negativo

O resultado do cálculo de necessidade de capital de giro negativo só pode significar uma coisa: a empresa precisa de entrada de capital financeiro de fora.

Esse valor que o negócio precisa será para ajustar o financeiro. Dando fôlego para que seja possível pagar as contas da empresa e fazer o financeiro voltar a girar.

NCG positivo

Quando o cálculo da NCG resultar em um valor positivo, não existe necessidade de capital de giro externa. Inclusive, o produto desse cálculo será o quanto sua empresa terá para investir. Seja em outros negócios, em novos maquinários ou também melhorias na infraestrutura, por exemplo.

Qual a importância de medir a necessidade de capital de giro?

Depois de todos esses cálculos feitos e todas as análises, é possível entender o que sua empresa está precisando. 

Sem essa análise, não é possível identificar para onde sua empresa está indo. E sem essa informação, não será possível contornar a posição que o negócio se encontra. Seja ela uma posição negativa ou estagnada.

Caso se encontre em uma situação em que o resultado do cálculo de NCG seja negativo, será preciso a busca por empréstimos. O que vem com juros altos e longos prazos. 

E mesmo que a sua NCG esteja positiva, nem sempre quer dizer algo bom. Sua empresa pode não estar no vermelho, mas também pode não estar crescendo o que pode crescer. Um resultado positivo no cálculo da NCG abre espaço para novos investimentos. Basta identificar em que área será mais rentável e, se ela se encaixa na sua área de conhecimento.

Planilha controle financeiro

E se mesmo com a explicação os cálculos ficarem complicados, há outra alternativa. O sistema eGestor disponibiliza planilhas que irão lhe auxiliar a manter controle dos dados dos seus negócio. Sejam eles de controle de estoque, de fluxo de caixa, de vendas e de financeiro.

A nossa planilha de controle financeiro traz em suas planilhas internas uma previsão de NCG. Juntamente com um gráfico desse cálculo. Além disso, essa planilha de controle financeiro pode lhe auxiliar com os lançamentos e previsões de caixa e banco e gráficos sobre eles. 

Baixe a planilha de controle financeiro do Excel grátis aqui!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br