Não é segredo para ninguém que uma empresa de sucesso deve sempre atrair novos clientes para poder crescer de forma constante, não é mesmo? Mas tão importante quanto conquistar novos compradores é saber como fidelizá-los, afinal, são exatamente os clientes fiéis que garantirão a sustentação da empresa. Isso sem contar que eles também são grandes responsáveis pela divulgação e pelo fortalecimento da sua marca por meio do famoso marketing boca a boca. Mas quais são as melhores maneiras de reter clientes? Pois é exatamente para responder essa pergunta que listamos uma série de dicas que podem ser adotadas por qualquer empresa, de qualquer porte ou área de atuação. Então confira:
Escute seus clientes
Todos querem falar sobre como seu produtos são incríveis, como seu preço é o mais justo do mercado e como sua marca é respeitada e reconhecida, não é mesmo? No entanto, as mesmas empresas que falam tanto acabam se esquecendo de ouvir o que os clientes têm a dizer, em especial em momentos pós-compra. Pois saiba que é exatamente quando acontece algum problema — como quando aparece um produto com defeito, por exemplo — que é preciso ouvir ainda mais atentamente ao que o cliente tem a dizer, a fim de ser capaz de resolver seu problema de forma efetiva e o mais rapidamente possível. Só assim o comprador não se sentirá usado ou descartado, passando a respeitar mais a empresa.
Valorize a fidelidade
Faça com que seus clientes entendam que a fidelidade é boa para os dois lados da relação, tanto para a empresa como para os compradores. Para isso, tenha um cadastro de compradores recorrentes e tente montar um programa de benefícios para quem sempre conta sempre com seus serviços. Essa prática pode ser feita mesmo por pequenas empresas — há restaurantes, por exemplo, que oferecem a 11ª refeição grátis a quem consome outras 10. É nisso, afinal, que consistem os cartões de fidelidade utilizados por empresas de crédito e companhias aéreas.
Foque no mercado
Seus clientes estão com você por vários motivos: seja porque gostam do seu atendimento, porque cultivam um ato de compra ou, principalmente, porque precisam do seu produto. No entanto, essa realidade pode mudar caso sua empresa não esteja apta a evoluir rapidamente com sua oferta de serviços. Quer um exemplo simples? Pense na Kodak, uma empresa com milhares de compradores e fãs, que teve que abrir mão do seu principal negócio quando as câmeras digitais praticamente extinguiram o mercado de fotografia analógica. Entendeu? Pois para não cair nesse erro, é preciso estar atento aos avanços tecnológicos do mercado, à mudança de hábitos dos consumidores e até às finanças de uma área ou mesmo de um país para adequar a política de preços e de oferta de serviços da melhor forma possível, não acabando, assim, por perder aquele cliente que sempre esteve com você, mas que não vem tendo suas necessidades atendidas.
Como explicamos, manter uma boa base de clientes é essencial para que sua empresa continue estável e tenha a capacidade de crescer ainda mais, afinal, os clientes fiéis são importantíssimos tanto para a consolidação dos rendimentos como para a atração de novos consumidores.
Agora que você já sabe pelo menos por onde começar a alavancar a retenção dos clientes da sua empresa, comente aqui e nos conte o que já vinha nesse sentido! Comente e compartilhe suas dicas e expectativas conosco!
Vídeo do Sebrae sobre como fidelizar clientes
Conheça o eGestor, um software online de gestão empresarial para micro e pequenas empresas.
0 comentários