Saiba como conseguir capital para sua empresa

Não existe retorno se não há investimento: essa é uma premissa básica do mundo dos negócios que todos os empreendedores precisam ter em mente sempre que pensarem sobre o motivo de os resultados não terem sido suficientes ou equivalentes ao esperado.

Esses investimentos podem variar conforme a estratégia e os objetivos de negócio, bem como em relação ao estágio em que a empresa se encontra — se é, por exemplo, de abertura ou de expansão. O fato é que sem dinheiro para fomentar o crescimento, dar o primeiro passo ou mesmo impulsionar o negócio, o fechamento das portas inevitavelmente se torna uma opção.

E é por isso que, no post de hoje, daremos algumas dicas para você saber direitinho como conseguir capital para a empresa. Então confira agora mesmo e alavanque de vez seu negócio:

Investimentos com recursos próprios

Alguns empreendedores, quando decidem montar ou impulsionar seu negócio, avaliam primeiramente suas condições atuais: há algum investimento que possa ser utilizado ou algum bem que possa ser vendido para impulsionar a empresa e gerar retorno mais rapidamente? E essa situação é bem mais comum do que você imagina, viu? Vale ressaltar que, geralmente, a responsabilidade sobre o montante a ser angariado para os investimentos acaba sendo dividida entre os sócios da empresa.

Linhas convencionais de crédito

Os empréstimos bancários podem ser concedidos tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas — o que favorece as empresas que ainda não concluíram o processo burocrático de abertura do negócio, por exemplo. Contudo, alguns requisitos são necessários para que se tenha acesso ao benefício, além de o limite do empréstimo ser definido com base no histórico de seu responsável legal ou mesmo no plano de negócios da empresa.

Assim, antes de entrar no primeiro banco que cruzar seu caminho para conseguir capital para a empresa, é preciso pesquisar bastante, já que, além dos valores de crédito variarem bastante, as taxas e os juros atrelados às parcelas de pagamento do montante adquirido também poderão fazer uma enorme diferença para o seu negócio.

Guia de Gestão Estratégia

Fundos de investimentos

Essa é uma excelente opção para se conseguir capital para a empresa, tendo em vista que o pagamento desses investimentos é realizado de acordo com os resultados do crescimento conquistado pelo negócio. Contudo, essa modalidade é mais comum às empresas de inovação — como as startups, por exemplo —, que se propõem a entrar em um mercado de incertezas, mas com um potencial de escalabilidade devidamente comprovado. Se esse é seu caso, vale a pena conferir os prós e os contras!

Fomentos ao empreendedorismo do BNDES

O BNDES é uma iniciativa do governo para incentivar e fomentar o empreendedorismo e o crescimento das empresas no Brasil. O apoio é válido para empresas de todos os portes, não havendo restrições. Contudo, os valores disponibilizados para investimento podem variar conforme fatores preestabelecidos pela instituição financeira.

Como a tratativa é feita por meio do Banco Central, os critérios para a aprovação do crédito costumam ser mais rígidos do que as opções convencionais das instituições bancárias. Em contrapartida, as taxas e os juros, em grande parte das vezes, são mais favoráveis ao empreendedor que opta por essa alternativa.

Crowdfundings ou financiamentos coletivos

Você pode optar por solicitar um empréstimo a alguém da família ou a algum amigo específico. Porém, novas modalidades de arrecadação têm feito bastante sucesso. É o caso do crowdfunding — ou financiamento coletivo.

A modalidade consiste em apresentar sua proposta de projeto abertamente, solicitando contribuições para o seu respectivo desenvolvimento. A forma de pagamento pelo empréstimo coletivo tende a variar: pode ser com algum percentual da empresa, uma peça do produto ou a utilização do serviço, bem como o ressarcimento quando a organização obtiver seus primeiros dividendos.

E você, já experimentou alguma dessas formas para conseguir capital para a empresa? Como foi sua experiência? Quais foram as dificuldades enfrentadas durante o processo? Comente aqui e compartilhe seu conhecimento e suas impressões conosco!

Conheça o eGestor, um software online de gestão de micro e pequenas empresas.

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: https://www.egestor.com.br